ISCTE Custo de vida e Dúvida Mestrado Políticas Públicas

Cláudiasilv

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2019
Curso
Ciências Políticas e Relações Internacionais
Instituição
Universidade da Beira Interior
Boa tarde!
Estou a terminar a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na UBI. Sempre vivi em cidades pequenas e agora fui aceite no mestrado de Políticas Públicas no ISCTE. Tenho agora dúvidas se não me precipitei nesta escolha, pois apesar de saber que o custo de vida em Lisboa é elevado, não sei até que ponto irei conseguir conciliar um trabalho em part time ou full time com um mestrado (mesmo que sendo pós laboral). Também não tenho familia para essa zona, logo não terei nenhum suporte. Questiono se alguém passou por uma experiência semelhante ou tenha alguma dica para me dar.

• Like
Reactions: gyiida

Boa tarde!
Estou a terminar a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na UBI. Sempre vivi em cidades pequenas e agora fui aceite no mestrado de Políticas Públicas no ISCTE. Tenho agora dúvidas se não me precipitei nesta escolha, pois apesar de saber que o custo de vida em Lisboa é elevado, não sei até que ponto irei conseguir conciliar um trabalho em part time ou full time com um mestrado (mesmo que sendo pós laboral). Também não tenho familia para essa zona, logo não terei nenhum suporte. Questiono se alguém passou por uma experiência semelhante ou tenha alguma dica para me dar.
Olá!

Por acaso, também entrei no mesmo mestrado que tu, mas no ISEG. E fiz a minha licenciatura no ISCTE. Apesar de serem situações diferentes, o facto de ser pós-laboral ajuda-te a encontrar um trabalho em part-time. Contudo, e do que eu ouço, é sempre um pouco difícil conciliar, apesar do horário aparentemente "bom". Desregula um pouco dos teus hábitos. Quando fiz estágio part-time durante a licenciatura, senti imensas dificuldades com a questão de organização do tempo, mas vai-se aprendendo a melhor forma de lidar com isso. Ainda assim, o ISCTE tem muitos projetos em que te podes inserir (e recebes pagamento, apesar de ser em ato único ou similares), desde que tenhas uma boa relação com os professores, tenhas interesse, etc. Sei que também abrem vagas a alunos bolseiros para trabalhos em tempo parcial na biblioteca, por exemplo.

O custo de vida em Lisboa aumentou imenso nos últimos anos em que cá estive, é horrível. Principalmente se moras mais "fora" do centro, e tens que fazer viagens de uma hora ou mais para chegar à universidade, local de trabalho, etc. Ainda assim, é um lugar cheio de oportunidades, novas experiências e pessoas. Ajudou-me imenso neste aspecto, porque também vim de uma cidade mais pequena.

Se tiveres algumas dúvidas mais específicas ao ISCTE também podes partilhar!

Espero que te corra tudo bem nos próximos anos. <3