Dá para tirar Direito quando se está em Ciências e Tecnologias?

Mochi101

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2017
Olá! A minha pergunta é exatamente a do título. Estou em Ciências e tecnologias, mas será que dá para me licenciar em direito?

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Olá! A minha pergunta é exatamente a do título. Estou em Ciências e tecnologias, mas será que dá para me licenciar em direito?
Podes tirar Direito, ou ainda um curso que existe na Universidade Católica que pode ser interessante que é Direito e Gestão, onde, ao fim de 5 anos, tens duas licenciaturas.

• Like
Reactions: davis

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
E para além disso, indo para a Católica até dá para entrar com Matemática A no curso de direito.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Podes, geralmente as provas de ingresso que te podem ser pedidas (tanto que eu sei) são as de Português e de Filosofia, portanto acho que nada te impede de seguires Direito.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Uma ex-colega de turma minha, em Ciências e Tecnologias, foi para direito na ULisboa. Bastou-lhe apenas realizar o exame de filosofia, em vez de o de biologia ou de FQ, já não me lembro qual.

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Uma ex-colega de turma minha, em Ciências e Tecnologias, foi para direito na ULisboa. Bastou-lhe apenas realizar o exame de filosofia, em vez de o de biologia ou de FQ, já não me lembro qual.
Tu é que escolhes qual preferes não fazer.

• Like
Reactions: Birdy
Matrícula
20 Junho 2018
Boa noite,
Estou neste momento no 11º ano em Ciências e Tecnologias e depois de algumas conversas com amigos comecei a pensar também um pouco sobre o que seguir na universidade. Neste momento acho que realmente o que mais me atrai é o curso de Direito, mas tive alguns professores a comentar que pode ser "difícil de concretizar" no sentido de talvez não conseguir por falta de conhecimentos da área das humanidades. Queria saber a vossa opinião ou saber a opinião de alguém que esteve na mesma situação!
Obrigado

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa noite,
Estou neste momento no 11º ano em Ciências e Tecnologias e depois de algumas conversas com amigos comecei a pensar também um pouco sobre o que seguir na universidade. Neste momento acho que realmente o que mais me atrai é o curso de Direito, mas tive alguns professores a comentar que pode ser "difícil de concretizar" no sentido de talvez não conseguir por falta de conhecimentos da área das humanidades. Queria saber a vossa opinião ou saber a opinião de alguém que esteve na mesma situação!
Obrigado
Conheço uma rapariga que era de outra turma de ciências e tecnologias da minha escola que agora está em Direito, salvo erro, na Lusófona (Porto) e do pouco que falo com ela parece-me que está a safar-se bem.

• Like
Reactions: gfcoliveira.03

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Boa noite,
Obrigado
Olá @gfcoliveira.03
Eu fiz o secundário na área de Línguas e Humanidades, mas tenho colegas que estão em Direito e vieram das áreas de Ciências ou de Economia. Pelo que me têm contado, não sentem que o facto de não terem tido História A os prejudique substancialmente. Normalmente, o enquadramento histórico que te exigem é abordado nas aulas, e, caso tenhas que relembrar alguma época em específico, podes sempre consultar livros de História (embora eu duvide que vás necessitar de fazer essa consulta, uma vez que a componente histórica que é abordada tem mais a ver com o próprio Direito, e os professores não tomam como pressuposto o teu conhecimento relativamente à História do Direito – tanto que há duas cadeiras, logo no primeiro ano, que são "Direito Romano" e "História do Direito Português", pelo menos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.)
Na minha opinião, não tens com que te preocupar quanto a esse aspeto. Não será o facto de não teres tido História no secundário que te irá impedir de ter sucesso no curso; diria até que isso é um aspeto secundário. Importa que tenhas uma boa capacidade de interpretação e de escrita, e um pensamento filosófico-abstrato um tanto desenvolvido. Ah, e claro, muita vontade de aprender!
Se tiveres alguma dúvida, dispõe. Bom trabalho!

Matrícula
20 Junho 2018
Conheço uma rapariga que era de outra turma de ciências e tecnologias da minha escola que agora está em Direito, salvo erro, na Lusófona (Porto) e do pouco que falo com ela parece-me que está a safar-se bem.
Muito obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá @gfcoliveira.03
Eu fiz o secundário na área de Línguas e Humanidades, mas tenho colegas que estão em Direito e vieram das áreas de Ciências ou de Economia. Pelo que me têm contado, não sentem que o facto de não terem tido História A os prejudique substancialmente. Normalmente, o enquadramento histórico que te exigem é abordado nas aulas, e, caso tenhas que relembrar alguma época em específico, podes sempre consultar livros de História (embora eu duvide que vás necessitar de fazer essa consulta, uma vez que a componente histórica que é abordada tem mais a ver com o próprio Direito, e os professores não tomam como pressuposto o teu conhecimento relativamente à História do Direito – tanto que há duas cadeiras, logo no primeiro ano, que são "Direito Romano" e "História do Direito Português", pelo menos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.)
Na minha opinião, não tens com que te preocupar quanto a esse aspeto. Não será o facto de não teres tido História no secundário que te irá impedir de ter sucesso no curso; diria até que isso é um aspeto secundário. Importa que tenhas uma boa capacidade de interpretação e de escrita, e um pensamento filosófico-abstrato um tanto desenvolvido. Ah, e claro, muita vontade de aprender!
Se tiveres alguma dúvida, dispõe. Bom trabalho!
Muito obrigado!

Daniellaagos

Membro
Matrícula
21 Abril 2019
Boa noite,
Obrigado
Estou em Direito e vim de ciências. Não acho que seja preciso conhecimento anterior como "requisito" para Direito. É claro que se vai enquadrar as coisas todas historicamente mas isso é algo que se aprende no momento, muito nem se fala em História A pelo o que me têm dito

• Like
Reactions: gfcoliveira.03
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Ugheu Este ano dá para anular disciplinas? Ensino Secundário 1
Ângela0104 Estou em línguas e humanidades, dá para eu ter biologia? Ensino Secundário 8
Luana s Dá para pôr como opção de prova de ingresso uma disciplina à última da hora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 9
B Matemática A dá equivalência a Macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Hiperd00 Como se dá o processo de candidatura ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 55
P Exame de Inglês (único realizado) - Dá acesso a que cursos Concurso Nacional e Locais - Público 13
M Disciplinas 12 ano para seguir medicina veterinária Recursos Naturais 0
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
A Pedido de ajuda para escolher as disciplinas para o 12º ano Ensino Secundário 3
D Dúvida de escolha de disciplinas para 12º ano Ensino Secundário 7
B Temas para trabalho de Aplicações Informáticas Ensino Secundário 0
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Alteração da classificação final para efeitos de diploma Ensino Secundário 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Z Opções para um licenciado em Línguas Aplicadas/LLE Humanidades, Secretariado e Tradução 0
S Enfermagem para licenciados Concursos e Regimes Especiais 0
Juliarodrigues77 Transição do 10º ano para o 11º Ensino Secundário 2
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Pré-Requisitos : Datas para inscrição Pré-Requisitos 1
Gabriel Molina Cursos para Engenheiro Químico Inglaterra. Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
A Estatuto Trabalhador-Estudante para Enfermeiros Ensino Superior 1
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 16
A Meios de preparação para o exame de FQ-A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
V Exames para cursos profissionais Concursos e Regimes Especiais 5
Tugas13 Certificado de Inglês para Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
J Transferencia de curso para a ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Lucas Parejo Exames do 12º serão obrigatórios para o ano que vem? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Preciso dos recursos do professor para manuais do 9ºano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
D Resposta para exame de hisótoria A (urgente) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Enviar documentos para o UK? Geral 2
Diana Peixoto Magalhães De Farmácia para CF Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
Jessicalvr Aumentar a nota em Conselho de Turma? (9,3 para 9.5=10) Ensino Secundário 5
xTixax E para quem chumbou num exame em 2019? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
R Transferência da UCP para a FEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
ExamesFQA Pedido de alguns voluntários para teste de um quiz do google classrooms Ensino Secundário 0
veracarvalho309 Ideias para oralidade de Português Ensino Secundário 0