Dúvida acerca de exames - CNAES

Sofiasantos23

Membro
Matrícula
12 Maio 2017
Olá!! Concluí no ano letivo 2019/2020 o curso de humanidades. Em 2020, os alunos puderam ingressar no ensino superior sem a necessidade de realizar 4 exames nacionais. Eu tenho 3 exames realizados que podem ser utilizados. Não fiz o de história, pois só era exigido utilizar os que fossem pedido no ensino superior. Ingressei no ensino superior este ano sem problemas, mas gostava de saber se quiser voltar a concorrer ao cnaes, os meus exames são válidos, certo? Não tenho que fazer o de história porque não era exigido, sendo que já concluí o secundário, certo?
outra dúvida - se este ano concorrer outra vez aos cnaes a minha média vai ser semelhante à anterior ou seja, as notas dos exames não influenciarão as notas internas como no ano passado ou passam a influenciar?
Obrigada :)

Última edição:
Olá.
os meus exames são válidos, certo?
Sim, são.
Não tenho que fazer o de história porque não era exigido, sendo que já concluí o secundário, certo?
Terás de fazer, se tudo voltar ao normal. Essa premissa não se aplica no caso do recorrente.
as notas dos exames não influenciarão as notas internas como no ano passado ou passam a influenciar?
Se voltarem as melhorias, podem influenciar. Sem ser isso, os exames nacionais nunca influenciaram as notas das disciplinas individuais. Só contam nos 30% da classificação final do secundário.

Mas houve pessoas que no ano passado estavam no 11º ano e só fizeram um exame, por exemplo: em vez de geografia e MACS, como nos anos habituais, fizeram só geografia. Então nesse caso, este ano teriam de voltar a fazer o que não fizeram, ou seja, o de MACS, porque no final era exigido fazerem quatro exames, certo? :/

Mas houve pessoas que no ano passado estavam no 11º ano e só fizeram um exame, por exemplo: em vez de geografia e MACS, como nos anos habituais, fizeram só geografia. Então nesse caso, este ano teriam de voltar a fazer o que não fizeram, ou seja, o de MACS, porque no final era exigido fazerem quatro exames, certo? :/
Isso foi no ensino regular e relacionado à conclusão de uma disciplina, por isso, não, em princípio.
No caso do recorrente, não falamos na conclusão, mas apenas no acesso ao ensino superior. Neste caso, como já aconteceu anteriormente, é possível ser diferente ao ano de conclusão.

Isso foi no ensino regular e de conclusão de uma disciplina, por isso, não, em princípio.
No caso do recorrente, não falamos na conclusão, mas apenas no acesso ao ensino superior. Neste caso, como já aconteceu anteriormente, é possível ser diferente ao ano de conclusão.
Mas se continuarem a ter de fazer apenas os exames que pedem como prova de ingresso este ano, já não terei de fazer, certo?

então para ver se eu percebi... no caso de estar no ensino normal, teria de fazer o exame de história para voltar a candidatar-me?
Se voltar a obrigatoriedade, sim. Caso contrário, não.