Dúvida Acumulação de Bolsas

joana289

Membro Caloiro
Matrícula
3 Setembro 2023
Olá! Eu em principío serei bolseira da DGES, mas só irei receber o valor mínimo de 871€, porque tenho o terceiro abono. Já que cumpro os requisitos, eu estava a pensar em candidatar-me à bolsa da minha câmara municipal, que é 3x o salário mínimo, ou seja, 2280 euros, e além desta candidatar-me à bolsa da Fundação Gulbenkian que são 2000 euros anuais. O valor destas bolsas todas é de 5177 euros, a dividir por 10 meses dá 517,7. Sei que só não são cumulativas se ultrapassarem o ordenado mínimo, o que não acontece, mas não sei se é se iria ter repercuções para o irs do ano seguinte, havendo a possibilidade de me cancelarem as bolsas (principalmente a gulbenkian). Eu vou este ano para o primeiro ano de universidade e consegui ficar na residência da ação social, ou seja, nem vou ter pagar porque esse valor vai me ser dado pela dges. Fiz um cálculo geral sobre as despesas que vou ter e não creio que chegue aos 200 euros. Será que se justifica ter as bolsas todas ou devia priorizar alguma? Se alguém me pudesse aconselhar agradecia imenso, e desculpem pela explicação longa hahah.

Solução
Olá! Eu em principío serei bolseira da DGES, mas só irei receber o valor mínimo de 871€, porque tenho o terceiro abono. Já que cumpro os requisitos, eu estava a pensar em candidatar-me à bolsa da minha câmara municipal, que é 3x o salário mínimo, ou seja, 2280 euros, e além desta candidatar-me à bolsa da Fundação Gulbenkian que são 2000 euros anuais. O valor destas bolsas todas é de 5177 euros, a dividir por 10 meses dá 517,7. Sei que só não são cumulativas se ultrapassarem o ordenado mínimo, o que não acontece, mas não sei se é se iria ter repercuções para o irs do ano seguinte, havendo a possibilidade de me cancelarem as bolsas (principalmente a gulbenkian). Eu vou este ano para o primeiro ano de universidade e consegui ficar na...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Eu em principío serei bolseira da DGES, mas só irei receber o valor mínimo de 871€, porque tenho o terceiro abono. Já que cumpro os requisitos, eu estava a pensar em candidatar-me à bolsa da minha câmara municipal, que é 3x o salário mínimo, ou seja, 2280 euros, e além desta candidatar-me à bolsa da Fundação Gulbenkian que são 2000 euros anuais. O valor destas bolsas todas é de 5177 euros, a dividir por 10 meses dá 517,7. Sei que só não são cumulativas se ultrapassarem o ordenado mínimo, o que não acontece, mas não sei se é se iria ter repercuções para o irs do ano seguinte, havendo a possibilidade de me cancelarem as bolsas (principalmente a gulbenkian). Eu vou este ano para o primeiro ano de universidade e consegui ficar na residência da ação social, ou seja, nem vou ter pagar porque esse valor vai me ser dado pela dges. Fiz um cálculo geral sobre as despesas que vou ter e não creio que chegue aos 200 euros. Será que se justifica ter as bolsas todas ou devia priorizar alguma? Se alguém me pudesse aconselhar agradecia imenso, e desculpem pela explicação longa hahah.
Olá, Joana! Se tens oportunidade de concorrer, não custa tentares. Bolsas não são rendimentos elegíveis para IRS, então nunca perdes a bolsa DGES por teres outras bolsas, desde que a DGES tenha conhecimento. Por sua vez, só perdes a bolsa Gulbenkian se perderes a bolsa DGES. A bolsa da câmara poderá ser a mais complicada porque costumam ser poucas bolsas e dão obviamente prioridade a quem apresente menor rendimento e agregados familiares numerosos. Em resumo, sim podes acumular bolsas.

• Like
Reactions: joana289
Solução