Dúvida candidaturas 2022

Bom dia, gostaria que me esclarecessem uma questão. Se a minha média for uns valores abaixo do último colocado numa certa universidade não existe probabilidade de entrar? Por exempo, se a minha média for 15,5 e a média de determinada universidade for 16,2 eu não entro correto? Obrigada pela atenção

Bom dia, gostaria que me esclarecessem uma questão. Se a minha média for uns valores abaixo do último colocado numa certa universidade não existe probabilidade de entrar? Por exempo, se a minha média for 15,5 e a média de determinada universidade for 16,2 eu não entro correto? Obrigada pela atenção
Olá, Fátima. A nota do último colocado é na verdade um valor simbólico que não pode ser simplesmente linearmente previsto - não é um pré-requisito para concorreres. Ou seja, imagina que o curso que queres tem 100 vagas e a nota do último colocado foi 162,0. Isso apenas significa que no ano de 2021 a 100ª pessoa que preencheu a última vaga do curso tinha essa nota. Ora, como os exames variam de ano para ano, a procura do curso também e as notas dos candidatos também variam, é impossível alguém poder dizer-te com toda a certeza se este ano o último colocado também terá 162,0 ou não. De facto, a tendência das médias será a estabilizarem e não ocorrerem nem grandes descidas nem grandes subidas, potencialmente. Nesse cenário, não é certo que consigas entrar no curso, estando ainda umas quantas décimas abaixo do ano anterior, se verificar-se uma tendência para a estagnação ou baixa variação das notas. Ainda assim, acho que valerá totalmente a pena colocares esse curso na tua 1ª opção. Nas restantes, tenta colocar cursos que também apreciarias e preferencialmente que tenhas margem mais ou menos semelhante, ainda que isto das notas dos últimos colocados seja sempre um mistério.

Boa sorte!!! 🤗

Bom dia, ontem recebi a minha ficha ENES mas no campo 9 em vez de porem Porto puseram Aveiro. Pedi a escola para alterar para Porto mas dizem que não podem e que posso usar a Ficha ENES no Porto sem problema nenhum.... é mesmo assim??? fiquei preocupada pois queria que aparecesse porto...

Bom dia, ontem recebi a minha ficha ENES mas no campo 9 em vez de porem Porto puseram Aveiro. Pedi a escola para alterar para Porto mas dizem que não podem e que posso usar a Ficha ENES no Porto sem problema nenhum.... é mesmo assim??? fiquei preocupada pois queria que aparecesse porto...
O que está na ficha ENES é relativo à escola que frequentes se a tua escola é em Aveiro é natural que apareça Aveiro, e claro que não poderiam por Porto, isto só te irá afetar se te candidatares a um politécnico com preferência regional, em que poderás não ter essa vantagem dependendo da faculdade.

Edit: Podes sempre verificar os distritos que têm preferência regional no inspiring future e ver se Aveiro está incluído.

O que está na ficha ENES é relativo à escola que frequentes se a tua escola é em Aveiro é natural que apareça Aveiro, e claro que não poderiam por Porto, isto só te irá afetar se te candidatares a um politécnico com preferência regional, em que poderás não ter essa vantagem dependendo da faculdade.

Edit: Podes sempre verificar os distritos que têm preferência regional no inspiring future e ver se Aveiro está incluído.
Obrigada