UA Dúvida com o cartão de estudante

ifwrjeo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2021
Olá a todos,

sou novo aluno na UA e estou com uma dúvida relativamente ao cartão de estudante.

Ora então, há a opção de fazer cartão sem estar associado a uma conta à ordem, e eu gostaria de fazer desta forma, pois já tenho uma conta noutro banco. Contudo, no site diz que apenas se pode comer na cantina através do cartão de estudante, a minha duvida é a seguinte, este cartão tem alguma forma de ser carregado mesmo não sendo um cartão de débito?

Muito obrigado!

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá a todos,

sou novo aluno na UA e estou com uma dúvida relativamente ao cartão de estudante.

Ora então, há a opção de fazer cartão sem estar associado a uma conta à ordem, e eu gostaria de fazer desta forma, pois já tenho uma conta noutro banco. Contudo, no site diz que apenas se pode comer na cantina através do cartão de estudante, a minha duvida é a seguinte, este cartão tem alguma forma de ser carregado mesmo não sendo um cartão de débito?

Muito obrigado!
Olá.
Não sei se o cartão da UA funciona como os da UL, mas na minha Licenciatura também não quis associar uma conta bancária ao cartão, pelo mesmo motivo que tu, e nunca tive problemas relacionados com isso. No caso da UL, é possível carregar o cartão numas máquinas próprias que existem na Cantina e depois esse dinheiro é-te descontado pelas senhoras da Cantina que passam o teu cartão num leitor. A única diferença é que, como não tens nenhuma conta associada, não podes usar o cartão como se fosse um cartão multibanco. Possivelmente, na UA a situação será semelhante, até porque não faria sentido os alunos serem prejudicados por não quererem associar uma conta bancária.

impa

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Alô! Sim, é exatamente como a Alexandra disse. O sistema da cantina é completamente independente da componente bancária do cartão da UA. A única semelhança é que ambos usam o cartão propriamente dito. O cartão da cantina é carregado em máquinas que existem para o efeito usando dinheiro ou multibanco, ou pelo site usando o mbway. Depois vais usando esse saldo nas cantinas ou restaurante universitário.

btw as máquinas para carregar o cartão não dão troco... só algo a ter em mente para não caíres nos mesmos erros que eu 😅😅

impa

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá, as aulas começam na segunda mas ainda não recebi o cartão. Se não comer na cantina esta semana vou precisar dele?
Não deve haver grande crise. Caso seja necessário dizes só que ainda não recebeste o cartão e mostras a tua matrícula no PACO ou na aplicação. Antes recebíamos na hora um cartão temporário que também não tinha infos nenhumas e não havia crise. Mesmo para a cantina talvez hajam excepções para estas primeiras semanas mesmo para situações como estas. Como deves imaginar, não és a única pessoa a não ter o cartão logo na primeira semana.
Bem vinda à UA!

Ana Luísa Lameiras

Membro Caloiro
Matrícula
10 Outubro 2018
Não deve haver grande crise. Caso seja necessário dizes só que ainda não recebeste o cartão e mostras a tua matrícula no PACO ou na aplicação. Antes recebíamos na hora um cartão temporário que também não tinha infos nenhumas e não havia crise. Mesmo para a cantina talvez hajam excepções para estas primeiras semanas mesmo para situações como estas. Como deves imaginar, não és a única pessoa a não ter o cartão logo na primeira semana.
Bem vinda à UA!
Obrigada

impa

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
As aulas para o primeiro ano da UA começam esta semana, ou é só a semana de acolhimento ainda?
As aulas começam para toda a gente amanhã! O acolhimento está a acontecer só hoje. Não existe "semana de acolhimento" há uns anos já

Matrícula
18 Janeiro 2021
Hum, como entrei através do concurso de mudança par/curso só recebi o horário hoje, daí a minha dúvida.
Post automatically merged:

Já agora!!
As certidões para o passe sub-23 costumam demorar muito a ser disponibilizadas?

impa

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Aaah, na paz. De qualquer maneira, bem vindo à UA! Sugiro que entres em contacto com o teu núcleo que eles hão de ter um kit para te dar e com certeza que gostarão de se apresentar

Hum, como entrei através do concurso de mudança par/curso só recebi o horário hoje, daí a minha dúvida.

Já agora!!
As certidões para o passe sub-23 costumam demorar muito a ser disponibilizadas?
Quanto aos passes, imprime a declaração e leva preenchido que eles assinam-te isso na hora. Secalhar agora é preciso marcar para ir aos serviços académicos, não tenho a certeza

impa

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
E onde posso arranjar a declaração?
Assim de cor não sei onde era mas com certeza que é a primeira coisa que te aparece no Google. Só te digo para já levares preenchido porque no meu primeiro ano apareci lá como tu, de mãos a abanar, e simplesmente deram-me o papel e mandaram-me preencher e voltar noutro dia 😅
Assim já fica feito de uma só vez. Até porque no início do ano costuma haver bastante confusão nos serviços académicos. Que são no edifício da reitoria, já agora