Dúvida de carreira - Engenharia Informática

BlackLotus

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2018
Boa tarde,
Eu ainda estou a concluir o meu curso de Licenciatura de Engenharia Informática mas estou atualmente empregado à quase 3 anos.
Após trabalhar um pouco na área e apesar de gostar do que faço... Concluí que não tenho tanto jeito para a parte prática como alguns dos meus colegas. Sinto também que trabalhar 8 horas (quando não são mais) por dia apenas em frente ao monitor não é o que quero e que tenho mais jeito para lidar com pessoas. Eu tomei gosto pela análise de sistemas e análise funcional no curso e foram disciplinas nas quais me destaquei e gostava de saber se há algum curso/formação que me possa levar a alterar a minha carreira de programador para analista funcional ou se simplesmente tenho que continuar a ser programador até poder ser promovido a tal.

Procura empregos de analista funcional e vê os requisitos. Tu com a licenciatura em informática de certo que já consegues ser analista funcional. Talvez engenharia de software te dê valências mais gerais em relação aos projetos informáticos mas não creio que seja o factor decisivo. Conheço quem no seu primeiro emprego foi logo analista funcional portanto acredito que tu já tenhas as capacidades.

Os requisitos devem depender em parte do local para onde vais trabalhar. Se é um projeto na área da saúde, na banca, moda, etc. Aprende sobre gestão de projetos, como os termos e conceitos associados (ex: requisitos de negócio, backlog...) se o empregador perceber que tu sabes do que falas e da área e dos termos e das regras como um projeto de software é feito de certo que te aceitarão.

Última edição: