Dúvida de como ser professor de bg no secundário.

vinhas_2

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2024
Boas, sempre gostei de ensinar, e agora que estou perto de acabar o secundário (acabei o 11ºano) acho que gostaria da ideia de dar biologia e geologia no secundário, no entanto tenho receio da precariedade de ser professor em Portugal, e como ainda não tenho 100% de certeza que quero ser professor, estou à procura de um caminho que me permita não só ser professor no futuro mas também seguir outras áreas que goste e que sejam mais estáveis. No entanto tbm não queria abdicar 100% da matemática nem da física, por isso acho que engenharia biomédica no meu caso seria uma boa opção, e depois seguir um mestrado em educação(?), se é que isso daria para dar aulas posteriormente?

• Like
Reactions: warriorofthenite

Para dar aulas precisas de um mestrado em ensino na disciplina que queres exercer, e para fazer esse mestrado, normalmente, requere uma licenciatura anterior na área do mestrado que queres tirar! Penso que ciências biomédicas pode-te abrir caminhos se gostares das cadeiras e do curso em si. No entanto, deves analisar tudo sobre o curso, e sobre tudo, deves gostar! Não vás para um lugar porque "garante estabilidade económica". No caso da docência de biologia (é um mestrado que te permite lecionar 3º Ciclo de Ciências Naturais e Biologia e Geologia). Com a licenciatura em engenharia biomédica, podes tirar mestrado em ensino de Física e Química, salvo erro. Eu sou de Artes. Tenho um professor que é Designer Gráfico e conjuntamente, professor de Desenho A e Geometria Descritiva A.
Espero ter ajudado! Boa sorte.

• Like
Reactions: vinhas_2