Dúvida Documentação Bolsa DGES

Matrícula
9 Janeiro 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Boa tarde,

Recebi hoje um email por parte da DGES a informar que a minha situação de solicitação de bolsa requer documentação extra, nomeadamente:

- Acordo de regulação do exercício do poder paternal;
- Declaração sob compromisso de honra onde deve quantificar o valor do património mobiliário do agregado a 31 de Dezembro de 2019. : Declaração de Honra a confirmar qual é o valor total do Património Mobiliário do agregado a 31/12/2019. Obs: Relembrar que Património Mobiliário incluiu depósitos bancários à ordem, a prazo, ações, contas poupança, certificados de aforro, outros ativos financeiros, tal como descrito no boletim de candidatura
- Comprovativo emitido pelos CTT/Agência de viagens com valor do subsídio de mobilidade atribuído aos cidadãos beneficiários, no âmbito dos serviços aéreos entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores e da Madeira : Candidato (Recibo em nome do candidato do pagamento da passagem ida e volta relativo ao ano letivo 2020/2021 e comprovativo do subsídio social de mobilidade atribuído ao candidato) ;
- Outros documentos : Candidato (Declaração de Honra a esclarecer todo o percurso académico da(o) candidata(o), desde que ingressou no ensino superior pela primeira vez/ Ano de ingresso no ensino superior Caso tenha frequentado anteriormente o ensino superior, entregar comprovativo do respetivo aproveitamento escolar, Número de ECTS em que esteve inscrito no último ano letivo que frequentou e Número de ECTS obtidos no último ano letivo que esteve inscrito.)
- Declaração sob compromisso de honra : Candidato (Declaração com o valor anual da pensão de alimentos ou apoio económico recebido pelo candidato em 2019. Justificar (apresentar os principais motivos) caso não tenha recebido e entregar comprovativo de incumprimento Obs: nos termos do artigo 1880 (Despesas com os filhos maiores ou emancipados) do Código Civil, a obrigação de alimentos a menores pode prolongar-se para além da maioridade desde que os visados não tenham ainda completado a sua formação)

A primeira sei que é possível arranjar numa conservatória.
As declarações sob compromisso de honra conseguem confirmar-me se estão aqui todas? http://gdoc.uevora.pt/653330
Em relação ao comprovativo emitido pelos CTT, sei que a se refere. Uma vez que sou estudante proveniente dos Açores, os CTT oferecem um subsídio de mobilidade, onde mediante apresentação das passagens e respectiva documentação exigida, recebemos um reembolso do valor associado, pagando um máximo de 99 euros, no entanto, é necessário viajar primeiro.
Aí pergunto, como é possível fazer o requerimento do subsídio de mobilidade se ainda não fiz a viagem de regresso, que está prevista para 19-20 Dezembro?

Agradecia que os mesmos que já estiveram na mesma situação pudessem dar palavarinha!

Thank u all!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
As declarações sob compromisso de honra conseguem confirmar-me se estão aqui todas? http://gdoc.uevora.pt/653330
Sim, estão. Os documentos podem perfeitamente ser escritos por ti/por um dos teus pais. Desde que venham com aquela identificação inicial no nº de BI e afins.
Em relação ao comprovativo emitido pelos CTT, sei que a se refere. Uma vez que sou estudante proveniente dos Açores, os CTT oferecem um subsídio de mobilidade, onde mediante apresentação das passagens e respectiva documentação exigida, recebemos um reembolso do valor associado, pagando um máximo de 99 euros, no entanto, é necessário viajar primeiro.
Penso que o que eles querem é reembolsar-te a viagem de vinda para o continente, ou seja, a que já fizeste ou caso já tenhas marcado viagem de regresso.

Matrícula
9 Janeiro 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Sim, estão. Os documentos podem perfeitamente ser escritos por ti/por um dos teus pais. Desde que venham com aquela identificação inicial no nº de BI e afins.

Penso que o que eles querem é reembolsar-te a viagem de vinda para o continente, ou seja, a que já fizeste ou caso já tenhas marcado viagem de regresso.
Desde já, obrigado!
Disseram-me que era necessário tanto eu, como a minha mãe assinar, mesmo apesar de ser maior de idade, sabes algo sobre isso?

Hm talvez, o estranho é pedirem o "valor recebido do subsídio de mobilidade" que, supostamente, é o que recebo pelos CTT após fazer ambas as viagens, de qualquer maneira vou enviar o recibo de pagamento de ambas as passagens.

Já agora, sabes onde posso arranjar este?
- Outros documentos : Candidato (Declaração de Honra a esclarecer todo o percurso académico da(o) candidata(o), desde que ingressou no ensino superior pela primeira vez/ Ano de ingresso no ensino superior Caso tenha frequentado anteriormente o ensino superior, entregar comprovativo do respetivo aproveitamento escolar, Número de ECTS em que esteve inscrito no último ano letivo que frequentou e Número de ECTS obtidos no último ano letivo que esteve inscrito.)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Disseram-me que era necessário tanto eu, como a minha mãe assinar, mesmo apesar de ser maior de idade, sabes algo sobre isso?
Sim, sei. Têm de assinar os dois, porque não é uma questão de seres maior de idade, mas sim sobre as declarações reportarem-se a situações tuas e da tua mãe. Imagino que seja complicado porque a tua mãe deve estar nos Açores, podes sempre contactar os SAS e questioná-los sobre o que fazer nesse caso. Podes sempre enviar o documento à tua mãe, ela imprime e assina, digitaliza e envia-te.
Já agora, sabes onde posso arranjar este?
És tu próprio que escreves a declaração. Metes como título Declaração sob compromisso de honra e fazes uma introdução tal como os outros documentos com o "eu, nome, nº do BI, declaro sob compromisso de honra que a meu percurso académico é o seguinte:" e colocas se és aluno 1º ano 1ª vez ou a tua situação é outra e assinas.

Matrícula
9 Janeiro 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Sim, sei. Têm de assinar os dois, porque não é uma questão de seres maior de idade, mas sim sobre as declarações reportarem-se a situações tuas e da tua mãe. Imagino que seja complicado porque a tua mãe deve estar nos Açores, podes sempre contactar os SAS e questioná-los sobre o que fazer nesse caso. Podes sempre enviar o documento à tua mãe, ela imprime e assina, digitaliza e envia-te.

És tu próprio que escreves a declaração. Metes como título Declaração sob compromisso de honra e fazes uma introdução tal como os outros documentos com o "eu, nome, nº do BI, declaro sob compromisso de honra que a meu percurso académico é o seguinte:" e colocas se és aluno 1º ano 1ª vez ou a tua situação é outra e assinas.
Exato, o facto de estar nos Açores é um pouco complicado, mas vou tentar ver se ela consegue imprimir, assinar e digitalizar para enviar-me!

Esclarecido, muito obrigado, be safe!

• Like
Reactions: Ariana_