Dúvida em relação ao acesso ao ensino superior 2023/2024

SJProduções

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2023
Estou com uma pequena dúvida em relação a uma nova regra que decretaram no inicio deste ano, que recordando mencionava que os alunos iriam precisar de fazer mais exames nacionais ou algo do género. A minha dúvida é isto afeta os vários cursos que eu possa querer entrar? Por exemplo quero entrar num curso que exige prova de ingresso Matemática B, para o ano vai ser preciso realizar mais exames nacionais? Ou essa regra era apenas para concluir o ensino secundário?

De momento tenho o secundário realizado e tenho a prova de ingresso a Matemática realizada, mas tenciono ingressar apenas para o ano que vêm na faculdade, de modo que tenho esta duvida..

Antes de mais Obrigado a todos os que possam vir a responder e possivelmente ajudar-me a tirar esta dúvida

Estou com uma pequena dúvida em relação a uma nova regra que decretaram no inicio deste ano, que recordando mencionava que os alunos iriam precisar de fazer mais exames nacionais ou algo do género. A minha dúvida é isto afeta os vários cursos que eu possa querer entrar? Por exemplo quero entrar num curso que exige prova de ingresso Matemática B, para o ano vai ser preciso realizar mais exames nacionais? Ou essa regra era apenas para concluir o ensino secundário?

De momento tenho o secundário realizado e tenho a prova de ingresso a Matemática realizada, mas tenciono ingressar apenas para o ano que vêm na faculdade, de modo que tenho esta duvida..

Antes de mais Obrigado a todos os que possam vir a responder e possivelmente ajudar-me a tirar esta dúvida
Olá @SJProduçoes
Essas novas regras só se irão aplicar no acesso ao ensino superior de 2025 a todos os candidatos. Em 2024 o acesso continua a ser realizado com as regras excepcionais da pandemia, sendo precisos apenas os exames pedidos como prova de ingresso.

Mais detalhes neste artigo:

• Like
Reactions: SJProduções
Pronto fica esclarecido, então para o ano que vêm as provas de ingresso ao curso que quero mantêm-se, por isso como já tenho o secundário + prova de ingresso concluídos não preciso de fazer mais nada.

No ano de 2025 é que regras mudam e devem passar a ser requisitados mais provas de ingresso.

Tudo certo? Obrigado pelo esclarecimento

Pronto fica esclarecido, então para o ano que vêm as provas de ingresso ao curso que quero mantêm-se, por isso como já tenho o secundário + prova de ingresso concluídos não preciso de fazer mais nada.

No ano de 2025 é que regras mudam e devem passar a ser requisitados mais provas de ingresso.

Tudo certo? Obrigado pelo esclarecimento
Em princípio é isso mesmo :)
Tudo de bom

Olá!! No caso de não ter terminado o secundário este ano por ter ficado com uma disciplina por fazer que regras se irão aplicar quando for realizar o exame para concluir essa disciplina? E também quando for concorrer à faculdade?
Outra questão, posso na mesma realizar outros exames para melhorar a minha média interna?

Olá olá
Também tinha essa questão!!?
Terminei este ano o secundário, e infelizmente não consegui entrar onde queria este ano, pelo que vou fazer um gap year de modo a repetir o exame de biologia para conseguir melhor nota, e melhorar a minha nota interna
Este é o único exame que o curso que quero pede, de acordo com as novas regras as instituições vão passar a pedir obrigatoriamente 2 exames pelo que entendi…. Então no próximo nós já vamos ser abrangidos por essa regra e irei de ter de realizar outro exame ?
Ainda não percebi bem essa questão