- Matrícula
- 8 Maio 2026
- Mensagens
- 6
Olá,
Eu sou a Luísa e eu estou no 9 ano. Neste altura da vida, temos de escolher uma área para seguir no secundário, mas esta escolha sempre foi muito difícil para mim já que a única área que descartei por completo foi as Artes. Desde sempre, a minha disciplina favorita foi Português porque gosto muito de escrever, e a segunda foi História, que está relacionada com o mesmo motivo. Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades. Porém, apesar de ter a capacidade de decorar extensos textos e saber mais ou menos formular um argumento, não sei se teria vocação para esse caminho já que sou uma pessoa com pouca capacidade para falar em público. Assim, como Humanidades não abrangia mais saídas, pensei em ir para Ciências Sócio económicas e esta decisão manteve-se até então. Porém, na escola que estou inscrita, só tem a possibilidade de escolher geografia A, que não gosto mesmo nada. Após repensar mais um pouco sobre o meu curso, percebi que economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto. Desta forma, só me restava Ciências e Tecnologia. Nunca pensei na hipótese de ponderar esta área, mas uma coisa que me apercebi ao longo deste ano é que eu tenho bastante interesse em ciências naturais e como o corpo humano funciona. Realmente, a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar. Outra razão pela qual tenho dúvidas é que eu não sei se iria ser capaz de passar em medicina mas, mais do que isso, não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes. Na verdade, uma das únicas coisas que sei sobre mim é que gostaria de ter, no futuro, um trabalho dinâmico e não “parado”. Esta foi uma das razões que me tem levado á desistência de Ciências Sócio económicas. Desta maneira, quero que, quem quer que seja que esteja a ler isto, ajude-me a decidir e a escolher - de preferência alguém de ciências e tecnologia, ciências sócio económicas ou que esteja a seguir o curso de Direito ou pense em seguir. Alguns conselhos iam ser úteis…
Eu sou a Luísa e eu estou no 9 ano. Neste altura da vida, temos de escolher uma área para seguir no secundário, mas esta escolha sempre foi muito difícil para mim já que a única área que descartei por completo foi as Artes. Desde sempre, a minha disciplina favorita foi Português porque gosto muito de escrever, e a segunda foi História, que está relacionada com o mesmo motivo. Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades. Porém, apesar de ter a capacidade de decorar extensos textos e saber mais ou menos formular um argumento, não sei se teria vocação para esse caminho já que sou uma pessoa com pouca capacidade para falar em público. Assim, como Humanidades não abrangia mais saídas, pensei em ir para Ciências Sócio económicas e esta decisão manteve-se até então. Porém, na escola que estou inscrita, só tem a possibilidade de escolher geografia A, que não gosto mesmo nada. Após repensar mais um pouco sobre o meu curso, percebi que economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto. Desta forma, só me restava Ciências e Tecnologia. Nunca pensei na hipótese de ponderar esta área, mas uma coisa que me apercebi ao longo deste ano é que eu tenho bastante interesse em ciências naturais e como o corpo humano funciona. Realmente, a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar. Outra razão pela qual tenho dúvidas é que eu não sei se iria ser capaz de passar em medicina mas, mais do que isso, não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes. Na verdade, uma das únicas coisas que sei sobre mim é que gostaria de ter, no futuro, um trabalho dinâmico e não “parado”. Esta foi uma das razões que me tem levado á desistência de Ciências Sócio económicas. Desta maneira, quero que, quem quer que seja que esteja a ler isto, ajude-me a decidir e a escolher - de preferência alguém de ciências e tecnologia, ciências sócio económicas ou que esteja a seguir o curso de Direito ou pense em seguir. Alguns conselhos iam ser úteis…