Dúvida entre Ciências e Tecnologia ou Humanidades

   

luisinhaa.123

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2026
Mensagens
6
Olá,

Eu sou a Luísa e eu estou no 9 ano. Neste altura da vida, temos de escolher uma área para seguir no secundário, mas esta escolha sempre foi muito difícil para mim já que a única área que descartei por completo foi as Artes. Desde sempre, a minha disciplina favorita foi Português porque gosto muito de escrever, e a segunda foi História, que está relacionada com o mesmo motivo. Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades. Porém, apesar de ter a capacidade de decorar extensos textos e saber mais ou menos formular um argumento, não sei se teria vocação para esse caminho já que sou uma pessoa com pouca capacidade para falar em público. Assim, como Humanidades não abrangia mais saídas, pensei em ir para Ciências Sócio económicas e esta decisão manteve-se até então. Porém, na escola que estou inscrita, só tem a possibilidade de escolher geografia A, que não gosto mesmo nada. Após repensar mais um pouco sobre o meu curso, percebi que economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto. Desta forma, só me restava Ciências e Tecnologia. Nunca pensei na hipótese de ponderar esta área, mas uma coisa que me apercebi ao longo deste ano é que eu tenho bastante interesse em ciências naturais e como o corpo humano funciona. Realmente, a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar. Outra razão pela qual tenho dúvidas é que eu não sei se iria ser capaz de passar em medicina mas, mais do que isso, não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes. Na verdade, uma das únicas coisas que sei sobre mim é que gostaria de ter, no futuro, um trabalho dinâmico e não “parado”. Esta foi uma das razões que me tem levado á desistência de Ciências Sócio económicas. Desta maneira, quero que, quem quer que seja que esteja a ler isto, ajude-me a decidir e a escolher - de preferência alguém de ciências e tecnologia, ciências sócio económicas ou que esteja a seguir o curso de Direito ou pense em seguir. Alguns conselhos iam ser úteis…
 
Olá!

Não sei se ainda te encontras com esse dilema e talvez não seja a pessoa mais acertada para te ajudar (não estou em Direito e não fiz o meu percurso do secundário na área das Ciências e Tecnologias, muito menos em Ciências Socioeconómicas); mas achei que podia partilhar um pouco da minha experiência.
Tal como tu, sempre adorei escrever e, por isso, mesmo ponderando um caminho nas ciências, fui para humanidades, e foi sem dúvida o curso certo para mim! Adoro o contexto humano e social que aprendemos e adoro línguas.

Se interpretei bem, disseste que Direito era a única saída de humanidades, o que devo dizer-te estar completamente errado. Existe tanta coisa que podes seguir, e onde não tens necessariamente de falar em público.

Relativamente a Geografia A, posso dizer-te que é muito diferente daquilo que dás entre o 7º e o 9º ano. O que significa que podes gostar mais ou menos, só saberias se experimentasses!
Também compreendo o receio relativamente a física e química e, sobre isso, infelizmente não te posso ajudar, mas posso dizer que sempre detestei História, tive a disciplina nos 3 anos de secundário e acabei com uma média de 15, salvo erro.

Uma coisa que te digo, e gostava que me tivessem dito a mim, é o seguinte: relaxa!
Sei o quão assustador é começar esse novo capítulo, principalmente por estarem à espera que com 15 anos já saibamos o que queremos fazer na vida… mas no secundário vais desenvolver verdadeiramente os teus gostos, até porque vais ter contacto com novas disciplinas, algumas delas, muito interessantes.
Se não tirares a melhor nota a uma disciplina, prometo que não é o fim do mundo e NÃO define as tuas capacidades, inteligência ou valor.
O curso que escolhes e o percurso que traças não tem de ser uma limitação, pelo contrário!
Como disse, fiz o meu secundário em humanidades, e agora estou na faculdade, num curso de ciências, e adoro ter conhecimento de ambas as áreas.
Portanto, lembra-te que se a meio do caminho perceberes que, se calhar, não estás onde querias ou devias estar, podes sempre mudar o rumo.

Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites! :)

PS: mesmo não estando a estudar Direito, a minha área interliga-se à justiça, neste momento estou a ter uma cadeira de Direito e, nos próximos anos, terei cadeiras onde vou aprofundar mais alguns ramos do Direito. Assim sendo, provavelmente não te consigo dar um grande testemunho, mas talvez consiga responder a algumas dúvidas que possas ter.
 
  • Like
Reactions: davis and sigis
Olá.
Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades
Não precisas de ir para Humanidades para seguir Direito. As faculdades costumam aceitar o conjunto de Português e Filosofia, e algumas até aceitam um só, ambas das quais são disciplinas da componente geral, pelo que poderás vir a ingressar em Direito independentemente do curso pelo qual optes. A Universidade do Porto até aceita o conjunto de Português e Matemática A para Direito.
a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar
Parece-me que, seja qual for o curso que escolhes, terás de lidar com pelo menos uma disciplina da qual não gostas, e estás à procura de um curso "perfeito" em que gostes de tudo, que não existe. Mesmo na universidade, vais ter cadeiras de que gostas e cadeiras que não gostas. É normal. Não deixes o perfeito ser inimigo do perfeitamente aceitável.
não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes
Não seja por aí. Podias ser a médica da VMER e participar nos socorros do 112 em vez de trabalhar num consultório. Podias ir para cirurgia, por exemplo. Há muitas especializações e nem todas implicam trabalhar num consultório todo o dia. Partindo de Ciências e Tecnologia, podias ser médica veterinária, ou bióloga e trabalhar na natureza. Parece que estás a reduzir cada curso a uma só possibilidade de emprego, e a realidade não é assim tão linear.
geografia A, que não gosto mesmo nada. (...) economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto
Acho que te estás a preocupar demais com a possibilidade de vires a não gostar das disciplinas antes sequer de as experimentares. Tens até Dezembro para trocar de curso, então eu recomendaria experimentares primeiro e decidires depois.

Qualquer questão, dispõe.
 
Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Olá,

Eu sou a Luísa e eu estou no 9 ano. Neste altura da vida, temos de escolher uma área para seguir no secundário, mas esta escolha sempre foi muito difícil para mim já que a única área que descartei por completo foi as Artes. Desde sempre, a minha disciplina favorita foi Português porque gosto muito de escrever, e a segunda foi História, que está relacionada com o mesmo motivo. Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades. Porém, apesar de ter a capacidade de decorar extensos textos e saber mais ou menos formular um argumento, não sei se teria vocação para esse caminho já que sou uma pessoa com pouca capacidade para falar em público. Assim, como Humanidades não abrangia mais saídas, pensei em ir para Ciências Sócio económicas e esta decisão manteve-se até então. Porém, na escola que estou inscrita, só tem a possibilidade de escolher geografia A, que não gosto mesmo nada. Após repensar mais um pouco sobre o meu curso, percebi que economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto. Desta forma, só me restava Ciências e Tecnologia. Nunca pensei na hipótese de ponderar esta área, mas uma coisa que me apercebi ao longo deste ano é que eu tenho bastante interesse em ciências naturais e como o corpo humano funciona. Realmente, a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar. Outra razão pela qual tenho dúvidas é que eu não sei se iria ser capaz de passar em medicina mas, mais do que isso, não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes. Na verdade, uma das únicas coisas que sei sobre mim é que gostaria de ter, no futuro, um trabalho dinâmico e não “parado”. Esta foi uma das razões que me tem levado á desistência de Ciências Sócio económicas. Desta maneira, quero que, quem quer que seja que esteja a ler isto, ajude-me a decidir e a escolher - de preferência alguém de ciências e tecnologia, ciências sócio económicas ou que esteja a seguir o curso de Direito ou pense em seguir. Alguns conselhos iam ser úteis…
Percebo bastante a tua dúvida, mas acho que estás a desvalorizar um pouco Humanidades e a ter uma visão demasiado limitada de Ciências e Tecnologia.

Humanidades não serve só para Direito. Dá acesso a áreas como jornalismo, relações internacionais, psicologia (dependendo dos exames), marketing, comunicação, ensino, recursos humanos, ciência política, tradução, turismo, entre outras. E seres tímida agora não significa que não possas desenvolver capacidade de falar em público mais tarde.

Por outro lado, Ciências e Tecnologia também vai muito além de Medicina. E mesmo Medicina não é “ficar num consultório a atender clientes” ,normalmente fala-se em pacientes , e existem imensas áreas diferentes: cirurgia, urgência, investigação, medicina legal, saúde pública, INEM, missões humanitárias, entre outras. Também acho importante dizer que Medicina não passa apenas por gostar de Biologia ou do corpo humano. É uma profissão muito ligada ao contacto com pessoas, por isso também envolve empatia, responsabilidade e capacidade de lidar com situações mais difíceis. No entanto, existem muitas áreas e especialidades diferentes, e o dia a dia de um médico pode ser bastante mais dinâmico do que a ideia de ficar num consultório.
Além disso, CT abre portas para biologia, biomedicina, genética, ciências forenses, engenharia biomédica, fisioterapia, farmacêutica, ambiente, nutrição, neurociências e muitas outras áreas.
Também é importante dizer que em CT nem sempre precisas de ter FQ como disciplina, porque pode ser substituída por Geometria Descritiva. No entanto, para Medicina, FQ é necessária como prova de ingresso, por isso continuaria a ser relevante nesse caso.
No final, acho que devias pensar menos em “qual área parece melhor” e mais em quais disciplinas consegues imaginar-te a estudar durante 3 anos sem perder a motivação.
 
  • Like
Reactions: davis and sigis
Percebo bastante a tua dúvida, mas acho que estás a desvalorizar um pouco Humanidades e a ter uma visão demasiado limitada de Ciências e Tecnologia.

Humanidades não serve só para Direito. Dá acesso a áreas como jornalismo, relações internacionais, psicologia (dependendo dos exames), marketing, comunicação, ensino, recursos humanos, ciência política, tradução, turismo, entre outras. E seres tímida agora não significa que não possas desenvolver capacidade de falar em público mais tarde.

Por outro lado, Ciências e Tecnologia também vai muito além de Medicina. E mesmo Medicina não é “ficar num consultório a atender clientes” ,normalmente fala-se em pacientes , e existem imensas áreas diferentes: cirurgia, urgência, investigação, medicina legal, saúde pública, INEM, missões humanitárias, entre outras. Também acho importante dizer que Medicina não passa apenas por gostar de Biologia ou do corpo humano. É uma profissão muito ligada ao contacto com pessoas, por isso também envolve empatia, responsabilidade e capacidade de lidar com situações mais difíceis. No entanto, existem muitas áreas e especialidades diferentes, e o dia a dia de um médico pode ser bastante mais dinâmico do que a ideia de ficar num consultório.
Além disso, CT abre portas para biologia, biomedicina, genética, ciências forenses, engenharia biomédica, fisioterapia, farmacêutica, ambiente, nutrição, neurociências e muitas outras áreas.
Também é importante dizer que em CT nem sempre precisas de ter FQ como disciplina, porque pode ser substituída por Geometria Descritiva. No entanto, para Medicina, FQ é necessária como prova de ingresso, por isso continuaria a ser relevante nesse caso.
No final, acho que devias pensar menos em “qual área parece melhor” e mais em quais disciplinas consegues imaginar-te a estudar durante 3 anos sem perder a motivação.
Muito obrigada pela resposta. Na verdade, estou sim a ter uma visão limitada sobre as restantes áreas e sei que abranjem mais saídas. Porém, em humanidades apenas me interessava Direito ou Ciencias Politicas. Não sei muito bem como ciências políticas funcionam mas considero interessante. A questão é que eu não tenho acerteza agora por isso estava a pensar em ir para CT e caso quisesse, no futuro, ir para Direito, a ausência de História não me prejudicaria?
Post automatically merged:

Olá!

Não sei se ainda te encontras com esse dilema e talvez não seja a pessoa mais acertada para te ajudar (não estou em Direito e não fiz o meu percurso do secundário na área das Ciências e Tecnologias, muito menos em Ciências Socioeconómicas); mas achei que podia partilhar um pouco da minha experiência.
Tal como tu, sempre adorei escrever e, por isso, mesmo ponderando um caminho nas ciências, fui para humanidades, e foi sem dúvida o curso certo para mim! Adoro o contexto humano e social que aprendemos e adoro línguas.

Se interpretei bem, disseste que Direito era a única saída de humanidades, o que devo dizer-te estar completamente errado. Existe tanta coisa que podes seguir, e onde não tens necessariamente de falar em público.

Relativamente a Geografia A, posso dizer-te que é muito diferente daquilo que dás entre o 7º e o 9º ano. O que significa que podes gostar mais ou menos, só saberias se experimentasses!
Também compreendo o receio relativamente a física e química e, sobre isso, infelizmente não te posso ajudar, mas posso dizer que sempre detestei História, tive a disciplina nos 3 anos de secundário e acabei com uma média de 15, salvo erro.

Uma coisa que te digo, e gostava que me tivessem dito a mim, é o seguinte: relaxa!
Sei o quão assustador é começar esse novo capítulo, principalmente por estarem à espera que com 15 anos já saibamos o que queremos fazer na vida… mas no secundário vais desenvolver verdadeiramente os teus gostos, até porque vais ter contacto com novas disciplinas, algumas delas, muito interessantes.
Se não tirares a melhor nota a uma disciplina, prometo que não é o fim do mundo e NÃO define as tuas capacidades, inteligência ou valor.
O curso que escolhes e o percurso que traças não tem de ser uma limitação, pelo contrário!
Como disse, fiz o meu secundário em humanidades, e agora estou na faculdade, num curso de ciências, e adoro ter conhecimento de ambas as áreas.
Portanto, lembra-te que se a meio do caminho perceberes que, se calhar, não estás onde querias ou devias estar, podes sempre mudar o rumo.

Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites! :)

PS: mesmo não estando a estudar Direito, a minha área interliga-se à justiça, neste momento estou a ter uma cadeira de Direito e, nos próximos anos, terei cadeiras onde vou aprofundar mais alguns ramos do Direito. Assim sendo, provavelmente não te consigo dar um grande testemunho, mas talvez consiga responder a algumas dúvidas que possas ter.
Muito obrigada pelos conselhos. Sinto mesmo que estou excessivamente preocupada com esta escolha que tenho de fazer agora mas é algo que simplesmente não consigo "não me importar". Achei muito interessante estares num curso de ciências e gostaria que me falasses um pouco sobre isso.
 
Muito obrigada pela resposta. Na verdade, estou sim a ter uma visão limitada sobre as restantes áreas e sei que abranjem mais saídas. Porém, em humanidades apenas me interessava Direito ou Ciencias Politicas. Não sei muito bem como ciências políticas funcionam mas considero interessante. A questão é que eu não tenho acerteza agora por isso estava a pensar em ir para CT e caso quisesse, no futuro, ir para Direito, a ausência de História não me prejudicaria?
Post automatically merged:


Muito obrigada pelos conselhos. Sinto mesmo que estou excessivamente preocupada com esta escolha que tenho de fazer agora mas é algo que simplesmente não consigo "não me importar". Achei muito interessante estares num curso de ciências e gostaria que me falasses um pouco sobre isso.
Claro !

Acho que, no meu caso, era mesmo suposto ser assim.
Como mencionei antes, adorava humanidades, mas também sempre tive curiosidade relativa à ciência, tanto que pensava muitas vezes aprender Biologia.
O meu emprego de sonho, desde pequena, sempre foi na área forense, mas muito pouco sabia relativamente a esse ramo, ou como lá chegar, mas sabia que era ligado às ciências e, estando eu em humanidades, considerava que essa porta me estava fechada.
Em 2024 candidatei-te ao curso de Criminologia, que era o mais parecido ao que queria, e não consegui entrar.
Depois de MUITA pesquisa, percebi que o curso de Ciências Forenses e Criminais era aquilo que eu sempre me tinha imginado fazer.
Mas foi a altura em que precisava de 2 exames para entrar, incluindo um de ciências.
Decidi fazer o de Biologia e Geologia, porque era a disciplina que me despertava mais interesse.
Estudei durante 1 ano, tive boa nota no exame e agora estou a terminar o 1° ano no curso que queria, para além de que ganhei uma paixão indescritível por Biologia!

Claramente foi uma adaptação extremamente difícil quando entrei num curso quase 100% científico, vindo de um background totalmente diferente.
Mas continuo aqui, e gosto imenso daquilo que aprendo.

Portanto, confia em mim, vai correr tudo bem! :)
 
Olá,

Eu sou a Luísa e eu estou no 9 ano. Neste altura da vida, temos de escolher uma área para seguir no secundário, mas esta escolha sempre foi muito difícil para mim já que a única área que descartei por completo foi as Artes. Desde sempre, a minha disciplina favorita foi Português porque gosto muito de escrever, e a segunda foi História, que está relacionada com o mesmo motivo. Por este motivo, considerei a hipótese de seguir Direito, indo assim para Humanidades. Porém, apesar de ter a capacidade de decorar extensos textos e saber mais ou menos formular um argumento, não sei se teria vocação para esse caminho já que sou uma pessoa com pouca capacidade para falar em público. Assim, como Humanidades não abrangia mais saídas, pensei em ir para Ciências Sócio económicas e esta decisão manteve-se até então. Porém, na escola que estou inscrita, só tem a possibilidade de escolher geografia A, que não gosto mesmo nada. Após repensar mais um pouco sobre o meu curso, percebi que economia se tratava muito de estatísticas e matemática e poderia não gostar tanto. Desta forma, só me restava Ciências e Tecnologia. Nunca pensei na hipótese de ponderar esta área, mas uma coisa que me apercebi ao longo deste ano é que eu tenho bastante interesse em ciências naturais e como o corpo humano funciona. Realmente, a única coisa que me trouxe aqui é o facto de que eu ODEIO físico-química, e, se seguisse ciências, iria ser um obstáculo nas minhas notas e no meu desempenho escolar. Outra razão pela qual tenho dúvidas é que eu não sei se iria ser capaz de passar em medicina mas, mais do que isso, não gostaria de estar “presa” num consultório a atender clientes. Na verdade, uma das únicas coisas que sei sobre mim é que gostaria de ter, no futuro, um trabalho dinâmico e não “parado”. Esta foi uma das razões que me tem levado á desistência de Ciências Sócio económicas. Desta maneira, quero que, quem quer que seja que esteja a ler isto, ajude-me a decidir e a escolher - de preferência alguém de ciências e tecnologia, ciências sócio económicas ou que esteja a seguir o curso de Direito ou pense em seguir. Alguns conselhos iam ser úteis…

Eu não estou em Direito nem penso em seguir Direito, mas fiz Ciências e Tecnologias no secundário e fiz licenciatura em Comunicação Social- Criação de Conteúdos no ensino superior. Agora sou estudante de Línguas Modernas Português e Inglês com Menor em História.
Tens que ponderar se gostas mais de biologia e físico química ou de história, literatura e as outras disciplinas também.
Vê todas as possibilidades de saídas profissionais que tens para não ficares a achar que só gostas de uma coisa ou outra sem conheceres mais possibilidades.
Por exemplo, se gostares tanto de Humanidades como de Ciências, tens áreas a nível de mestrado como Humanidsdes Digitais, que englobam ambas.
Se precisares de algum testemunho meu diz!
 
  • Like
Reactions: davis
Claro !

Acho que, no meu caso, era mesmo suposto ser assim.
Como mencionei antes, adorava humanidades, mas também sempre tive curiosidade relativa à ciência, tanto que pensava muitas vezes aprender Biologia.
O meu emprego de sonho, desde pequena, sempre foi na área forense, mas muito pouco sabia relativamente a esse ramo, ou como lá chegar, mas sabia que era ligado às ciências e, estando eu em humanidades, considerava que essa porta me estava fechada.
Em 2024 candidatei-te ao curso de Criminologia, que era o mais parecido ao que queria, e não consegui entrar.
Depois de MUITA pesquisa, percebi que o curso de Ciências Forenses e Criminais era aquilo que eu sempre me tinha imginado fazer.
Mas foi a altura em que precisava de 2 exames para entrar, incluindo um de ciências.
Decidi fazer o de Biologia e Geologia, porque era a disciplina que me despertava mais interesse.
Estudei durante 1 ano, tive boa nota no exame e agora estou a terminar o 1° ano no curso que queria, para além de que ganhei uma paixão indescritível por Biologia!

Claramente foi uma adaptação extremamente difícil quando entrei num curso quase 100% científico, vindo de um background totalmente diferente.
Mas continuo aqui, e gosto imenso daquilo que aprendo.

Portanto, confia em mim, vai correr tudo bem! :)
Na verdade, também sempre tive interesse em ambos: Humanidades e Biologia, mas não achei que houvesse alguma forma de equilibrar os dois num só curso. Antes de escrever esta publicação, já tinha considerado a hipótese de ir para CT (que é a área que estou a pensar em mudar por ciências sócio economias) e tirar esse curso no futuro. Tendo em conta que já estás no 1 ano nesse curso, penso que poderias me responder algumas perguntas. O curso foca-se mais na parte laboratorial (química, biologia) ou na investigação no local do crime? Caso já tenhas visto a série Dexter, é semelhante? Quais são as principais saídas profissionais em Portugal no mercado atual? Tens algum valor estimado para alguém que faz disso a sua profissão? Sei que ainda estás a estudar, mas como achas que será o teu dia a dia profissional depois de teres acabado o curso? Como é lidar com a Tanatologia ou a análise de decomposição (esta pergunta é importante)?
 
Na verdade, também sempre tive interesse em ambos: Humanidades e Biologia, mas não achei que houvesse alguma forma de equilibrar os dois num só curso. Antes de escrever esta publicação, já tinha considerado a hipótese de ir para CT (que é a área que estou a pensar em mudar por ciências sócio economias) e tirar esse curso no futuro. Tendo em conta que já estás no 1 ano nesse curso, penso que poderias me responder algumas perguntas. O curso foca-se mais na parte laboratorial (química, biologia) ou na investigação no local do crime? Caso já tenhas visto a série Dexter, é semelhante? Quais são as principais saídas profissionais em Portugal no mercado atual? Tens algum valor estimado para alguém que faz disso a sua profissão? Sei que ainda estás a estudar, mas como achas que será o teu dia a dia profissional depois de teres acabado o curso? Como é lidar com a Tanatologia ou a análise de decomposição (esta pergunta é importante)?
Tens instagram ou alguma rede social? Creio que ficaria mais fácil responder por lá, para não encher muito o tópico ahah !! :)
O meu é carolinx.mcd, caso tenhas, envia-me mensagem por lá e respondo-te a tudo!
Senão, sem problema!