Dúvida entre enfermagem no Porto ou no Minho.

saramoreira262

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2020
Olá!
Finalmente decidi que quero mesmo ir para enfermagem.
A minha dúvida neste momento é em qual universidade ESEP ou ESE UM ou se sugerirem alguma melhor. Desde sempre idealizei ir para o ensino superior fora da minha área de residência ( Porto) então, por isso, estava a pensar no Minho. Mas sempre ouvi dizer que a ESEP é das melhores do país e, sendo assim, fico em dúvida se realmente sair da minha zona é o melhor. Sei que ambas têm métodos um pouco diferentes.
Se alguém que frequenta alguma dessas universidades pudesse dizer o que acha do ambiente académico, das praxes, e do curso em si ( componente prática e teórica e como são feitas as avaliações ) agradecia. :))

Última edição:

joanabsaraujo

Membro
Matrícula
15 Maio 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Olá Sara! Formei-me na Esep e por isso só te posso dar a minha opinião sobre a mesma, apesar de na altura em que entrei para a universidade ter tido a mesma dúvida que tu.
Acabei por ir para a esep pela fama e pelo prestígio que tem nacional e internacionalmente.
Se é melhor que o minho não sei, penso que sejam apenas diferentes.
Na esep o 1 e 2 ano são apenas teóricos e não tens componente de estágio/ensino clínico. O 3 e 4 ano já são apenas de componente de estágio. Ou seja, o que a esep acredita é que para seres um bom aluno em estágio e conseguires olhar para a pessoa no seu tudo, precisas antes desses 2 anos de teoria para o conseguir fazer em condições. E por isso durante esses 2 anos vão treinando os alunos para os diversos contextos que vão encontrar no futuro. Há uma cadeira específica para isso que existe nos 4 semestres dos 2 anos que se chama "introdução à prática clínica" e que basicamente é uma cadeira onde é dado um cenário hipotético e basicamente tens que construir dados, diagnósticos, intervenções, objetivos... Como se estivesses mesmo em contexto real.
Depois da licenciatura feita, penso que este método seja eficiente porque realmente no 3 ano quando vamos para os estágios já conseguimos perceber logo quando estamos com o doente o que é preciso avaliar naquele momento, o que é mais importante, em qual áreas nos devemos focar agora e quais daqui a 1 semana.
Além disso a esep lançou uma nova plataforma única que se chama "e4nursing" e que basicamente simula um dos programas informáticos que se usa em contexto real nos hospitais e assim. O que ajuda bastante a treinar e a sair mais bem preparado para o mundo real.
Quanto a avaliações, no fim do semestre existem as frequências para cada cadeira, se reprovares tens ainda o exame e se mesmo assim não passares tens ainda oportunidade de ir a recurso.
Ao longo do 1 e 2 ano existem ainda diversos trabalhos em grupo que tens que ir fazendo e apresentando ao longo dos semestres. Quanto à praxe, não te posso dar grande feedback porque não frequentei. Mas além da praxe, na esep tens ainda outro grupo académico parecido à praxe que é o GAEP. Quanto ao ambiente académico não tenho do que me queixar. Fiz boas amizades com quem ainda hoje mantenho contacto e senti que nos estágios a união é muito forte e que toda a gente se apoia mutuamente (vão haver sempre turnos complicados, mas com bons colegas por trás tudo se torna mais fácil).
E bem penso que seja isso. Qualquer outra dúvida dispõe 😊 espero ter ajudado.

• Like
Reactions: Blasty