Dúvida entre Universidade e Refazer o Secundário

In_es

Membro
Matrícula
1 Maio 2022
Curso
Multimédia e Tecnologias da Comunicação
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!
Estou aqui em dúvida pois em breve já vou fazer 18 anos… 😅
E como sempre vem aquela crise existencial básica que todos passam, bastante divertida por acaso. /s
Arrependo-me um bocado do curso em que estou (Línguas e Humanidades) adoro que segui a minha paixão, porém estou a perceber que este curso não me está a dar nada senão apenas estratégias novas para aprender e apesar de gostar da parte teórica adoro também a parte prática já que consigo compreender melhor o que realmente estou a fazer.
Estive a ver algumas escolas profissionais, especialmente a de Aveiro pois resido aí e descobri dois cursos que estou interessada, (Curso Técnico de Ação Educativa e Cuidador de Crianças/Jovens).
Também pensei na Universidade de Aveiro e o único curso que me desperta interesse é o de Multimédia/Novas Tecnologias da Comunicação. Também verifiquei os cursos técnicos superiores da UA e só um também é um bocado interessante (Design e Comunicação digital do produto).
O problema é a garantia de acessibilidades, pois necessito de ILGP(Intérprete de Língua Gestual Portuguesa) e algumas adaptações simples.
Obrigada por lerem! ;)
P.S.: Vou realizar o exame de PL2 na mesma!

Olá!
Estou aqui em dúvida pois em breve já vou fazer 18 anos… 😅
E como sempre vem aquela crise existencial básica que todos passam, bastante divertida por acaso. /s
Arrependo-me um bocado do curso em que estou (Línguas e Humanidades) adoro que segui a minha paixão, porém estou a perceber que este curso não me está a dar nada senão apenas estratégias novas para aprender e apesar de gostar da parte teórica adoro também a parte prática já que consigo compreender melhor o que realmente estou a fazer.
Estive a ver algumas escolas profissionais, especialmente a de Aveiro pois resido aí e descobri dois cursos que estou interessada, (Curso Técnico de Ação Educativa e Cuidador de Crianças/Jovens).
Também pensei na Universidade de Aveiro e o único curso que me desperta interesse é o de Multimédia/Novas Tecnologias da Comunicação. Também verifiquei os cursos técnicos superiores da UA e só um também é um bocado interessante (Design e Comunicação digital do produto).
O problema é a garantia de acessibilidades, pois necessito de ILGP(Intérprete de Língua Gestual Portuguesa) e algumas adaptações simples.
Obrigada por lerem! ;)
P.S.: Vou realizar o exame de PL2 na mesma!
Olá, Inês! Compreendo perfeitamente a crise que estás a viver, mas acho que estás mesmo à beira de completar o teu percurso na parte do ensino secundário - e, por muito assustador que possa parecer, por um lado, é também um encerrar de um ciclo em que pareces estar integrada e temos fases em que, por muita ansiedade que nos possa gerar e antecipação e medo do futuro, precisamos ser nós próprios a colocar um travão, do estilo "isto encerra aqui e agora vou fazer outra coisa, próximo passo". Neste sentido, eu não recomendaria mudares para o ensino profissional, mas sim procurares CTeSP ou licenciaturas ligadas às áreas que te pareceram interessantes. Por exemplo, pelo tipo de cursos profissionais que pareces interessar-te, já consideraste ir para uma licenciatura em Educação Básica ou Educação Social? Consulta um pouco sobre esses cursos. Os outros cursos que mencionaste são igualmente válidos. Eu recomendaria que entrasses em contacto com as instituições em causa, que devem ter gabinetes de apoio ao estudante, de forma a que as tuas necessidades possam ser endereçadas.

Boa sorte! 🤗

• Love
Reactions: In_es