Dúvida escolha de curso Informática/Mat. aplicada à Computação no IST ou MAEG no ISEG

silafonso

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2020
Olá Colegas.

Estou indeciso na escolha entre Engenharia Informática, Matemática Aplicada à Computação no IST e MAEG no ISEG. Os 3 têm muitas disciplinas de Matemática o que me satisfaz. E os 3 deverão ter médias de acesso acima de 18 valores.
As minhas dúvidas prendem-se mais com as saídas profissionais no mercado de trabalho e as remunerações oferecidas.
Tenho ouvido boas referências relativamente a MAEG no ISEG e a Matemática aplicada à Computação no IST. Pelo que ouvi as ofertas profissionais e os vencimentos para estes cursos até superam Informática.
Alguém está com dúvidas sobre estas escolhas ou frequente estes cursos e possa ajudar quanto a saídas profissionais e vencimentos?

Obrigado.

Boas, estou neste momento a tirar matemática na FCT. Não sou bem dos cursos que referiste mas posso dar uma ajuda na mesma.
Quando estava na altura de eu decidir investiguei muito acerca dos cursos ligados à matemática.

Quanto a MAEG o curso é essencialmente um curso de matemática aplicada, no sentido em que vais ter muitas cadeiras de economia e finanças e cadeiras de matemática mais viradas para este assunto. Quanto às saídas profissionais, podes esperar trabalhar para grandes empresas na área das finanças, seguro e banca. Tu ao longo do curso vais desenvolver bases ao nível das estatísticas e programação que te permitem resolver muitos problemas que as empresas enfrentam.

Quanto a LMAC (matemática aplicada no técnico), não te deixes enganar pelo nome. Pelos relatos que já ouvi o curso é essencialmente um curso de matemática pura. Muitas pessoas deixam-se enganar pelo nome de computação pensando que tem muito a haver com programação, quando de facto computação é uma área da lógica e ciência da computação que tem sim aplicação à programação, mas o estudo desta não é com o foco nisso. Vais ter muitas cadeiras teóricas, se bem que sempre podes escolher como opcionais cadeiras mais aplicadas na área da estatística e probabilidades. Quanto às saídas o foco principal é o ensino superior e investigação, mas não são as únicas opções. Mesmo tirando um curso mais teórico de matemática consegues facilmente ser contratado para trabalhar nas áreas de consultoria e finanças. Como matemática desenvolve um espirito crítico muito rigoroso este é muito apelativo às empresas.

Quanto a informática não te consigo dizer muito uma vez que não é a minha área. Mas, da experiência que já tive com esta, apesar de não estares diretamente a fazer matemática, diria que o sentimento que provoca ao programar é parecido ao de fazer matemática. No sentido que aquilo que programas tem um certo conjunto de regras e uma lógica a seguir.

Mais alguma pergunta diz.

Olá Colegas.

Estou indeciso na escolha entre Engenharia Informática, Matemática Aplicada à Computação no IST e MAEG no ISEG. Os 3 têm muitas disciplinas de Matemática o que me satisfaz. E os 3 deverão ter médias de acesso acima de 18 valores.
As minhas dúvidas prendem-se mais com as saídas profissionais no mercado de trabalho e as remunerações oferecidas.
Tenho ouvido boas referências relativamente a MAEG no ISEG e a Matemática aplicada à Computação no IST. Pelo que ouvi as ofertas profissionais e os vencimentos para estes cursos até superam Informática.
Alguém está com dúvidas sobre estas escolhas ou frequente estes cursos e possa ajudar quanto a saídas profissionais e vencimentos?

Obrigado.
👋🏻, estou neste momento em Matemática Aplicada à Economia e Gestão , por isso alguma dúvida específica sobre o curso é só perguntar.
Sobre saídas e salários acho que estás bem com qualquer um dos três cursos (pela pesquisa que fiz no ano passado ao me candidatar os outros dois cursos também estavam nas minhas opções🤣), apesar de também achar que MAEG e Engenharia Informática têm alguma vantagem (principalmente se fores trabalhar sem fazer mestrado) por serem “menos” teóricos.
Também devo dizer que acho que as saídas que MAEG te dá são diferentes das de Engenharia informática, e vice versa.
Com MAEG podes ir trabalhar para seguros, banca, gestão de risco, consultoria(MBB) e outras múltiplas carreiras financeiras.
Enquanto as principais saídas de Engenharia Informática como é óbvio estão mais relacionadas com programação.
Espero que tenha ajudado

👋🏻, estou neste momento em Matemática Aplicada à Economia e Gestão , por isso alguma dúvida específica sobre o curso é só perguntar.
Sobre saídas e salários acho que estás bem com qualquer um dos três cursos (pela pesquisa que fiz no ano passado ao me candidatar os outros dois cursos também estavam nas minhas opções🤣), apesar de também achar que MAEG e Engenharia Informática têm alguma vantagem (principalmente se fores trabalhar sem fazer mestrado) por serem “menos” teóricos.
Também devo dizer que acho que as saídas que MAEG te dá são diferentes das de Engenharia informática, e vice versa.
Com MAEG podes ir trabalhar para seguros, banca, gestão de risco, consultoria(MBB) e outras múltiplas carreiras financeiras.
Enquanto as principais saídas de Engenharia Informática como é óbvio estão mais relacionadas com programação.
Espero que tenha ajudado
Olá, eu estava a pensar em entrar no iseg mas ando na duvida.
Sinto que quero aproveitar estes anos de faculdade por isso nao queria entrar num curso com uma dificuldade muito alto, por isso se fosse possível podias descrever o grau de dificuldade por favor?
Para além disso gostava de saber como são feitas as avaliações?
E por ultimo como é o ambiente no curso, as pessoas esforçam-se por fazer coisas, ou, (peço desculpa se for insulto) são cromos? porque foi ao open day de algumas faculdades e foi o que senti em muitos destes cursos de média alta.

Olá, eu estava a pensar em entrar no iseg mas ando na duvida.
Sinto que quero aproveitar estes anos de faculdade por isso nao queria entrar num curso com uma dificuldade muito alto, por isso se fosse possível podias descrever o grau de dificuldade por favor?
Para além disso gostava de saber como são feitas as avaliações?
E por ultimo como é o ambiente no curso, as pessoas esforçam-se por fazer coisas, ou, (peço desculpa se for insulto) são cromos? porque foi ao open day de algumas faculdades e foi o que senti em muitos destes cursos de média alta.
Boas, como fizeste mais que 1 pergunta vou responder em tópicos:
-O grau de dificuldade (no primeiro ano que é a única coisa que posso comentar) do curso não é tão difícil, tirando em algumas cadeiras específicas, nas cadeiras gerais com o resto do ISEG (eco 1/2, história, introdução à gestão ) , é fácil tirares boas notas (desde que te apliques um pouco). Dentro das cadeiras específicas a MAEG já depende um pouco, Análises I/II, Algebra Linear e Programação Matemática são mais difíceis (mas muito longe de serem impossíveis), Laboratório de estatística e Linguagens da Programação já são mais tranquilas.
-Sobre a avaliação, em quase todas as cadeiras precisas de ir a exame no final do semestre para aprovar, só em Linguagens da programação e Lab. Est. é que não, na primeira podes fazer a cadeira com 4 testes que tens ao longo do semestre, na segunda através de um trabalho de grupo e um teste (mais pequeno que um exame) que fazes na última aula. Nas que precisas de ir a exame (tirando nas de Matemática) costumas de ter algo a meio do semestre, trabalho ou teste, que pode valer entre 30 a 40% da tua nota (esta avaliação continua só costuma de contar para a nota, se te beneficiar, se tiveres melhor nota no exame do que na continua a tua nota passa a ser 100% do exame).
-Sobre o ambiente no curso acho que é bastante bom e não diria que as pessoas do curso são ““ uns cromos””😆.