Dúvida na escolha da universidade

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Ana_Ramos

Membro Caloiro
Matrícula
19 Agosto 2020
Olá!
Terminei agora o 12º ano e vou candidatar-me ao curso de educação básica, com o objetivo de depois tirar o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.
Sou do Algarve, e o curso há na universidade de Faro. No entanto, uma das cadeiras do primeiro semestre é língua estrangeira (opção entre inglês e francês), mas eu não queria mesmo ter que voltar a estudar uma língua estrangeira, porque nunca gostei e sempre tive algumas dificuldades. Estava a pensar candidatar-me ao mesmo curso, mas no instituto politécnico do Porto.
Sinto-me confusa quanto à escolha de universidade, pois toda a ideia de mudança de cidade e de casa assusta-me um bocadinho, mas por outro lado gostava de ter a experiência de estudar noutra cidade.
Gostava de receber opiniões de pessoas que estejam a frequentar o curso ou que tenham tido o mesmo receio quanto à escolha da universidade por terem que sair de casa.
Obrigada!!

• Like
Reactions: Bruno Gavaia

Bruno Gavaia

Membro Caloiro
Matrícula
21 Agosto 2020
Olá!
Terminei agora o 12º ano e vou candidatar-me ao curso de educação básica, com o objetivo de depois tirar o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.
Sou do Algarve, e o curso há na universidade de Faro. No entanto, uma das cadeiras do primeiro semestre é língua estrangeira (opção entre inglês e francês), mas eu não queria mesmo ter que voltar a estudar uma língua estrangeira, porque nunca gostei e sempre tive algumas dificuldades. Estava a pensar candidatar-me ao mesmo curso, mas no instituto politécnico do Porto.
Sinto-me confusa quanto à escolha de universidade, pois toda a ideia de mudança de cidade e de casa assusta-me um bocadinho, mas por outro lado gostava de ter a experiência de estudar noutra cidade.
Gostava de receber opiniões de pessoas que estejam a frequentar o curso ou que tenham tido o mesmo receio quanto à escolha da universidade por terem que sair de casa.
Obrigada!!

Bom dia Ana.
Encontro-me de momento a frequentar o Mestrado de Matemática e Ciências na ESE (do Porto), tendo já passado pela licenciatura de educação básica (na mesma).

Relativamente à tua apreensão com as línguas estrangeiras: como poderás ter verificado no plano de estudos, durante toda a licenciatura (e o mestrado em causa) não há qualquer Unidade Curricular que se relacione com línguas estrangeiras (eventualmente, em algumas UC's de gramática do português podes ser direcionada para alguma bibliografia de suporte em espanhol, mas não é imperativo que te guies por essas).

Relativamente às mudança de cidade, falando por experiência própria (numa altura em que fui de Erasmus) e observando as posturas e recolhendo os pareceres de colegas que vieram de fora, a experiência demonstrou-se sempre positiva e profícua (não só a nível académico, mas até mesmo pessoal e social).

Claro está, tudo dependerá da personalidade das pessoas em causa. :)

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Escolha do Curso - Dúvida Ensino Superior 2
M Dúvida Escolha de Curso Superior Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 32
R Dúvida na escolha do curso Ensino Superior 18
mariiahh Dúvida na escolha de disciplina 12°ano Ensino Secundário 3
Bruno97 dúvida quanto à escolha de manuais de economia A Ensino Secundário 0
 Dúvida na escolha de disciplinas-DIREITO Ensino Secundário 10
BicycleCards Dúvida sobre Decisão de escolha e Consequências, nas desciplinas de exame. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
F Dúvida de física 12ano Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
S Dúvida sobre cancelar matrícula no primeiro semestre do primeiro ano e no ano seguinte poder fazer exames para entrar noutro curso Ensino Superior 6
margstavares dúvida cna 2021 para alunos que já concluíram o secundário Concurso Nacional e Locais - Público 9
G Dúvida exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
E Dúvida exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
W Dúvida- Exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Dúvida - Pós Graduação IPAM Ciências Económicas e Empresariais 0
J Dúvida sobre o nome da licenciatura Ensino Superior 1
D UAb Dúvida cursos uab. Universidade Aberta 0
Juam Dúvida Documentação Bolsa DGES Bolsas e Residências 4
J melhorar a nota de uma disciplinada terminada dúvida Ensino Secundário 2
J Dúvida sobre os cursos 21/22 Concurso Nacional e Locais - Público 1
Quelra ISCTE Dúvida com horários no ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 5
M Grande dúvida Ensino Superior 2
E ESSPPorto Dúvida acerca das unidades curriculares do IPP - Curso Terapia Ocupacional Instituto Politécnico do Porto 0
C Dúvida quanto a reprovação de ano Ensino Secundário 4
L Deslocação Barcelos-Porto, Dúvida. Ensino Superior 2
E Dúvida matrícula - Ativar a Chave Móvel Digital Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
TiagoBrito Dúvida Matrícula Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 14
E Dúvida melhoria de média interna Ensino Secundário 3
Marta.94.02 Informações e dúvida Concursos Institucionais – Privado 2
J Dúvida sobre candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 6
Miguel1231 Dúvida Bolsa e alojamento Bolsas e Residências 1
Emanuel Marecos Dúvida Ensino Secundário 1
T Dúvida sobre horário. Ensino Superior 2
Renato Faria Dúvida 2º fase candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 7
I FLUP Dúvida com matrícula na FLUP Universidade do Porto 1
MarianaPereira05 Dúvida 2º fase de candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 5
ricardo.barbosa24 Dúvida em relação a 2fase / Matriculas Concurso Nacional e Locais - Público 4
F Dúvida sobre a 2° fase de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 15
Rui Pina Dúvida nas "Classificações Finais do Ensino Secundário" Concurso Nacional e Locais - Público 12
Alexadre Curso universidade dúvida Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Dúvida sobre resultados Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Dúvida sobre as colocações e resultados Concurso Nacional e Locais - Público 16
S Dúvida sobre mestrado Concurso Nacional e Locais - Público 7
A Dúvida sobre mestrados (Segurança Informática) Tecnologias 3
joaofelix14 Bolsa de Estudo- grande dúvida Bolsas e Residências 1
M Bolsa de estudo- grande dúvida Bolsas e Residências 5
D Dúvida sobre as colocações Concurso Nacional e Locais - Público 2
Josefina Andrade Contigente! Dúvida Concurso Nacional e Locais - Público 5
Little Miss Sunshine Dúvida sobre prescrições Ensino Superior 3
C IPPorto Dúvida! Cartão de Aluno Instituto Politécnico do Porto 2
Emanuel Marecos Dúvida bolsa: não recebi nenhum e-mail com o boletim Bolsas e Residências 8