Dúvida na escolha do curso (quero ser professora)

Inês Fogageira

Membro Veterano
Matrícula
17 Julho 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESE (IPP)
Boa noite. Neste momento estou com uma grande dúvida: eu sei que quero ser professora, mas não sei que idades mais me fascinam. Não sei se devo ingressar em Educação Básica (para poder ser professora do 1º ao 6º ano) ou em Línguas Literaturas e Culturas (para poder ser professora do 7º ao 12º, de português e inglês). Eu já tenho uma licenciatura em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais e, como não gostei do curso, tenho algum receio de fazer a escolha errada novamente. Sempre fui muito indecisa.

Este ano dei explicações de português e inglês a várias idades, numa tentativa de me decidir, mas eu adorei tudo! Alguém já passou por isto? Ou alguém que ingressou nalgum destes cursos me consegue ajudar? Obrigada, mesmo!

• Like
Reactions: Porungda
Tendo em conta que gostas de tudo acho que deverias ir pelo programa que mais gostas. Se não for o programa do curso da faculdade que seja da profissão (sabendo que vai mudando).

Boa noite. Neste momento estou com uma grande dúvida: eu sei que quero ser professora, mas não sei que idades mais me fascinam. Não sei se devo ingressar em Educação Básica (para poder ser professora do 1º ao 6º ano) ou em Línguas Literaturas e Culturas (para poder ser professora do 7º ao 12º, de português e inglês). Eu já tenho uma licenciatura em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais e, como não gostei do curso, tenho algum receio de fazer a escolha errada novamente. Sempre fui muito indecisa.

Este ano dei explicações de português e inglês a várias idades, numa tentativa de me decidir, mas eu adorei tudo! Alguém já passou por isto? Ou alguém que ingressou nalgum destes cursos me consegue ajudar? Obrigada, mesmo!
Pelo que pesquisei, tens de ter em atenção se realmente existe oferta de cursos de Português E Inglês. Na vasta maioria que vi ou era Português, ou Inglês + outra Língua Estrangeira.

Outro ponto importante, o acesso aos mestrados em Ensino pedem um mínimo de X ECTS na língua em questão, e para o caso de Português, são logo 120 +/- só nessa área. Claro que eles dão uma margem de até 75% das ECTS, mas terias que realizar o restante para perfazer 100% durante o Mestrado.

No caso de Inglês + Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Alemão), creio que LLC dá perfeitamente no plano bidisciplinar, isto é, ficas com as ECTS todas para o Mestrado em questão. Para Português geralmente tem de ser uma licenciatura 100% em Português - como Estudos Portugueses, Português, ou plano mono disciplinar em Português -.

Para o caso do básico acho que aligeiram muito os pré-requisitos.