Dúvida na média de notas/exames para concurso acesso ensino superior

MBSM

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2019
Boa tarde,

Sou de ciências e tecnologias, terminei o 12ºano este ano (2020/2021) e estou com a seguinte dúvida.

Tive na disciplina de físico-quimica 13 valores no 10º ano, 14 valores no 11º ano e tive 16 valores na 2ª fase de exames, como melhoria de nota (tinha tirado 11,6, na 1ª fase de exames). Quais as notas que devo considerar para média do secundário e qual a nota de prova de ingresso para candidatura à 1ª fase de acesso ao ensino superior. Disseram-me que a nota do exame de melhoria da 2ª fase do ano passado não pode ser utilizada na 1ª fase de acesso ao ensino superior deste ano, é verdade?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,

Sou de ciências e tecnologias, terminei o 12ºano este ano (2020/2021) e estou com a seguinte dúvida.

Tive na disciplina de físico-quimica 13 valores no 10º ano, 14 valores no 11º ano e tive 16 valores na 2ª fase de exames, como melhoria de nota (tinha tirado 11,6, na 1ª fase de exames). Quais as notas que devo considerar para média do secundário e qual a nota de prova de ingresso para candidatura à 1ª fase de acesso ao ensino superior. Disseram-me que a nota do exame de melhoria da 2ª fase do ano passado não pode ser utilizada na 1ª fase de acesso ao ensino superior deste ano, é verdade?
Olá.
Como o ano passado não havia melhoria das notas das disciplinas, terás de contar com o 14. Isto, se não fizeres melhoria este ano.

MBSM

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2019
Obrigado e qual a nota de prova de ingresso para candidatura à 1ª fase de acesso ao ensino superior. Disseram-me que a nota do exame de melhoria da 2ª fase do ano passado não pode ser utilizada na 1ª fase de acesso ao ensino superior deste ano, é verdade?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado e qual a nota de prova de ingresso para candidatura à 1ª fase de acesso ao ensino superior. Disseram-me que a nota do exame de melhoria da 2ª fase do ano passado não pode ser utilizada na 1ª fase de acesso ao ensino superior deste ano, é verdade?
Sim, na 1ª fase de candidaturas só podes usar exames da 1º fase de exames.

MBSM

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2019
Obrigado pela confirmação 😢Vou tentar fazer melhoria de nota na 1ª fase para subir a minha média.

Matrícula
15 Junho 2021
Curso
Ciências e Tecnologias
Sim, na 1ª fase de candidaturas só podes usar exames da 1º fase de exames.

Peço desculpa intrometer-me mas também tenho a mesma dúvida.
Então se fizer melhoria de notas na 2ª Fase, só posso entrar na 2ª fase de candidaturas?
Mas há desvantagens em relação a isso...?
Sendo assim, para fazer melhorias, só vale a pena a 1ª fase?

Obrigada. Estou no 11º ano e ainda não percebo muito sobre...

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então se fizer melhoria de notas na 2ª Fase, só posso entrar na 2ª fase de candidaturas?
Não, mas não podes usar exames nacionais da 2ª fase como provas de ingresso na 1ª fase de candidatura. Podes sempre usar os que realizaste na 1ª fase.
Como melhoria da nota da disciplina, só podes usar melhorias da 2ª fase de exames, na 1ª fase de candidaturas, se estas foram realizadas em anos anteriores ao da candidatura.
Mas há desvantagens em relação a isso...?
Não, as melhorias não te prejudicam. Se te referes a candidatar na 2ª fase, sim, as vagas são inferiores e as notas dos últimos candidatos podem ser superiores.