Dúvida quanto a validade de exame para substituição de nota final da disciplina

vartreris

Membro Caloiro
Matrícula
28 Março 2024
Eu fiz um exame em 2019 como aluno externo, onde tive uma nota superior à CFD, que entretanto já não conta como prova de ingresso pois já passou os anos letivos do prazo para seu uso por lei.
Acabei o secundário em 2018.
Este exame ainda substitui a nota final da disciplina, apesar de já não contar como prova de ingresso, ou a sua validade para essa substituição também acabou?
Atenção, que volto a referir, foi um exame como aluno externo já após a conclusão do secundário.
Ou seja, na calculadora de média de acesso, ainda vale a pena meter esse exame como externo ou não?
Mencionar também, que no certificado de habilitações que recebi da escola já após 2019 este exame externo não aparece mencionado, nem há qualquer alteração na CFD aparente. Isto é normal, ou sinal também que já não conta para nada?

Já agora, a calculadora da Uniarea continua atualizada para este ano letivo?
(devido a facto de mencionar anos letivos anteriores, como: "de acordo com as regras em vigor para o acesso ao ensino superior em 2020/21, várias alterações foram feitas. Por exemplo, os exames nacionais realizados este ano não têm influência na CFD, pelo que efetivamente todos serão na condição de externo.")

Última edição:
Eu fiz um exame em 2019 como aluno externo, onde tive uma nota superior à CFD, que entretanto já não conta como prova de ingresso pois já passou os anos letivos do prazo para seu uso por lei.
Acabei o secundário em 2018.
Este exame ainda substitui a nota final da disciplina, apesar de já não contar como prova de ingresso, ou a sua validade para essa substituição também acabou?
Olá @vartreris
Em 2019 ainda existiam as melhorias do diploma, pelo que se na altura assinalaste "sim" esse campo, e pagaste a respetiva taxa adicional (10€/exame em vez de 3€/exame), supostamente essa melhoria deveria ter ficado no teu diploma de forma definitiva, bem como poder ainda ser usada para efeitos de acesso.
Se não assinalaste na altura a melhoria do diploma, a melhoria para efeitos de acesso já não tem efeitos, porque como o exame já não é válido, também não aparece na ficha ENES, pelo que a nota não é alterada.
Explico estes 2 tipos de melhoria neste artigo:

Olá @vartreris
Em 2019 ainda existiam as melhorias do diploma, pelo que se na altura assinalaste "sim" esse campo, e pagaste a respetiva taxa adicional (10€/exame em vez de 3€/exame), supostamente essa melhoria deveria ter ficado no teu diploma de forma definitiva, bem como poder ainda ser usada para efeitos de acesso.
Se não assinalaste na altura a melhoria do diploma, a melhoria para efeitos de acesso já não tem efeitos, porque como o exame já não é válido, também não aparece na ficha ENES, pelo que a nota não é alterada.
Explico estes 2 tipos de melhoria neste artigo:
Entendi. Eu não tenho total certeza, mas penso não ter assinalado, o que explica não vir no certificado de habilitações essa melhoria.
Pensei que, apesar de o exame já ter perdido a validade, a alteração na nota interna continuasse a contar sem qualquer prazos para candidatura ao ensino superior, mesmo que não viesse no diploma, que penso que seria o mais justo. Ficar de fora por 7 euros este ano é algo frustrante se for o caso (foi uma melhoria enorme, alterava a nota interna de 13 para 19 e tinha um bom peso agora na nota de candidatura), até porque este ano mudei de area e nem vou fazer esse exame por isso.. não há mesmo como alterar a nota aparentemente.. 😅

Uma questão, em 2019 ao colocar a cruzinha no 4.8 apenas, "prova de ingresso", para além de contar como prova de ingresso, substituía a nota interna certo? Porque é só isso que me lembro, que a interna se alterou.

Não há mesmo nada a fazer aqui pois não?

Última edição:
Uma questão, em 2019 ao colocar a cruzinha no 4.8 apenas, "prova de ingresso", para além de contar como prova de ingresso, substituía a nota interna certo? Porque é só isso que me lembro, que a interna se alterou.
Só para efeitos de acesso, que não é uma melhoria "definitiva", como é o caso da melhoria do diploma.

Não há mesmo nada a fazer aqui pois não?

Diria que não dá mesmo.

• Like
Reactions: vartreris
Só para efeitos de acesso, que não é uma melhoria "definitiva", como é o caso da melhoria do diploma.

Diria que não dá mesmo.
Bem, é o que é então, pronto. Só acho meio que na altura ninguém mencionou-me deste possível beneficio de se um dia voltasse a querer fazer outra licenciatura, era mais só para ter uma nota diferente num diploma, daí provavelmente ter achado que não se justificava. São coisas que ninguém vem a pensar sequer na altura, fazer outra licenciatura. No fundo, no fundo, é comprar uma nota vitalícia por 7 euros. Que sentido isto faz? Que custos administrativos tem a escola ou o governo para ter que colocar estas diferentes taxas e não dar logo a alteração para todos. Não entendo.. acho que não vai muito para com o principio de igualdade estar a possivelmente concorrer em desvantagem contra quem meteu uma cruzinha e pagou mais uns euros para ter a nota, mas pronto talvez me esteja a escapar algo que justifique essa necessidade de adicionar esta burocracia.. 😅

• Like
Reactions: davis
Update: No caso de alguma vez alguém acabar neste post um dia, já sem esperar que fosse acontecer, os exames continuaram a substituir a nota interna apesar de já terem passado de prazo, não constarem no certificado de habilitações do secundário e aparentemente não ter pago a melhoria de diploma na altura. Consegui assim entrar por causa disso no curso que desejava! Era uma situação muito particular e difícil de prever, agradeço a ajuda de qualquer forma @davis. Se for uma situação de eu particularmente ter tido sorte e seja caso-a-caso, tenham atenção aos vossos direitos para efeitos de justiça (a não ser que entretanto haja alguma indicação que o previna), pois no meu caso foi assim.

• Like
Reactions: sigis and davis
Update: No caso de alguma vez alguém acabar neste post um dia, já sem esperar que fosse acontecer, os exames continuaram a substituir a nota interna apesar de já terem passado de prazo, não constarem no certificado de habilitações do secundário e aparentemente não ter pago a melhoria de diploma na altura. Consegui assim entrar por causa disso no curso que desejava! Era uma situação muito particular e difícil de prever, agradeço a ajuda de qualquer forma @davis. Se for uma situação de eu particularmente ter tido sorte e seja caso-a-caso, tenham atenção aos vossos direitos para efeitos de justiça (a não ser que entretanto haja alguma indicação que o previna), pois no meu caso foi assim.
Olá, vou estar na mesma situação que a tua neste ano letivo.

A ideia que eu tenho é que as a melhoria da média interna provinda dos exames que fiz como externo (se bem me lembro também não paguei os 10€ pelo exame) em 2016 apenas seriam válidos para aquele ano.

No entanto tu dizes que no teu caso, a nota permaneceu mesmo passando todos estes anos. Ou seja quando pediste a ficha ENES, constava lá a nota interna do exame, certo?

Falando agora para toda a comunidade uniarea:

Alguém sabe se há possibilidade de saber se a nota interna do meu exame de 2016 ainda contará para efeitos da matrícula em 2025/2026? Mesmo estando agora no início deste ano letivo, era a diferença entre passar vários meses da minha vida a estudar para aquela disciplina ou ficar descansado com a nota que tive de 2016.

Por exemplo, será possível pedir uma simulação da ficha ENES neste momento apenas para verificar se a nota interna adquirida pelo exame ainda consta lá? Ou apenas podemos fazer o pedido dessa ficha com a abertura da data de candidaturas?

Obrigado

A ideia que eu tenho é que as a melhoria da média interna provinda dos exames que fiz como externo (se bem me lembro também não paguei os 10€ pelo exame) em 2016 apenas seriam válidos para aquele ano.

No entanto tu dizes que no teu caso, a nota permaneceu mesmo passando todos estes anos. Ou seja quando pediste a ficha ENES, constava lá a nota interna do exame, certo?

Alguém sabe se há possibilidade de saber se a nota interna do meu exame de 2016 ainda contará para efeitos da matrícula em 2025/2026? Mesmo estando agora no início deste ano letivo, era a diferença entre passar vários meses da minha vida a estudar para aquela disciplina ou ficar descansado com a nota que tive de 2016.

Por exemplo, será possível pedir uma simulação da ficha ENES neste momento apenas para verificar se a nota interna adquirida pelo exame ainda consta lá? Ou apenas podemos fazer o pedido dessa ficha com a abertura da data de candidaturas?

Obrigado

A nota interna da disciplina conta para o teu acesso ao ensino superior. Um exame nacional de 2016 já não conta. Apenas podes pedir na altura das fichas ENES.

A nota interna da disciplina conta para o teu acesso ao ensino superior. Um exame nacional de 2016 já não conta. Apenas podes pedir na altura das fichas ENES.
Não sei se percebi bem. Quando dizes que o exame nacional de 2016 já não conta, referes-te a ele apenas como prova de ingresso (eu sei que essa já não será válida), ou também à sua melhoria de nota da disciplina para acesso ao ensino superior?

Desculpa se estiver a ser chato e obrigado 😂

• Like
Reactions: Joana Antunes
Não sei se percebi bem. Quando dizes que o exame nacional de 2016 já não conta, referes-te a ele apenas como prova de ingresso (eu sei que essa já não será válida), ou também à sua melhoria de nota da disciplina para acesso ao ensino superior?

Desculpa se estiver a ser chato e obrigado 😂

Está tudo bem, não te preocupes ahahahah

Não conta como prova de ingresso nem como nota de melhoria para acesso ao ensino superior.

• Like
Reactions: Vasco Carvalho

Obrigado
Sim, no meu caso foi isso que aconteceu.
Os exames não contam mais como prova de ingresso, mas continuaram a manter o seu peso na ficha ENES. Vinha tudo lá, e como disse, no meu certificado de habilitações não há sinal deles, aparecem os antigos e as notas inalteradas, o que comprova o não pagamento dessa taxa extra para a chamada melhoria de diploma.

Por isso tecnicamente fora do acesso ao ensino superior é como se não existisse historial oficial deles. No acesso, não podes usar como prova de ingresso mas aparentemente continuam a afetar as notas e mencionados na ficha ENES.
Ressalvo, a não ser que tenha existido um erro processual no meu certificado de habilitações, que acho pouco provável, pois realmente não me lembro de pagar nada extra.

Mas pelo sim pelo não, recomendo tentares contactar uma fonte mais oficial, ou fala com a tua antiga escola para que eles te possam ajudar ou para que te metam em contacto com alguém que possa esclarecer melhor a situação para não ficares nessa dúvida. Boa sorte!