Dúvida relativamente à ficha ENES

NonôMendes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2021
Bom dia. Estou com imensas dúvidas em relação a todo o processo de candidatura ao acesso superior. Em primeiro lugar, fiz exame nacional de Inglês como aluna externa. Recebi a senha de acesso ao sítio da Candidatura Online 2021 de Acesso ao Ensino Superior no dia 12 de Julho. Em relação a esse tópico, tenho de entregar algum tipo de confirmação na escola?
A minha outra questão é em relação à ficha ENES, como a pedimos? É a partir do dia 2 de Agosto, dia em que são afixadas as notas, correcto, e como fazemos isso, pedimos na escola ou no sítio da Candidatura Online 2021? Além disso, eu, como aluna externa, só consigo verificar fisicamente na escola, certo, não consigo ver online?
Desculpem tantas perguntas, mas não estou a conseguir esclarecê-las com ninguém. Obrigada :)

• Like
Reactions: Raulmendes

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia. Estou com imensas dúvidas em relação a todo o processo de candidatura ao acesso superior. Em primeiro lugar, fiz exame nacional de Inglês como aluna externa. Recebi a senha de acesso ao sítio da Candidatura Online 2021 de Acesso ao Ensino Superior no dia 12 de Julho. Em relação a esse tópico, tenho de entregar algum tipo de confirmação na escola?
A minha outra questão é em relação à ficha ENES, como a pedimos? É a partir do dia 2 de Agosto, dia em que são afixadas as notas, correcto, e como fazemos isso, pedimos na escola ou no sítio da Candidatura Online 2021? Além disso, eu, como aluna externa, só consigo verificar fisicamente na escola, certo, não consigo ver online?
Desculpem tantas perguntas, mas não estou a conseguir esclarecê-las com ninguém. Obrigada :)
Olá!

Não tens que entregar nenhuma confirmação na escola, é só aguardares a aberturadas candidaturas e usas a senha para entrar na DGES. Quanto à ficha ENES, diriges-te à secretaria a partir do dia da saída dos resultados dos exames nacionais e pedes a ficha ENES (pode demprar alguns dias até entregarem, mas não te preocupes, vai chegar a tempo de te candidatares). É pedido na escola. Certo, só deves conseguir consultar o resultado presencialmente.

NonôMendes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2021
Olá!

Não tens que entregar nenhuma confirmação na escola, é só aguardares a aberturadas candidaturas e usas a senha para entrar na DGES. Quanto à ficha ENES, diriges-te à secretaria a partir do dia da saída dos resultados dos exames nacionais e pedes a ficha ENES (pode demprar alguns dias até entregarem, mas não te preocupes, vai chegar a tempo de te candidatares). É pedido na escola. Certo, só deves conseguir consultar o resultado presencialmente.
Ah, ok, muito obrigada :) E entregam-nos a ficha ENES na plataforma online ou temos que nos dirigir à escola?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Ah, ok, muito obrigada :) E entregam-nos a ficha ENES na plataforma online ou temos que nos dirigir à escola?
Isso é questão de critério da escola. Há escolas que entregaram no ano passado presencialmente, outras entregaram digitalmente. Contacta a escola para confirmares.

Raulmendes

Membro Veterano
Matrícula
4 Fevereiro 2021
E no meu caso, eu realizei o exame numa escola que não foi a minha, peço a ficha ENES onde realizei os exames ou onde acabei o secundário?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E no meu caso, eu realizei o exame numa escola que não foi a minha, peço a ficha ENES onde realizei os exames ou onde acabei o secundário?
Olá.
Onde fizeste os exames nacionais.

• Like
Reactions: Raulmendes
Matrícula
16 Fevereiro 2021
Curso
Ciência e Tecnologia Animal
Instituição
Universidade de Évora
Olá!!
Eu vou à 2a fase de FQ que vai contar como 1a (tive de faltar pois estava de quarentena). Sendo que FQ é uma prova de ingresso, quando é que peço a ficha ENES?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!!
Eu vou à 2a fase de FQ que vai contar como 1a (tive de faltar pois estava de quarentena). Sendo que FQ é uma prova de ingresso, quando é que peço a ficha ENES?
Após saírem os resultados da 2.ª fase.
Mesmo assim, se tens algum exame válido, o melhor seria pedires logo na 1.ª fase e te candidatares (ignorando os avisos a dizer que não tens prova de ingresso). Se depois mudares de ideias, tens 3 dias úteis depois para mudar.

Raulmendes

Membro Veterano
Matrícula
4 Fevereiro 2021
enviei e-mail à escola onde realizei os exames, para perguntar (ja tinha enviado há uns dias e so agora recebi a resposta), e disseram que como sou aluno externo, tenho que pedir a ficha na escola onde realizei o secundário, não onde fiz os exames.
??,

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Raulmendes
enviei e-mail à escola onde realizei os exames, para perguntar (ja tinha enviado há uns dias e so agora recebi a resposta), e disseram que como sou aluno externo, tenho que pedir a ficha na escola onde realizei o secundário, não onde fiz os exames.
??,
Isso não faz sentido. A tua escola não tem as tuas notas dos exames. Quem emite a ficha é a escola onde realizaste os exames nacionais.

Márcia14

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Boa tarde
Amanhã vou buscar a ficha enes pra me candidatar a faculdade privada pela 1 fase.
quando me for candidatar a 2 fase do cnaes ( pois o ano passado so passei na 2 fase do exame ) .
a dúvida é, peço a ficha enes amanhã e depois quando abrir a segunda fase tenho que ir buscar outra? Ou a ficha enes da 1 fase é válida na 2?

espero ter sido clara

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde
Amanhã vou buscar a ficha enes pra me candidatar a faculdade privada pela 1 fase.
quando me for candidatar a 2 fase do cnaes ( pois o ano passado so passei na 2 fase do exame ) .
a dúvida é, peço a ficha enes amanhã e depois quando abrir a segunda fase tenho que ir buscar outra? Ou a ficha enes da 1 fase é válida na 2?

espero ter sido clara
Olá.
A da 1.ª fase pode ser usada na 2.ª fase de candidaturas.

• Like
Reactions: Márcia14

Márcia14

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Se eu tentar inserir a ficha enes com o exame da 2 fase do ano passado agora dia 6, o que vai acontecer? A candidatura fica inválida?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Márcia14
Se eu tentar inserir a ficha enes com o exame da 2 fase do ano passado agora dia 6, o que vai acontecer? A candidatura fica inválida?
Podes usar a ficha, desde que seja deste ano. Os exames da 2ª fase de exames serão ignorados para efeitos de candidatura desta fase pela plataforma.

• Like
Reactions: Márcia14

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
entao nao me vale de nada sendo que o exame que passei é da 2 fase do ano passado
Com esse exame só podes concorrer à 2ª e3ª fases de candidaturas.

Raulmendes

Membro Veterano
Matrícula
4 Fevereiro 2021
Mandei email à escola onde realizei o secundário e confirmaram que era lá que ia buscar mesmo.
🤷‍♂️

Hoje fui ver as minhas notas e passei na secretária para pedir a ficha enes, e ficaram com os meus dados e ta tudo ok. Em principio levanto na quinta feira a ficha.

Fiquei a boiar, as escolas dão-me informações diferentes por e-mail mas, presencialmente já é diferente.
Não percebi , espero que esteja tudo ok.. lol

mgztwod

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2019
Boa tarde estou com uma dúvida na ficha enes. Concluí o 10º e o 11º num curso cientifico-humanístico e o 12º num curso EFA. Na ficha ENES diz que eu fiz o curso EFA do 10º/12º, isto está correto?
Estou a perguntar pois fui fazer a simulação de candidatura e lá diz:
  • Curso de 3 anos (10º/12º)
  • Curso de 2 anos (10º/11º) + Curso de 1 ano (12º)
Factualmente, está errado dizer que eu fiz um curso de 3 anos, daí estar em dúvida.