Dúvida sobre a Bolsa DGES

iaruso

Membro
Matrícula
15 Junho 2022
Curso
Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web
Instituição
ESMAD
Boas, terminei recentemente a licenciatura e tive apoio nestes 3 anos. Vou prosseguir com os estudos num mestrado e trabalhar simultaneamente. Pelo que entendi pelo menos neste primeiro ano devo conseguir ter a bolsa, sendo que no segundo, já vai entrar para as contas o que recebo e visto que vivo ainda com os meus pais, não vou ter direito a receber.
A dúvida para este primeiro ano é que nos últimos dois anos pediram uma declaração de que a minha mãe estava registada no centro de emprego e a cena é que não há intenção de realmente ter emprego, porque fazendo as contas não faz sentido ter mais rendimentos e ela toma conta dos meus irmãos.
Neste ano, se me pedirem esse documento, o que devo fazer? Dizer que ela não tenciona ter emprego? Posso ser excluído de receber a bolsa por causa disso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
visto que vivo ainda com os meus pais, não vou ter direito a receber.
Isso depende dos rendimentos do teu agregado. Se não ultrapassar o valor per capita, continuas a poder ter direito à bolsa, mesmo trabalhando.
Dizer que ela não tenciona ter emprego?
A tua mãe tem de estar registada no centro de emprego, mesmo que não tenha intenção de ter um emprego para manteres a bolsa. Depois, na declaração sob compromisso de honra em que te peçam para clarificares a situação do teu agregado, podes alegar que a tua mãe mantém-se desempregada porque não arranja trabalhos que sejam compatíveis com o facto de ter de cuidar dos teus irmãos.

iaruso

Membro
Matrícula
15 Junho 2022
Curso
Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web
Instituição
ESMAD
Isso depende dos rendimentos do teu agregado. Se não ultrapassar o valor per capita, continuas a poder ter direito à bolsa, mesmo trabalhando.

A tua mãe tem de estar registada no centro de emprego, mesmo que não tenha intenção de ter um emprego para manteres a bolsa. Depois, na declaração sob compromisso de honra em que te peçam para clarificares a situação do teu agregado, podes alegar que a tua mãe mantém-se desempregada porque não arranja trabalhos que sejam compatíveis com o facto de ter de cuidar dos teus irmãos.
Obrigado pela resposta desde já.
Ouvi dizer que se o valor passar os 8 mil e mais alguma coisa, então não recebo, que será o meu caso para o 2° ano.
A cena é que foi isso que a minha mãe fez em relação ao centro de emprego, mas quem trabalha lá estava a chatear-se com ela e a dizer cenas de estar a aproveitar-se dos apoios e isso.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado pela resposta desde já.
Ouvi dizer que se o valor passar os 8 mil e mais alguma coisa, então não recebo, que será o meu caso para o 2° ano.
A cena é que foi isso que a minha mãe fez em relação ao centro de emprego, mas quem trabalha lá estava a chatear-se com ela e a dizer cenas de estar a aproveitar-se dos apoios e isso.
Sim é por aí o valor per capita, ou seja 8000 x n° de pessoas do agregado. Podes tentar o simulador da bolsa para confirmar. Desde que lhe passem a declaração de estar inscrita, é tranquilo.

• Like
Reactions: iaruso

Júnio Sousa

Membro Veterano
Matrícula
9 Junho 2020
Boa tarde,
Eu ia fazer o pedido da atribuição automática da bolsa, no qual deparo me com estas duas perguntas, no ano letivo que acabou encontrava me inscrito em 72 ects(+12 ects do que o normal) a resposta estaria certa? quanto a segunda pergunta tenciono deixar uma cadeira para um ano seguinte( não previsto) terei de responder não a segunda pergunta?1658771532985.png

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde,
Eu ia fazer o pedido da atribuição automática da bolsa, no qual deparo me com estas duas perguntas, no ano letivo que acabou encontrava me inscrito em 72 ects(+12 ects do que o normal) a resposta estaria certa? quanto a segunda pergunta tenciono deixar uma cadeira para um ano seguinte( não previsto) terei de responder não a segunda pergunta?Ver anexo 23316
Respondes sim caso tenhas completado este ano no mínimo 36 ECTS. Se a tua licenciatura for de 3 anos, podes ter direito à bolsa 3+1 ano, ou seja, 4 anos. Se consegues completar nesslte número, responde sim. Se for um curso de 4, 5 ou 6 anos é n (n = n° de anos da licenciatura) + 2.

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia
isto pode ser uma pergunta um pouco incosciente mas eu acho que não tenho possibilidade de recer a bolsa devido ao escalão do meu pai porém não li em lado nenhum que não posso colocar no sim, faz mal se fizer isso mesmo não tendo a certeza? o facto de a minha mãe não trabalhar talvez contasse para alguma coisa?

Attachments

• 1658772009703.png
    1658772009703.png
    21.3 KB · Visitas: 7

Júnio Sousa

Membro Veterano
Matrícula
9 Junho 2020
Então para esta pergunta
Poderá concluir o curso que frequenta ou vai frequentar num número máximo de inscrições igual ou inferior ao regularmente admitido? respondo sim, sendo que a licenciatura é de três anos, mas vou frequentar um quarto ano para concluir uma cadeira em falta?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
isto pode ser uma pergunta um pouco incosciente mas eu acho que não tenho possibilidade de recer a bolsa devido ao escalão do meu pai porém não li em lado nenhum que não posso colocar no sim, faz mal se fizer isso mesmo não tendo a certeza? o facto de a minha mãe não trabalhar talvez contasse para alguma coisa?
Podes colocar sim, não te prejudica. Consulta o regulamento de atribuição para verificares o rendimento per capita e se o teu agregado atinge o limite ou não. Também podes experimentar o simulador da bolsa DGES.
Então para esta pergunta
Poderá concluir o curso que frequenta ou vai frequentar num número máximo de inscrições igual ou inferior ao regularmente admitido? respondo sim, sendo que a licenciatura é de três anos, mas vou frequentar um quarto ano para concluir uma cadeira em falta?
Certo, respondes sim.

• Fabulous
Reactions: Ana Sim