Dúvida sobre a melhoria da nota 2022

raquel.paiva_

Membro Caloiro
Matrícula
28 Março 2022
Boa noite,! Acabei o meu 12 o ano passado e tentei ingressar à faculdade mas acabei por não ser colocada..
Acabei por realizar o exame de português, e tive 156 se não estou em erro. Acabei o 12 com nota de 16. Ainda que não faça grande diferença, queria saber se acham que vale a pena tentar repetir o exame, e em caso afirmativo em que condições seria, isto é, tentando como prova de ingresso ou como melhoria da nota interna..
E outra coisa, no caso de repetir o exame vir a ter uma nota mais baixa do que aquela que tive anteriormente, qual contaria? A deste ano, independentemente se é mais alta ou mais baixa, ou a melhor dos dois? Agradeço desde já a quem puder responder e boa sorte a todos :)))

Solução
Boa noite,! Acabei o meu 12 o ano passado e tentei ingressar à faculdade mas acabei por não ser colocada..
Acabei por realizar o exame de português, e tive 156 se não estou em erro. Acabei o 12 com nota de 16. Ainda que não faça grande diferença, queria saber se acham que vale a pena tentar repetir o exame, e em caso afirmativo em que condições seria, isto é, tentando como prova de ingresso ou como melhoria da nota interna..
E outra coisa, no caso de repetir o exame vir a ter uma nota mais baixa do que aquela que tive anteriormente, qual contaria? A deste ano, independentemente se é mais alta ou mais baixa, ou a melhor dos dois? Agradeço desde já a quem puder responder e boa sorte a todos :)))
Olá, Raquel! Se estás disposta a...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, Raquel! Se estás disposta a estudar e a preparar-te para o exame de Português novamente, eu recomendaria que o fizesses. No teu caso em específico, recomendaria que fizesses como melhoria (que em simultâneo, se a tua nota for superior ao 156 que tiraste antes, será também uma melhoria de prova de ingresso). Caso a tua classificação no exame seja superior à nota com que tinhas terminado a disciplina de Português, a nota do exame arredondada substitui a tua anterior nota, o que reflecte uma subida da tua média interna, mesmo que sejam poucas décimas - como deves imaginar, todas as décimas contam e fazeres esta melhoria faz sentido para o teu caso.

Caso a classificação seja inferior não acontece absolutamente nada que te prejudique: a tua nota interna mantém-se igual e quando usares a prova de ingresso, automaticamente será a tua classificação mais alta; portanto, se tiveres menos de 156, para efeitos de candidatura o exame mais baixo simplesmente não conta. Boa sorte 🤗

• Like
Reactions: davis
Solução

Catarinaf7

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2021
Curso
ciências e tecnologias
Boa noite! Sempre me questionei acerca de fazer o exame de mat ou não. Para decidir preciso de esclarecer uma coisa: Se for à segunda fase (depois de ir à primeira meio a brincar, porque não preciso para ingresso) a nota desse exame serve como nota interna da disciplina para ingressar na 1ªa fase de candidatura ?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite! Sempre me questionei acerca de fazer o exame de mat ou não. Para decidir preciso de esclarecer uma coisa: Se for à segunda fase (depois de ir à primeira meio a brincar, porque não preciso para ingresso) a nota desse exame serve como nota interna da disciplina para ingressar na 1ªa fase de candidatura ?
Só a partir do ano seguinte à melhoria (em 2a fase) para a 1a fase de candidaturas.