Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário

Rutemarques2002

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde!
Eu tenho uma dúvida, eu decidi não realizar os exames nem de matemática nem de Português dado que não são as minhas provas de ingresso. Sendo assim, supondo que o governo avança com a ideia de os 11º e 12º regressarem às aulas presenciais dia 4 de Maio para as disciplinas de exame, eu terei que ir a essas aulas mesmo sem ir a exame ou poderei continuar com a escola à distância? Muito obrigado, desde já

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde!
Eu tenho uma dúvida, eu decidi não realizar os exames nem de matemática nem de Português dado que não são as minhas provas de ingresso. Sendo assim, supondo que o governo avança com a ideia de os 11º e 12º regressarem às aulas presenciais dia 4 de Maio para as disciplinas de exame, eu terei que ir a essas aulas mesmo sem ir a exame ou poderei continuar com a escola à distância? Muito obrigado, desde já
Podes faltar, o Governo avançou que seria possível justificar essas faltas.

• Like
Reactions: Rutemarques2002

Asmet24

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2018
Boa tarde tou no 12 ano e tenho 2 questões. A primeira é eu vou fazer exame de geografia como prova de ingresso e já percebi que não posso anular a disciplina e ter a nota total no entanto é possível mudar os 30% do exame antigo? Ou seja no meu caso o exame correu muito mal e tive 6 e desceu a minha nota para 10 se agr tivesse um 15 a nota final da disciplina iria subir tmb ou não? E sobre as aulas presenciais não vou fazer nem português nem história sou obrigado a ir? E se não for sou prejudicado por isso? Obrigado

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde tou no 12 ano e tenho 2 questões. A primeira é eu vou fazer exame de geografia como prova de ingresso e já percebi que não posso anular a disciplina e ter a nota total no entanto é possível mudar os 30% do exame antigo? Ou seja no meu caso o exame correu muito mal e tive 6 e desceu a minha nota para 10 se agr tivesse um 15 a nota final da disciplina iria subir tmb ou não? E sobre as aulas presenciais não vou fazer nem português nem história sou obrigado a ir? E se não for sou prejudicado por isso? Obrigado
A única altura em que podes alterar os 30% é na 2ª fase do ano de conclusão (este ano nem isso) no entanto, de acordo com as regras até ao momento, os 30% não contam a quem se for candidatar este ano, por isso a tua CIF antes da realização do exame o ano passado vai voltar (isto porque te desceu a nota) portanto só te resta dedicar ao exame de Geografia já que é a tua PI.

Não és obrigado a ir às aulas, pelo que sei as faltas estão justificadas.

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Boas, sou aluno de música 12.º ano mas quero concorrer a medvet, por isso vou fazer os exames de Biologia e Geologia e Física e Química A, tenho de ir às aulas de Português (única disciplina que tenho na escola)? Posso ir assistir a aulas de 11.º ano de Biologia e Geologia e Física e Química A?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @GuilhermeReb
Boas, sou aluno de música 12.º ano mas quero concorrer a medvet, por isso vou fazer os exames de Biologia e Geologia e Física e Química A, tenho de ir às aulas de Português (única disciplina que tenho na escola)? Posso ir assistir a aulas de 11.º ano de Biologia e Geologia e Física e Química A?
Tudo indica que não tens de ter aulas de português, mas o decreto-lei publicado pode ser interpretado de forma diferente, pelo que o melhor será esperar por mais esclarecimentos. Sobre a assistires a aulas que não estás a frequentar, não está nada previsto a esse nível, pelo que no limite poderá caber à escola decidir se autoriza isso ou não.

• Like
Reactions: GuilhermeReb
Matrícula
2 Maio 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
É "obrigatório" a presença nas aulas presenciais a todas as disciplinas que são sujeitas a exame no teu curso. (Podes sempre não ir e ter as faltas justificadas, mas, segundo o documento que li, ficas sem acesso às plataformas em que te eram disponibilizadas informações durante a época de isolamento).

Angie_Mar

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
É "obrigatório" a presença nas aulas presenciais a todas as disciplinas que são sujeitas a exame no teu curso. (Podes sempre não ir e ter as faltas justificadas, mas, segundo o documento que li, ficas sem acesso às plataformas em que te eram disponibilizadas informações durante a época de isolamento).
Pois, é verdade! Mas uma vez que as faltas serão devidamente justificadas. Existe, alguma, penalização ou consequência má na avaliação final, se não se frequentarem as aulas? Essa parte, a meu ver, não está explicita! É opção, dos alunos e dos pais, mas ninguém iria optar sem motivos...E as noticiais, contradizem-se! Estou super confusa...Obrigada!

Matrícula
2 Maio 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Pois, é verdade! Mas uma vez que as faltas serão devidamente justificadas. Existe, alguma, penalização ou consequência má na avaliação final, se não se frequentarem as aulas? Essa parte, a meu ver, não está explicita! É opção, dos alunos e dos pais, mas ninguém iria optar sem motivos...E as noticiais, contradizem-se! Estou super confusa...Obrigada!
Também estou muito confusa... Supostamente todos podemos não ir com faltas justificadas, mas os meus professores, por exemplo, já estão a marcar testes para depois das aulas começarem..

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Também estou muito confusa... Supostamente todos podemos não ir com faltas justificadas, mas os meus professores, por exemplo, já estão a marcar testes para depois das aulas começarem..
Podes não ir, no entanto, se não pertenceres a grupos de risco, a escola não é obrigada a prestar-te apoio ou alternativas de avaliação online.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Testes? Têm de falar com a direção. Os alunos que faltarem a esses testes não podem ser prejudicados.
A intenção é a uma melhor preparação para os exames, não fazer avaliações.

Angie_Mar

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Testes? Têm de falar com a direção. Os alunos que faltarem a esses testes não podem ser prejudicados.
A intenção é a uma melhor preparação para os exames, não fazer avaliações.
Pois, a situação mencionada pela Maria Matias, é frequente... Os meus professores, falaram na aplicação de testes (imprimidos e que não foram realizados no 2 período). Não podemos ser prejudicados, eu acho. Mas é estúpido continuarem a avaliar... Porque nesse sentido, há alunos que serão prejudicados por não irem... E depois, as aulas eram só de preparação...
Isto, está é uma grande embrulhada, é o que é!

• Like
Reactions: Mariamatias.02
Matrícula
4 Abril 2019
Sou aluna do 12 ano e vou fazer exame de português apenas. A minha professora é doente de risco e não vai poder dar aulas no entanto quer dar aulas à parte por vídeo chamada de preparação. Foi me dito que as aulas presenciais seriam para dar matéria não rever matéria para exame. Estou a considerar não ir às aulas presenciais o que acham?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Inesllllllllllg
Sou aluna do 12 ano e vou fazer exame de português apenas. A minha professora é doente de risco e não vai poder dar aulas no entanto quer dar aulas à parte por vídeo chamada de preparação. Foi me dito que as aulas presenciais seriam para dar matéria não rever matéria para exame. Estou a considerar não ir às aulas presenciais o que acham?
Só tu e o teu encarregado de educação podem decidir o que acham que é melhor. Mas tem em conta que mesmo a tua professora sendo doente de risco poderás ter aulas presenciais dessa disciplina, com ela ando aulas à distância e com um professor assistente de forma presencial.

TigasPraz

Membro Veterano
Matrícula
24 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
Secundário
Olá @davis, sou aluno do 12º ano. Vou fazer o exame de Matemática este ano, no entanto, pelo o que li, tenho de ir às duas disciplinas. A minha dúvida é: Eu posso ir às aulas de Matemática e faltar às aulas de Português? É que a minha professora de Português já quer fazer testes e avaliar-nos e tenho medo que me baixe a nota.

Obrigado desde já,

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá @davis, sou aluno do 12º ano. Vou fazer o exame de Matemática este ano, no entanto, pelo o que li, tenho de ir às duas disciplinas. A minha dúvida é: Eu posso ir às aulas de Matemática e faltar às aulas de Português? É que a minha professora de Português já quer fazer testes e avaliar-nos e tenho medo que me baixe a nota.

Obrigado desde já,
Poder até podias, mas depois não podias justificar as faltas. Ou vais às duas disciplinas, ou não vais a nenhuma. Não podes escolher.

TigasPraz

Membro Veterano
Matrícula
24 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
Secundário
Poder até podias, mas depois não podias justificar as faltas. Ou vais às duas disciplinas, ou não vais a nenhuma. Não podes escolher.
Obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Mais uma dúvida, os professores podem fazer testes e baixarem-nos as notas este período?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Mais uma dúvida, os professores podem fazer testes e baixarem-nos as notas este período?
Os professores não podem prejudicar ninguém por não ir às aulas presenciais, mas podem realizar as avaliações que acharem necessárias.
A minha recomendação é tentares resolver com a escola. De tudo o que eu já li, a situação dos alunos que não vão às aulas presenciais e não são de grupos de risco é um pouco indefinida. Se a escola não facilitar as aulas online, não têm aulas nenhumas até ao fim do ano e, por isso, não têm mais avaliações.

• Like
Reactions: Mr. Gomes