Hello! Também sou aluna deslocada, bolseira e residi os meus três anos de licenciatura numa residência dos SASUL (Universidade de Lisboa) e continuarei a residir lá durante o Mestrado. Penso que posso colocar em perspectiva a minha experiência, conjugando-a com a da colega que te explicou a situação em Aveiro.
Como te disseram, cada residência é uma unidade em si mesma, pelo que todas vão ter as suas particularidades (além de ser uma experiência um pouco subjectiva - há quem se dê bem e quem deteste residir por lá). No caso dos SASUL, eles possuem várias residências espalhadas pela cidade, no máximo estão a pouco mais de 30min de viagem até às faculdades. Está prevista a construção de um complexo grande residencial dos SASUL, porque estes vão perder algumas resis que tinham (basicamente, os SASUL compraram pisos de prédios habitacionais e alguns deles o proprietário do prédio abriu insolvência e essas resis deixarão de existir em breve). Resido em Benfica, precisamente numa situação em que os SASUL compraram os últimos 3 pisos de um prédio e converteram isso em residências - o 4º, o 5º e o 6º piso. O 6º piso, onde resido, é exclusivamente habitado por raparigas, os restantes pisos são resis mistas.
Ao contrário da situação que te disseram acima, a maioria das resis aqui tem mais quartos partilhados do que individuais, mas a maioria são duplos, pelo que em princípio o mais comum é teres uma colega de quarto ou no máximo duas, porque na resi de Benfica não temos mais do que um quarto triplo. Os quartos partilhados são bastante grandes, possuem cama individual, secretária, estante e roupeiro só para teu uso. Temos 4 casas de banho, todas partilhadas - costumamos fazer uma divisão mais ou menos, mas podes usar qualquer uma; normalmente, as pessoas usam mais as casas de banho do lado em que ficam alojadas (porque, como antes eram habitações normais, tens o piso do lado direito e o do lado esquerdo, que estão interligados interiormente através da cozinha). Costumamos habitar mais ou menos 18 pessoas, mas não é hábito haver muita confusão e galhofa, porque como são pessoas de todas as faculdades, muitas vezes temos todas horários suficientemente diferentes para mais ou menos gerir o espaço.
Os quartos individuais têm uma regra de ocupação: rodamos entre as mais velhas a residir. Por exemplo, imaginemos que X entra na resi em Setembro, em Outubro entra a Y e em Novembro entra a Z. O normal no teu primeiro ano é ficares num quarto partilhado. No ano a seguir, imagina que a X é a mais antiga residente, porque a U e a V, que já mais antigas que a X, Y e Z estiveram nos quartos individuais no ano lectivo anterior - então, nesse caso, a X vai para o quarto individual no ano a seguir, ocupa-o um ano e no ano a seguir, seria a vez da Y. São mais pessoas a ficar no individual, porque temos 4-5 quartos, então vamos rodando segundo esta regra - toda a gente partilha quarto no seu percurso e toda a gente que ficar na resi eventualmente vai rodar no quarto individual. Para mim, é a regra mais justa com todas e gosto muito desse critério.
Quanto ao nível dos outros espaços, a cozinha está equipada, tens máquina de café e fervedor de água (emprestados por uma colega, mas de utilização geral), um forno eléctrico, um fogão com forno, microondas, dois frigoríficos e dois congeladores e vários armários, sendo que partilhamos o espaço - tens direito a uma prateleira no armário e no frigorífico divides a prateleira com 1 colega; nunca tive problemas de espaço. No entanto, temos aqui uma regra especial: a cozinha não tem utensílios para tu usares, pelo que toda a loiça que precises, talheres, copos, terás que ser tu a comprar. Parece um pouco chato, eu sei, mas temos uma arrecadação nos pisos das garagens, onde poderás deixar a loiça guardada quando fores de férias no final do ano lectivo. Tens esse pequeno gasto, mas também me parece uma regra justa porque muitas vezes as pessoas não são cuidadosas com o que não é delas e estragam tudo, depois é uma confusão descobrir quem foi e seria injusto cobrar a todas as residentes pelo que alguma pessoa fez. Como tal, cada uma tem as suas coisas e se estragares estás a estragar o teu. Apesar disso, somos todas simpáticas e se precisares de alguma coisa emprestada, podes pedir às colegas.
Pessoalmente, eu não cozinhei muito nos meus anos de licenciatura, devido a horários meus que não eram muito compatíveis para eu andar de um lado para o outro. Senti que as vezes em que queria cozinhar a horas normais de almoço e jantar, tinha que esperar por causa de outras colegas, então a experiência acaba por ser tu gerires o teu tempo na cozinha ou o que vais comer enquanto lá estás. Não é grave que não consigas cozinhar sempre, porque as faculdades costumam ter cantinas, algumas dela com comida com dose e qualidade recomendáveis e acessíveis (por exemplo, a cantina de Direito). Podes comer noutras cantinas sem ser a da tua faculdade!
Na cozinha tens também máquina de lavar, máquina de secar e ferro de engomar com tábua, pelo que estás bem servida nesse aspecto. Temos um horário para uso das máquinas, normalmente é entre as 8h30-9h até às 22h; como não somos muuuitas residentes, nunca senti que foi difícil lavar as minhas coisinhas. Se uma colega estivesse a usar a máquina, esperava que a dela acabasse de lavar e pronto.
A nível de limpeza, não tenho qualquer razão de queixa - temos empregadas das limpezas, muito simpáticas, que limpam todas as áreas comuns e os quartos. Claro, não podes ser desleixada porque se o fores, é provável reclamarem - atenção a lixo que não foi deitado fora, coisas podres, etc. Raramente temos problemas com isso, até porque temos um grupo para falar sempre que há algum problema - por exemplo, a loiça deve ser lavada logo assim que possas fazê-lo; deixar louça na pia não é recomendável, pelo que aconselho a lavares logo a seguir à refeição, para não estorvar as colegas.
A resi está também equipada com uma sala com tv e sofás, mesas e temos uma sala de estudo, com várias mesas e cadeiras. Essa sala é pouco utilizada, porque a maioria das meninas estuda na secretária do quarto, mas se por algum motivo precisares de usar essa sala, ela está sempre suuuper disponível
O pedido de alojamento é feito no portal online dos SASUL e eles costumam ser céleres nas candidaturas dos alunos bolseiros e deslocados. No final do ano lectivo, deves desocupar o quarto, entregar a chave e podes deixar o que quiseres na arrecadação (coisas de valor, recomenda-se que deixes numa mala com cadeado que tenhas, ou arriscas-te a que alguém te roube alguma coisa; aconteceu-me isso com um ferro de encaracolar o cabelo). Apesar de desocupares o quarto, podes ficar lá até ao final de Julho, se quiseres, mas em Julho já não recebes parcela da bolsa e a mensalidade tem que sair do teu bolso. No final do ano lectivo, fazemos sempre uma reunião para decidir a disposição dos quartos no ano seguinte e decidimos entre todas os quartos em que ficamos e com quem partilhamos, caso sejam quartos partilhados. Se estiveres em vias de um individual, elas dão-te sempre a escolher em qual queres ficar. As recandidaturas costumam ser por volta de Julho, os residentes bolseiros conseguem perfeitamente manter-se na resi.
Por último, na resi temos representantes por cada piso - decidimos entre todas quem quer ser e essa pessoa é reponsável de comunicar com a senhora que dirige a residência de Benfica, que tem um escritório no 4º piso. Não há muito trabalho com isso, de todo e o ambiente costuma ser bom entre todos.
Como é um prédio habitacional, tu tens chaves do prédio, da casa e do teu quarto; entras e sais às horas que queres, mas claro, se chegares muito tarde, convém teres cuidado com o barulho. Não tenho queixas de barulho, as colegas costumam respeitar-se entre si e fora a situação de não ter muito à vontade para cozinhar e alguém ter roubado o meu ferro de encaracolar, que estava guardado num saco, fechado, mas sem estar trancado a cadeado como na mala, não tenho uma experiência desagradável e é realmente muito simpático ter o valor da mensalidade coberto pela bolsa
Alguma dúvida que tenhas, podes perguntar!