Dúvida sobre candidatura ao curso de Psicologia (concurso para titulares de curso superior)

João Palma Nobre

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2025
Olá!
Estou a terminar este ano a licenciatura em Gestão no ISCTE, mas nos últimos tempos percebi que não é esta a área em que me vejo a trabalhar no futuro. O que realmente me interessa é a área da Psicologia, e por isso estou a pensar candidatar-me ao curso de Psicologia no ISPA.
No entanto, como já não tenho exames nacionais válidos (não fiz o de Português e já passaram vários anos desde que terminei o secundário), vi que a melhor opção seria o concurso especial para titulares de um curso superior.
A minha dúvida é a seguinte: reparei que as candidaturas para este concurso costumam abrir em maio, mas nessa altura ainda não terei terminado a licenciatura. Alguém já passou por uma situação semelhante? Será que é possível candidatar-me mesmo antes de ter o diploma final, ou é preciso já ter concluído o curso na altura da candidatura?
Agradeço muito se alguém puder partilhar a sua experiência ou esclarecer como funciona este processo!

Olá, no meu caso candidatei-me a Línguas Modernas, a História e a História da Arte, os três na FLUC, pelo concurso de titular de curso superior (já tinha diploma de Comunicação social - criação de conteúdos) e candidatei-me também pelo concurso nacional de acesso a 6 cursos, 3 deles esses que indiquei. E pediram-me o diploma na candidatura pela internet.

Olá, no meu caso candidatei-me a Línguas Modernas, a História e a História da Arte, os três na FLUC, pelo concurso de titular de curso superior (já tinha diploma de Comunicação social - criação de conteúdos) e candidatei-me também pelo concurso nacional de acesso a 6 cursos, 3 deles esses que indiquei. E pediram-me o diploma na candidatura pela internet.
Post automatically merged:

A minha questão é que vou terminar o curso este ano mas penso que as inscrições no concurso de titular de curso superior são antes de receber o diploma, ou seja, assim teria de esperar um ano para me poder candidatar através deste concurso. Pelo concurso nacional de acesso tiveste de repetir os exames do secundário?

No meu caso sim, porque já não eram válidos (tinham validade de 3 anos) mas agora têm validade de 5 anos se os fizeres de novo, acho eu

A minha questão é que vou terminar o curso este ano mas penso que as inscrições no concurso de titular de curso superior são antes de receber o diploma, ou seja, assim teria de esperar um ano para me poder candidatar através deste concurso. Pelo concurso nacional de acesso tiveste de repetir os exames do secundário?
Depende, as candidaturas podem abrir em Maio, mas fecham também em Maio ou há mais fases? A resposta a seguir vai depender muito da data de fecho do concurso.

Se fechar ainda antes da conclusão da tua licenciatura, tal como nos mestrados, verifica se dá para candidatares-te condicionalmente (i.e., pergunta nos serviços académicos). Se te candidatares condicionalmente, assim que tiveres o diploma vais ter de o submeter para que a tua matrícula seja validada.

Se houver mais fases do concurso de diplomados ou se a candidatura se prolongar por mais meses, os serviços académicos provavelmente vão indicar-te para só te candidatares quando tiveres a licenciatura concluída.

• Like
Reactions: sigis

Depende, as candidaturas podem abrir em Maio, mas fecham também em Maio ou há mais fases? A resposta a seguir vai depender muito da data de fecho do concurso.
Para o ano que agora decorre, abriu em Abril, fechou em Maio, depois abriu uma segunda fase no final de Maio e fechou em Junho.
A minha questão é que vou terminar o curso este ano mas penso que as inscrições no concurso de titular de curso superior são antes de receber o diploma, ou seja, assim teria de esperar um ano para me poder candidatar através deste concurso.
Eu andei a ver no regulamento, que só dedica duas alíneas a este concurso, mas não encontrei resposta.
Não consegui encontrar um edital de concurso, se é que um existe, onde a resposta a esta questão estaria.
Parece-me que apenas aceitam quem já tenha diploma à data do concurso, já que exigem que se anexe o comprovativo de habilitações à data da candidatura, mas podes questionar os serviços académicos para confirmar.

Se fechar ainda antes da conclusão da tua licenciatura, tal como nos mestrados, verifica se dá para candidatares-te condicionalmente (i.e., pergunta nos serviços académicos). Se te candidatares condicionalmente, assim que tiveres o diploma vais ter de o submeter para que a tua matrícula seja validada.

Se houver mais fases do concurso de diplomados ou se a candidatura se prolongar por mais meses, os serviços académicos provavelmente vão indicar-te para só te candidatares quando tiveres a licenciatura concluída.

Há duas fases, a primeira penso que termina em maio, e depois há uma segunda mas pelo que diz no site do ISPA não é garantido que haja vagas

Para o ano que agora decorre, abriu em Abril, fechou em Maio, depois abriu uma segunda fase no final de Maio e fechou em Junho.

Eu andei a ver no regulamento, que só dedica duas alíneas a este concurso, mas não encontrei resposta.
Não consegui encontrar um edital de concurso, se é que um existe, onde a resposta a esta questão estaria.
Parece-me que apenas aceitam quem já tenha diploma à data do concurso, já que exigem que se anexe o comprovativo de habilitações à data da candidatura, mas podes questionar os serviços académicos para confirmar.

Obrigado pela opinião! Eu pensei também caso esta opção não dê por não ter o diploma, concorrer através do concurso de mudança par/instituição, mas não sei se isso é possível pois vou terminar a licenciatura este ano. Outra dúvida é se preciso de algum tipo de prova de ingresso para concorrer através do concurso mudança par/instituição.

não sei se isso é possível pois vou terminar a licenciatura este ano
Também não tenho a certeza. Certamente não é esse o intuito do concurso, mas se por um "loophole" será permitido, isso não sei.
Outra dúvida é se preciso de algum tipo de prova de ingresso para concorrer através do concurso mudança par/instituição.
Já isto, sei esclarecer-te: sim, precisas de ter realizado as mesmas provas de ingresso pedidas para ingressar no curso pelo CNAES. A diferença é que o CNAES exige que as provas estejam dentro da validade, enquanto este concurso não exige validade.

Também não tenho a certeza. Certamente não é esse o intuito do concurso, mas se por um "loophole" será permitido, isso não sei.

Já isto, sei esclarecer-te: sim, precisas de ter realizado as mesmas provas de ingresso pedidas para ingressar no curso pelo CNAES. A diferença é que o CNAES exige que as provas estejam dentro da validade, enquanto este concurso não exige validade.

Obrigado mais uma vez! E já agora sabe se pelo concurso de titular de curso superior é preciso alguma prova de ingresso? Eu não fiz os exames necessários para concorrer pelo CNAES, apenas tenho matemática A, físico-química e geometria descritiva

E já agora sabe se pelo concurso de titular de curso superior é preciso alguma prova de ingresso?
Tipicamente não é. Cada instituição pode fixar os seus próprios requisitos, pelo que releva sempre procurar informação sobre o concurso na instituição específica, mas em princípio não.