Dúvida sobre colocação de professores após o mestrado em Educação Básica

AnaTBia

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2021
Olá! Tenho 21 anos e vou entrar em Educação Básica na UTAD. Ainda não estou no Mestrado, mas tenho uma dúvida sobre as opções que tenho para o futuro. Alguns exemplos de Mestrados nos quais estou indecisa são:
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Ensino do 1º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB
Gostaria de saber, quando for para o mercado de trabalho, se é possível ser colocada somente na área de Pré-Escolar, mesmo que o Mestrado inclua também o 1º Ciclo, ou se sou colocada obrigatoriamente em ambas as áreas, dependendo das necessidades.

Da mesma forma, no caso do Mestrado de Ensino do 1º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB, gostaria de saber se posso ser colocada somente como professora de "Geografia e História de Portugal", ou se, por necessidade, me podem colocar também como professora de Português ou de qualquer outra disciplina do 1º CEB, já que a formação abrange essas várias disciplinas.

Resumindo...se há opção de preferência/escolha mesmo tendo esse vasto mestrado. Já vi professores, serem de várias disciplinas e outros de apenas uma.

Agradeço desde já a atenção e aguardo a resposta. ❤️

• Like
Reactions: Nuno471
Olá.
Gostaria de saber, quando for para o mercado de trabalho, se é possível ser colocada somente na área de Pré-Escolar, mesmo que o Mestrado inclua também o 1º Ciclo, ou se sou colocada obrigatoriamente em ambas as áreas, dependendo das necessidades. Da mesma forma, no caso do Mestrado de Ensino do 1º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB, gostaria de saber se posso ser colocada somente como professora de "Geografia e História de Portugal", ou se, por necessidade, me podem colocar também como professora de Português ou de qualquer outra disciplina do 1º CEB, já que a formação abrange essas várias disciplinas.
Concorres a um grupo de recrutamento, e depois dás aulas na disciplinas desse grupo.
O pré-escolar e o 1º ciclo acredito que não aconteça, pois são grupos de recrutamento diferentes (100 e 110), mas o Português e a História podia acontecer, sim, porque as disciplinas pertencem ao mesmo grupo de recrutamento (200).
Tenho a impressão de que, estando habilitada para tal, podes concorrer a vários grupos de recrutamento, mas apenas se quiseres.
Resumindo...se há opção de preferência/escolha mesmo tendo esse vasto mestrado. Já vi professores, serem de várias disciplinas e outros de apenas uma.
Pois, mas isso é uma questão resolvida pelos serviços administrativos. Por exemplo, podem pôr uma professora a dar apenas Físico-Química de 3º ciclo e não lhe atribuir turmas de secundário, e atribuir a uma outra professora apenas turmas de secundário e não de 3º ciclo, mas ambas as professoras deste grupo estão habilitadas para ambos os casos.

Qualquer questão, dispõe

• Like
Reactions: davis