Dúvida sobre como apresentar uma resposta sobre programação linear no exame de Matemática B

José.Pedro

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2025
Olá, estou no 12° ano e vou fazer este ano exame de matemática b, porém sempre tive matemática a, mas nunca me safei lá muito bem (acabei com 12) e como para o curso que quero posso fazer exame de matemática a, b ou macs, decidi fazer de matemática b para ser mais fácil, mas também para não ser muito diferente da matemática que dei, no caso de macs.
Enquanto estudava a programação linear, uma das matérias que não é comum à matemática a, apareceu-me uma dúvida e agradecia muito que alguém que teve a disciplina e que eventualmente vá fazer ou já fez exame de matemática b me pudesse ajudar.
Na primeira pergunta do exame de 2023, que é sobre a tal programação linear, entre outras coisas, é pedida a obtenção das coordenadas dos vértices da região admissível. Num vídeo antigo do Explicamat vi que os vértices são calculados manualmente. Mas numa proposta de resolução do exame da APM, usaram o GeoGebra para obter logo as coordenadas e não calcularam os vértices analiticamente. E nos critérios de correção só diz ‘obter as coordenadas’. A minha dúvida é: no exame é obrigatório calcular os vértices analiticamente, ou posso usar a calculadora gráfica e referir que utilizei a calculadora para fazer a interseção entre as duas funções para obter as coordenadas do vértice?
Obrigado, desde já.

Olá! Fiz exame de matemática b no ano passado e tinha a mesma dúvida que tu. Perguntei a muita gente e efetivamente podemos mostrar a chegada às coordenadas analiticamente ou graficamente, porém eu recomendaria te a fazer analiticamente. Isto porque acho que não se acaba por perder tanto tempo como se perderia a escrever aquilo que fizeste graficamente. O chato dos exames de matemática B é que requer muito o uso da calculadora e sempre que a usas tens que explicar cada passo que fizeste até chegar a resposta. Em gráficos, por exemplo, sempre que queres justificar algo com a interseção que viste na calculadora tens que meter “y1 = tal tal tal” “y2 = tal tal tal”, janela (“xmin = , xmax = , etc.”), desenhares os gráficos que te aparecem, meter os comandos da tua calculadora (“2ND->CALC->5:intersect”) e só aí podes meter o resultado. Por isso é que te recomendo a mostrares analiticamente pois aí só tens que igualar as equações, ou fazer o zero de uma delas, etc. Acaba, na minha opinião por ser mais fácil, mas claro que isso muda de pessoa para pessoa! Agora, se te vão descontar por teres chegado lá pela calculadora, é muito improvável, desde que mostres todos esses passos que tiveste que passar por.
Porém, no ano passado, surpreendendo muita gente, a iave acabou por facilitar esse processo todo que tínhamos que mostrar, metendo estes exercícios como escolha múltipla e, portanto, duvido muito que este ano seja diferente! Nao te preocupes e boa sorte :)

Olá! Fiz exame de matemática b no ano passado e tinha a mesma dúvida que tu. Perguntei a muita gente e efetivamente podemos mostrar a chegada às coordenadas analiticamente ou graficamente, porém eu recomendaria te a fazer analiticamente. Isto porque acho que não se acaba por perder tanto tempo como se perderia a escrever aquilo que fizeste graficamente. O chato dos exames de matemática B é que requer muito o uso da calculadora e sempre que a usas tens que explicar cada passo que fizeste até chegar a resposta. Em gráficos, por exemplo, sempre que queres justificar algo com a interseção que viste na calculadora tens que meter “y1 = tal tal tal” “y2 = tal tal tal”, janela (“xmin = , xmax = , etc.”), desenhares os gráficos que te aparecem, meter os comandos da tua calculadora (“2ND->CALC->5:intersect”) e só aí podes meter o resultado. Por isso é que te recomendo a mostrares analiticamente pois aí só tens que igualar as equações, ou fazer o zero de uma delas, etc. Acaba, na minha opinião por ser mais fácil, mas claro que isso muda de pessoa para pessoa! Agora, se te vão descontar por teres chegado lá pela calculadora, é muito improvável, desde que mostres todos esses passos que tiveste que passar por.
Porém, no ano passado, surpreendendo muita gente, a iave acabou por facilitar esse processo todo que tínhamos que mostrar, metendo estes exercícios como escolha múltipla e, portanto, duvido muito que este ano seja diferente! Nao te preocupes e boa sorte :)
Ok, muito obrigado pela tua ajuda. Caso seja preciso, vou seguir o teu conselho. E espero que também te tenha corrido bem no ano passado. Pelos exames que fiz de anos anteriores, não achei difícil, de vez em quando tem umas que te fazem pensar um pouco mais, mas nada comparado com a dificuldade de Matemática A. Também com a introdução da escolha múltipla no ano passado tornou mais fácil o exame e menos trabalhoso. Estou confiante!