Dúvida sobre mudança de curso e instituição e bolsa da DGES

Ana.Andrade

Membro Caloiro
Matrícula
1 Janeiro 2024
Boa noite
Estou neste momento no curso de medicina veterinária na utad, embora esteja a gostar do curso, não me consigo adaptar ao facto de estar longue de casa. Deste modo, queria mudar para uma universidade mais perto de casa, mas isso implica mudar de curso também. As minhas dúvidas são as seguintes:
1- trocar de curso e instituição só é possível em Setembro?
2- como faço isso, candidato me outra vez pelo concurso nacional?
3- sendo que sou bolseira, caso desista do curso e me candidate para o ano, perco o direito à bolsa?
4- como se congela a matrícula e que implicações tem na bolsa? Ou seja, posso congelar a minha matrícula no curso atual, candidatar me pelo concurso nacional para o ano e manter o direito à bolsa?

1- trocar de curso e instituição só é possível em Setembro?
Não. É no final do ano, mas pode ser em Junho, por exemplo. Depende do concurso que uses.
2- como faço isso, candidato me outra vez pelo concurso nacional?
É uma opção. Também podes usar o concurso de "transferência", mudança de par instituição/curso. Até podes concorrer pelos dois para maximizar as tuas chances.
3- sendo que sou bolseira, caso desista do curso e me candidate para o ano, perco o direito à bolsa?
Se concluíres menos de 36 ECTS, sim, perdes direito à bolsa no próximo ano. Caso concluas 36 ou mais, não perdes.
4- como se congela a matrícula e que implicações tem na bolsa?
Tanto quanto sei, não importa se anulas ou não anulas a matrícula, interessa é o número de créditos ECTS que concluis.

Pode me explicar melhor em que consiste o concurso por mudança par instituição/curso?
De acordo com a DGES, "[a] mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior".
Mais informação aqui: Mudança de Par Instituição/Curso | DGES
Recomendo ainda que vejas a página da universidade à qual te queres candidatar, já que os concursos podem funcionar de forma diferente entre universidades.

Última edição: