Dúvida sobre mudança de instituição no âmbito dos Concursos Especiais (Titular de Outro Curso Superior)

Sandri25

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2025
Este ano entrei para a universidade através dos concursos especiais, como Titular de Outro Curso Superior. Fiquei colocada numa instituição bastante longe de casa e, apesar de estar entusiasmada com o curso, a distância está a tornar-se um desafio, especialmente porque estou numa gravidez de risco e não poderei frequentar as aulas presencialmente.

Por isso, vou fazer algumas cadeiras por avaliação final, e tenho andado a pensar em formas de me conseguir aproximar mais de casa, sem ter de esperar até ao fim do curso.

Sei que a mudança de par instituição/curso não costuma estar disponível para quem entra por este tipo de concurso, mas será que existe alguma alternativa?
E outra dúvida: será que posso voltar a concorrer para o ano pelo mesmo concurso (Titular de Outro Curso Superior), mesmo já estando a frequentar o 1.º ano agora?

Solução
Este ano entrei para a universidade através dos concursos especiais, como Titular de Outro Curso Superior. Fiquei colocada numa instituição bastante longe de casa e, apesar de estar entusiasmada com o curso, a distância está a tornar-se um desafio, especialmente porque estou numa gravidez de risco e não poderei frequentar as aulas presencialmente.

Por isso, vou fazer algumas cadeiras por avaliação final, e tenho andado a pensar em formas de me conseguir aproximar mais de casa, sem ter de esperar até ao fim do curso.

Sei que a mudança de par instituição/curso não costuma estar disponível para quem entra por este tipo de concurso, mas será que existe alguma alternativa?
E outra dúvida: será que posso voltar a concorrer...

E outra dúvida: será que posso voltar a concorrer para o ano pelo mesmo concurso (Titular de Outro Curso Superior), mesmo já estando a frequentar o 1.º ano agora?
Olá!

Mesmo tendo entrado por concurso especial, nada impede que possas concorrer por mudança par instituição/curso. O que muitas vezes impede alunos do concurso especial mudarem de curso não tem a ver com não terem entrado pelo CNAES, mas não conseguirem a documentação necessária para a mudança ou outras condições: ter realizado em algum ponto os exames pedidos para prova de ingresso e ter uma ficha ENES ou histórico da DGES que comprove as notas do secundário e dos exames, mesmo que expirados. Tendo muitos cursos mudado as provas de ingresso, creio que este ano vai ser mais limitativo para quem poderá concorrer a este concurso. Deste modo, mesmo que te seja possível, não vejo grande sentido em optar por esta via de concurso. Poderás, sim, voltar a concorrer por titulares de outro curso superior.

Boa sorte, tudo a correr bem com a gravidez 🤗

• Like
Reactions: davis
Solução