Dúvida sobre o curso de Biologia

Mag123

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2020
Olá a todos 🙂

Estou a pensar em colocar Biologia na FCUL como 1ª opção para o próximo ano, mas estou um pouco indecisa…
Eu gosto muito de Biologia, mas não tanto da parte animal/vegetal. O que me atrai mesmo são temas como células, DNA, genética, etc.

A questão é: faz sentido escolher Biologia na FCUL tendo este perfil de interesses? E será que há mais gente que entrou/está no curso sem gostar muito da parte animal/vegetal?

Gostava muito de ouvir experiências de quem já passou por isto 🙏

Obrigada!

Olá a todos 🙂

Estou a pensar em colocar Biologia na FCUL como 1ª opção para o próximo ano, mas estou um pouco indecisa…
Eu gosto muito de Biologia, mas não tanto da parte animal/vegetal. O que me atrai mesmo são temas como células, DNA, genética, etc.

A questão é: faz sentido escolher Biologia na FCUL tendo este perfil de interesses? E será que há mais gente que entrou/está no curso sem gostar muito da parte animal/vegetal?

Obrigada!
Espero que alguém de Biologia possa passar aqui para te dar uma perspectiva, mas é bastante provável que encontres colegas no curso que gostam menos de determinadas áreas e mais de outras. É bastante normal e comum, especialmente em licenciaturas. Tens, por exemplo, a licenciatura em Biologia Celular e Molecular na FCT, se não estiver fora do teu alcance, pode ser uma opção para considerares.

As licenciaturas costumam ser basicamente uma versão mais "generalizada" de uma área de saber - é suposto mais ou menos tu experienciares um bocadinho de tudo e as especializações são mais pensadas para pós-graduações, mestrados e doutoramentos. Ou seja, se quiseres manter as opções em aberto, poderás sempre fazer Biologia e depois no mestrado escolheres algo mais específico para as tuas áreas de interesse.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Mag123

Olá a todos 🙂

Obrigada!
Alôoo
Terminei a minha licenciatura em biologia na UA há uns meses, e posso dizer que biologia é super abrangente e, pelo menos na minha uni, há a oportunidade de escolher opções (tal como fizeste no 12°). Eu sou de microbiologia e não gostei de mais de metade do curso, vou ser sincera, mas sinto que do que não gostei, também houve imensas coisas que foram essenciais para entender melhor o mundo da ciência e tudo ligado a isso. Se não gostares de biologia podes sempre fazer equivalência o ano seguinte para um curso mais do teu gosto. Eu por acaso acabei por escolher um mestrado exatamente sobre o que eu queria e que é mesmo a minha vocação, e biologia permitiu que entrasse tão facilmente por ter todo o resto do panorama da ciência. Mas agora, é experimentares biologia, se não te sentires mesmo bem nem a aprender coisas que te dão jeito ou que gostes, mudas de curso :)

• Like
Reactions: Mag123 and Ariana_