Olá, gostaria de saber quais são as consequências, numa situação em que me tivesse inscrito num exame não obrigatório como aluno interno, para aprovação e para prova de ingresso. Se faltasse baixaria a minha nota,fico com a nota da pauta, ou até msm reprovar á disciplina.Se puder responder com mais urgência agradecia, desculpe pelo incomodo obrigada.
Olá
Se reprovaste à disciplina e faltares ao exame, reprovas à disciplina.
Se te inscreveste no exame a contar os 25% e faltares, reprovas à disciplina.
Caso contrário, se faltares não acontece nada.
Olá
Olá
Neste caso, estando no 11 ano , inscrevi me no exame de geografia ,que não é obrigatório e meti como aluno interno para aprovação e prova de ingresso, como fico se não comparecer? fico com a nota da pauta final ou o exame conta se não for? Obrigado
Olá, gostaria de saber quais são as consequências, numa situação em que me tivesse inscrito num exame não obrigatório como aluno interno, para aprovação e para prova de ingresso. Se faltasse baixaria a minha nota,fico com a nota da pauta, ou até msm reprovar á disciplina.Se puder responder com mais urgência agradecia, desculpe pelo incomodo obrigada.
Neste caso, estando no 11 ano , inscrevi me no exame de geografia ,que não é obrigatório e meti como aluno interno para aprovação e prova de ingresso, como fico se não comparecer? fico com a nota da pauta final ou o exame conta se não for? Obrigado
Transcrevo mensagem do Júri Nacional de Exames (JNE):
"Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) que se inscreveram como internos e para aprovação, colocando a opção “SIM” nos campos “4.4 Interno” e “4.5 Para aprovação”, num determinado exame e que faltem a esse mesmo exame, ficam não aprovados na disciplina em questão."
Transcrevo mensagem do Júri Nacional de Exames (JNE):
"Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) que se inscreveram como internos e para aprovação, colocando a opção “SIM” nos campos “4.4 Interno” e “4.5 Para aprovação”, num determinado exame e que faltem a esse mesmo exame, ficam não aprovados na disciplina em questão."
Lamentavelmente, no ano passado, esta informação não foi dada aos alunos do 11° e 12° anos e não estava clara e inequívoca nos documentos emitidos pelo JNE. Por esse motivo, acredito tenha existido um numero muito elevado de alunos reprovados a muitas disciplinas, por desconhecimento e porque nem nesmo as escolas estavam cientes da consequência de reprovação. Aconteceu connosco também e existe agora a possibilidade de perder um ano do percurso escolar por esse motivo. Felizmente que este ano os alunos e as escolas já foram devidamente alertados, apesar de tardiamente.
Desculpem o meu desabafo mas fui alvo desta falha e sinto uma tremenda frustração com este tema.
Boa sorte a todos e não faltem a exames onde se inscreveram como Internos e Para Aprovação (por lapso ou desconhecimento das implicações, nada claras mesmo para as escolas).
EE da aluna reprovada em 2024 e só conhecedora desse facto em maio 2025
Lamentavelmente, no ano passado, esta informação não foi dada aos alunos do 11° e 12° anos e não estava clara e inequívoca nos documentos emitidos pelo JNE. Por esse motivo, acredito tenha existido um numero muito elevado de alunos reprovados a muitas disciplinas, por desconhecimento e porque nem nesmo as escolas estavam cientes da consequência de reprovação. Aconteceu connosco também e existe agora a possibilidade de perder um ano do percurso escolar por esse motivo. Felizmente que este ano os alunos e as escolas já foram devidamente alertados, apesar de tardiamente.
Desculpem o meu desabafo mas fui alvo desta falha e sinto uma tremenda frustração com este tema.
Boa sorte a todos e não faltem a exames onde se inscreveram como Internos e Para Aprovação (por lapso ou desconhecimento das implicações, nada claras mesmo para as escolas).
EE da aluna reprovada em 2024 e só conhecedora desse facto em maio 2025
Boa tarde, aconteceu o mesmo com a minha filha, que perdeu CIF 16 valores (10ano 19 valores/ 11ano 14 valores) e este ano tem de fazer exame como externa porque é uma disciplina bienal obrigatória, e perdeu as notas da frequência da disciplina dos 2anos. Super injusto para uma aluna com aproveitamento á disciplina, que por ter faltado ao exame porque foi claramente induzida em erro na escola, reprovou á disciplina.
Boa tarde, aconteceu o mesmo com a minha filha, que perdeu CIF 16 valores (10ano 19 valores/ 11ano 14 valores) e este ano tem de fazer exame como externa porque é uma disciplina bienal obrigatória, e perdeu as notas da frequência da disciplina dos 2anos. Super injusto para uma aluna com aproveitamento á disciplina, que por ter faltado ao exame porque foi claramente induzida em erro na escola, reprovou á disciplina.
É mesmo muio triste. Eu, a EE da aluna, já escrevi ao Presidente do JNE, recebi pedido indeferido, escrevi a solicitar Reconsideração mas não há nada a fazer. Teriam que assumir que não foram claros e explícitos em relação a este tema no ano de 2023/2024, que não existiram alertas, que as Escolas não estavam devidamente preparadas para esclarecer os alunos e os EEs, e isso não fariam, claro. Admitir a falha? Estamos em Portugal!
Não faço ideia o numero de alunos reprovados em 2024 porque se inscreveram, erradamente (por informação insuficiente e nada clara ou induzidos em erro pelas escolas) em mais que um exame como Interno e Para Aprovação e depois faltaram a algum dos exames pensando não fazer mal (não ter consequêncisa de reprovação) porque no 12º ano teriam os 3 exames obrigatórios feitos (que era, no fundo, o objetivo principal das novas regras).
Mas creio que seria interessante alguém ou alguma entidade apurar o numero de reprovados em 2024 por este motivo. Alunos que até tinham CIFs bastante razoáveis ou boas mesmo e que se inscreveram Para Aprovação e faltaram/desistiram daqueles exames (por desconnhecimento da consequência de reprovação). Estou em crer que terão sido muitos os prejudicados.
Agora, nada a fazer. É rezar pois, no nosso caso, só dia 15 de julho voltaremos a respirar de alívio (ou não) dado que a nossa filha pode ficar retida um ano por este motivo. Porque a Escola não alertou, o JNE não alertou (nem tinham em nenhum documento bem explícita a consequência de reprovação nestas situações, coisa que agora já fizeram em 2025), outros foram induzidos em erro.... enfim, um prejuízo que os nossos filhos terão que pagar por erro/falha das instâncias superiores. É esta a minha perceção. Muito, mas mesmo muito, muito triste. Boa sorte para a sua filha e para todos, em especial os que se sentem muito em baixo, desanimados e super stressados por terem sido tão injustamente lesados e agora estão altamente pressionados com tantos exames. :-(
a nós nada disseram. Nem durante a inscrição, nem depois, nem durante todo o 12º ano. Só no final do 12º ano percebemos que ela estava reprovada à disciplina a cujo exame faltou. Nem a Diretora de Turma sabia sequer porquê nem depois explicar porquê. As Escolas não estavam obrigadas (como agora o foram) a intervir nestas situações e perceber se os alunos tinham a noção, a consciência que reprovariam se faltassem aos exames onde se inscreveram Para Aprovação (ainda que por erro ou induzidos em erro) ou, em última instância, intervir quando viram que os alunos faltaram a saber se tinham justificação aceitável para tal ou ficariam reprovados. Tudo muito mal conduzido. Prejudicados? Os alunos, obviamente...
Ao JNE? Não me parece que seja da competência deles determinar quem reprova ou não reprova no ensino secundário. Não seria mais da competência da DGE ou da DGEstE?
Ao JNE? Não me parece que seja da competência deles determinar quem reprova ou não reprova no ensino secundário. Não seria mais da competência da DGE ou da DGEstE?
E da competência do JNE a elaboração do Regulamento de Exames, das Normas JNE onde se descrevem todas as regras e condições a ter em conta para os vários exames e provas nacionais, etc. Em 2024 a documentação emitida pelo JNE/DGE (o JNE é orgão dentro da DGE) não tinha descrita de forma clara, explícita e inequívoca que a falta a um exame como Interno e Para Aprovação teria como consequência a REPROVAÇÃO na disciplina. E é nessa tecla que tenho batido pois, graças a isso, certamente muitos alunos terão reprovado por assim se terem inscrito em mais do que um exame (11º ano em particular) e depois terem faltado/desistido de fazer algum dos exames. Este ano, sabendo da falha e do transtorno que isso causou a muitos alunos, já melhoraram a Norma 01/JNE/2025 (pág. 23) e fizeram também sair um Comunicadop ara todas as Escolas em 12-Jun-2025 a alertar para isto: caso os alunos se tenham inscrito em mais que um exame como Internos e Para Aprovação e faltem a algum desses exames, terão como consequência a Reprovação na disciplina a cujo exame faltaram. Ao mesmo tempo, passaram a OBRIGAR as Escolas a intervir quando dessem conta que os alunos se tinham inscrito na PIEPE em mais que um exame como Internos e Para Aprovação (para se certificarem se era assim mesmo que pretendiam e se tinham consciência da implicação caso depois faltassem a algum exame). Isto não sucedeu em 2024 e, graças a isso, as Escolas nada fizeram (pelo menos não na da nossa filha), e os alunos que faltaram a algum exame Para Aprovação (sem uma falta devida e fortemente justificada) foram Reprovados. Não quero imaginar quantos alunos terão sido alvo desta falha.... É aguentar e rezar para que agora consigam ultrapassar e, apesar de terem sido bastante prejudicados, conseguirem seguir em frente. Muito, muito triste!
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.