Dúvida sobre o mestrado de ensino/educação

anabarros8

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2017
Curso
Línguas Modernas
Instituição
FLUC
Olá a todxs!

Estou de momento no último semestre da licenciatura em Línguas Modernas (Línguas, literaturas e culturas) na vertente Inglês/Espanhol.
Quando ingressei no curso, só mais tarde me informaram que não me poderia candidatar ao mestrado em ensino (devido à falta de créditos) por ter feito menor. Já tinha pago para me inscrever em menor por isso não queria perder o dinheiro, até porque já tinha feito algumas cadeiras do mesmo.

Eu gosto de muitas áreas, incluindo a das artes (área do meu menor) e com um curso tão amplo como o meu e com tantos interesses, acaba por me ser difícil escolher uma área profissional para tirar o mestrado.

Porém, ultimamente, tenho-me interessado pelo mestrado em ensino/educação, principalmente de Inglês. Para seguir ensino, teria que fazer mais um semestre de cadeiras isoladas (que, deixem-me que vos diga, não fica nada barato) -- para gastar esse dinheiro, teria que estar certa daquilo que quero.

Levantam-se então duas questões, no meio de outras tantas:

1- Disseram-me que apenas com a licenciatura, posso lecionar até ao 4º ano, é verdade?
2- Para quem está ou esteve em mestrado em ensino ou algo relacionado, gostaria de saber mais ou menos como é o funcionamento do curso em termos de disciplinas, carga horária e afins. Claro que depende da instituição, mas se pudesse ter uma ideia geral daquilo que é o mestrado já ficara muito mais elucidada.

Obrigada e continuação!

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
No dia aberto da FLUL ouvi falar de disciplinas extracurriculares. Não haverá a possibilidade de passares algumas disciplinas que já tens para extracurriculares e fazeres as que precisas a pagar um semestre de licenciatura?

• Like
Reactions: anabarros8

anabarros8

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2017
Curso
Línguas Modernas
Instituição
FLUC
No dia aberto da FLUL ouvi falar de disciplinas extracurriculares. Não haverá a possibilidade de passares algumas disciplinas que já tens para extracurriculares e fazeres as que precisas a pagar um semestre de licenciatura?
Olá! Obrigada pela resposta. Eu não sei bem o que são disciplinas extracurriculares mas suponho que seja o equivalente a cadeiras isoladas. E é mesmo essa a única possibilidade que vejo, no entanto, é mesmo muito caro porque corresponde a um semestre de licenciatura (sem estar inscrita num curso, claro) e para seguir esse ramo, teria que ter a certeza daquilo que quero; mas como disse, tenho muitos interesses então torna-se complicado. Até porque não sei se na prática gostaria de ensino ou se seria boa a fazê-lo, daí eu querer saber se posso ensinar até ao 4º ano só com a licenciatura para ver se realmente gosto de ensino e querer saber opiniões ahaha. Mais uma vez, obrigada!!

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
São coisas parecidas mas diferentes. Pelas unidades isoladas pagas, pelas extracurriculares não. Não sei como funciona esse processo mas até ter ouvido falar disso no Dia Aberto também não conhecia, não é algo que esteja nos sites então tenta informar-te, de preferência antes de terminares a licenciatura
Não sei mesmo como funciona para ensinar as disciplinas "extracurriculares" (que agora acho que são obrigatórias) até ao 4º ano, mas sei que os colégios privados tem requisitos diferentes do público. Já vi aqui uma pessoa no Uniarea que começou a ensinar Matemática no secundário sem ter mestrado

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
S Dúvida sobre mestrado Concurso Nacional e Locais - Público 7
A Dúvida sobre candidatura a mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
Ped'Castro Dúvida sobre Audiência Prévia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Dúvida sobre melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
diogo madeira Dúvida sobre Melhoria da classificação interna na 2ºFase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
iSofia r Dúvida sobre exame e média Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Dúvida sobre o código do curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Dúvida sobre as provas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
dw6 dúvida sobre a plataforma de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Carol331 Dúvida sobre congelar a matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
M Dúvida sobre a Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 14
M Dúvida sobre Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
P Dúvida sobre melhoria de exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
J Dúvida sobre ensino recorrente Ensino Secundário 10
E Dúvida sobre os exames 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
RicardoSousa14 Dúvida sobre escolha de curso Ensino Superior - Geral 2
F Dúvida sobre mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Juliana C. Dúvida sobre os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
tiagog24 UA [UA] Dúvida sobre testes/exames Universidade de Aveiro 1
Porungda Dúvida sobre média final do curso. Ensino Secundário 7
C Dúvida sobre anular a disciplina Ensino Secundário 1
D Dúvida sobre chumbo de cadeiras Arquitetura, Artes Plásticas e Design 4
S Dúvida sobre cancelar matrícula no primeiro semestre do primeiro ano e no ano seguinte poder fazer exames para entrar noutro curso Ensino Superior - Geral 8
J Dúvida sobre o nome da licenciatura Ensino Superior - Geral 1
J Dúvida sobre os cursos 21/22 Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Dúvida sobre candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 6
T Dúvida sobre horário. Ensino Superior - Geral 2
F Dúvida sobre a 2° fase de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 15
M Dúvida sobre resultados Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Dúvida sobre as colocações e resultados Concurso Nacional e Locais - Público 16
A Dúvida sobre mestrados (Segurança Informática) Tecnologias 3
D Dúvida sobre as colocações Concurso Nacional e Locais - Público 2
Little Miss Sunshine Dúvida sobre prescrições Ensino Superior - Geral 3
C Dúvida sobre quartos para alugar Alojamento Universitário 4
Marta.bastos Dúvida sobre a nota da candidatura de primeira fase Concurso Nacional e Locais - Público 3
Leonardo Viegas Dúvida sobre 1ª e 2ª opções na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
P Dúvida sobre opções Tecnologias 0
11a-franciscogarcez Dúvida sobre o 11º ano Ensino Secundário 1
R Dúvida sobre candidatura, exames e prova de equivalência à frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
GMS99 Dúvida sobre atribuição de nota à disciplina em situação de aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
cersux Dúvida sobre o acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 10
J Dúvida urgente sobre ingresso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
G Dúvida urgente sobre as novas medidas de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
jpnaximento Dúvida sobre a média interna e exames! Ensino Secundário 1
G Dúvida sobre exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Dúvida sobre classificação final da disciplina e exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Dúvida sobre as aulas presenciais Ensino Secundário 2
F Dúvida sobre o secundário Ensino Secundário 3
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
C Dúvida sobre o Politécnico Ensino Superior - Geral 3