Dúvida sobre reinscrição em curso de mestrado

PedroPulga

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2025
É possível concluir um mestrado numa instituição e, posteriormente, voltar a inscrever-me no mesmo curso, com o objetivo de realizar um percurso de estudos diferente?

Caso tal não seja possível na mesma instituição, existe a possibilidade de frequentar um mestrado semelhante noutra universidade?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro

Olá.
É possível concluir um mestrado numa instituição e, posteriormente, voltar a inscrever-me no mesmo curso, com o objetivo de realizar um percurso de estudos diferente?
Essa é uma questão bastante incomum. Não sei se te permitem inscreveres-te num ciclo de estudos conducente a exactamente o mesmo grau que já tens. Não me recordo de alguma vez ter visto algo sobre isto nem na lei, nem em nenhum regulamento, nem em nenhum edital de concurso, nem a dizer que sim, nem a dizer que não. Se for um caso omisso, até é capaz de depender do reitor/director que apanhares, se o permitem ou não. Porém, se o teu objectivo for apenas obter conhecimentos adicionais de outros percursos, podes sempre realizar unidades curriculares isoladas, sendo que é indiferente receber o diploma do curso no final... porque já o tens.
Caso tal não seja possível na mesma instituição, existe a possibilidade de frequentar um mestrado semelhante noutra universidade?
Isso há. Até de frequentar um mestrado semelhante na mesma universidade.

Qualquer questão, dispõe.