Dúvida sobre repetição de exame

Mariana2506

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2023
Eu concluí o 11° este ano, e vou fazer dois exames, o de Filosofia e o de MACS. Eu apanhei as novas regras de que o exame servirá não só para prova de ingresso, como também para conclusão da disciplina.
Se a primeira fase deste ano não correr bem, posso só repetir o exame para o ano, e irá contar na mesma para a conclusão da disciplina, ou seja, posso melhorar a nota da disciplina cujo exame irei realizar?

Se a primeira fase deste ano não correr bem, posso só repetir o exame para o ano, e irá contar na mesma para a conclusão da disciplina, ou seja, posso melhorar a nota da disciplina cujo exame irei realizar?
Se obtiveres aprovação este ano, podes realizar o exame para melhoria da classificação final da disciplina no próximo ano (mas não apenas da componente do exame, que eu saiba).

Se obtiveres aprovação este ano, podes realizar o exame para melhoria da classificação final da disciplina no próximo ano (mas não apenas da componente do exame, que eu saiba).
Certo, obrigada
Post automatically merged:

É que pelo menos nos sites que vi, disseram que os exames agora valem 25% da nota final da componente do exame.

Última edição:
É que pelo menos nos sites que vi, disseram que os exames agora valem 25% da nota final da componente do exame.
Para o teu ano, valem 30%. Vais a exame na 1ª fase e vale 30% da tua nota.
Se fores à 2ª fase, e tiveres melhor nota que a CFD no fim da 1ª fase, a nota do exame substitui a CFD.

Bom dia. fiz exame de BG e FQ no 11.º ano (2023) e concorri à 1ª fase deste ano também. Não estou à espera de boa classificação, pretendo ir à 2ª fase. Se esta nota for superior à nota da 1ª fase de 2023, só poderei concorrer à 2ª fase de candidaturas? Suponhamos que a nota de exame da 2ª fase é superior, este anula o da 1ª fase de 2023 de nota mais baixa? Ou posso inscrever-me na mesma na 1ª fase mas com o exame de 1ª fase de 2023 e se precisar de ir à 2ª fase concorrer com o exame da 2ª?
Espero que alguém me consiga ajudar.

Ou posso inscrever-me na mesma na 1ª fase mas com o exame de 1ª fase de 2023 e se precisar de ir à 2ª fase concorrer com o exame da 2ª?
Se a nota da 2ª fase for superior à 1ª é isto que acontece. Se for inferior usas sempre o da 1ª fase.

Então se a nota de 2ª fase for superior, apenas posso ir à 2ª fase de candidaturas certo?
Não. Podes sempre ir à 1ª fase de candidaturas, só não podes usar os exames da 2ª fase. Na 1º fase usas o exame da 1ª fase, na 2ª fase usas o melhor entre os 2.

• Like
Reactions: sigis
Para o teu ano, valem 30%. Vais a exame na 1ª fase e vale 30% da tua nota.
Se fores à 2ª fase, e tiveres melhor nota que a CFD no fim da 1ª fase, a nota do exame substitui a CFD.
Então se eu repetir o exame para o ano teria de anular a disciplina para que este contribuísse para a minha média final? Ou não é possível alterar a CFD de qualquer maneira no ano seguinte?

Então se eu repetir o exame para o ano teria de anular a disciplina para que este contribuísse para a minha média final? Ou não é possível alterar a CFD de qualquer maneira no ano seguinte?
Se fores a exame para o ano, o exame vale 100% da nota da disciplina se for melhor, ou não altera se for pior.

Então se fizer o exame no ano seguinte não vou ter de anular a disciplina para que a nota deste contribua para a nota final dessa disciplina (caso a nota do exame seja superior), certo?

Certo, não tens de anular nada.
Atenção que não "contribui" para a nota final. É toda a nota final. Se este ano acabares com uma CFD de 14 (já com os 30% do exame), e se para o ano fizeres exame para melhoria e tiveres 18, a nota passa a ser 18.