Dúvida urgente sobre a candidatura à bolsa

Rafaela78

Membro
Matrícula
15 Abril 2021
Boa noite,
Estou a fazer a minha candidatura à bolsa da DGES e estou com alguma dificuldade. O meu pai trabalha em Espanha e por isso declara o seu IRS lá.
Na parte do agregado familiar é suposto pôr os dados dele espanhóis ou portugueses?
Obrigada

JohnnyDasTaxas

Membro Caloiro
Matrícula
28 Setembro 2021
Olá,
recomendo consultares o artigo 4º. do despacho https://dre.pt/application/conteudo/143719224, e verificares se o teu pai se enquadra na definição de agregado:

"1— O agregado familiar do estudante, elemento determinante para a fixação do valor da bolsa base anual, é constituído pelo próprio e pelas seguintes pessoas que com ele vivam em comunhão de mesa, habitação e rendimento:
a) Cônjuge ou pessoa em união de facto do próprio ou de outro membro do agregado;
b) Parentes e afins, em linha reta e em linha colateral, até ao 4.º grau;
(...)"

Se o teu pai não vive contigo em "comunhão de mesa, habitação e rendimento", poderás não contabilizá-lo como parte do agregado.

Contudo, recomendo que confirmes com o DGES, citando o artigo.

Nádia Abreu

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2021
Olá eu estou com uma confusão enorme na minha cabeça 😅 eu ao realizar a candidatura ao ensino superior eu fiz a candidatura à bolsa da dges também mas hoje vi um storie da uniarea a falar para não esquecer de fazer a candidatura à bolsa. Eu tenho que fazer outra vez, é outra coisa ou eu é que já fiz asneiras ao fazê la já à um mês atrás?! Isto está uma confusão e as dúvidas aparecem a toda a hora 😅 agradecia se alguém me podesse ajudar obrigada

anaarosa

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Olá eu estou com uma confusão enorme na minha cabeça 😅 eu ao realizar a candidatura ao ensino superior eu fiz a candidatura à bolsa da dges também mas hoje vi um storie da uniarea a falar para não esquecer de fazer a candidatura à bolsa. Eu tenho que fazer outra vez, é outra coisa ou eu é que já fiz asneiras ao fazê la já à um mês atrás?! Isto está uma confusão e as dúvidas aparecem a toda a hora 😅 agradecia se alguém me podesse ajudar obrigada
calculo que seja a parte de entregar os papéis na escola quando fazes a matrícula, já fizeste essa parte? se sim ent está tudo, é só esperar pelo resultado

Nádia Abreu

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2021
calculo que seja a parte de entregar os papéis na escola quando fazes a matrícula, já fizeste essa parte? se sim ent está tudo, é só esperar pelo resultado
Eu fiz a matrícula online porque na uminho não querem que vás à universidade só para fazer a matrícula portanto não sei de que papéis estás a falar 😅 eu entreguei documentos em modo digital pra realizar a candidatura e mais nada aliás na candidatura só pergunta se sou aluna candidata a bolsa eu coloquei sim e não pede mais nada

anaarosa

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Eu fiz a matrícula online porque na uminho não querem que vás à universidade só para fazer a matrícula portanto não sei de que papéis estás a falar 😅 eu entreguei documentos em modo digital pra realizar a candidatura e mais nada aliás na candidatura só pergunta se sou aluna candidata a bolsa eu coloquei sim e não pede mais nada
eu também fiz isso td mas já nem me lembro do processo, ent a parte dos rendimentos e etc tá tudo preenchido e enviado né?

anaarosa

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2021
Sim aliás eu recebi um email com a confirmação no dia 20 de Agosto Ver anexo 21718
pronto pronto fixe ent , a parte de entregar o comprovativo na escola é para não teres de pagar do teu bolso as propinas, deves poder pagar se quiseres e dps a bolsa dá-te o dinheiro na mesma, mas se não quiseres já, ent é pra isso que serve o comprovativo. de resto é só esperar pelos resultados :)

Nádia Abreu

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2021
pronto pronto fixe ent , a parte de entregar o comprovativo na escola é para não teres de pagar do teu bolso as propinas, deves poder pagar se quiseres e dps a bolsa dá-te o dinheiro na mesma, mas se não quiseres já, ent é pra isso que serve o comprovativo. de resto é só esperar pelos resultados :)
OK muito obrigada então a única coisa que me resta fazer é entregar o comprovativo na universidade e depois ta feito. Obrigada 😊

• Like
Reactions: anaarosa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Nádia Abreu
Essa publicação era para quem ainda não tinha feito a candidatura, porque muitos alunos deixam para a altura das colocações/matrículas. Se já a fizeste só tens de aguardar pelos resultados.