Dúvidas acerca do traje - FLUL

Pikipig

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2025
Olá! Estudo na FLUL, e tenho algumas dúvidas acerca das tradições académicas da minha faculdade. Pergunto se alguém me consegue esclarecer…

Entrei na faculdade no ano passado, fiz este ano que passou num curso, e vou mudar de curso neste próximo ano.
Sei que existe algum nível de tradição académica na minha faculdade, mas honestamente foi algo que não explorei propriamente neste ano que passou. Não participei na praxe, nem em nenhuma tuna ou núcleo, e os colegas com quem convivia também não. Não conheço pessoalmente ninguém que tenha participado nas tradições académicas, exceto alguns finalistas que acabaram o curso este ano e com quem não tive (nem tenho) contacto.
Continuo sem interesse na praxe, porque penso que não se alinha com a minha maneira de ser, mas tenho um forte interesse em usar o traje académico.
Por isso pergunto, e agradeço muito se alguém me souber responder: sendo que este não vai ser o meu primeiro ano na faculdade, apesar do meu início num novo curso, ainda conto como “caloira” ou será que já é apropriado começar a usar o traje ocasionalmente?
Acho também importante referir que não costumo ir às cerimónias, pelo que não consigo bem explicar em que ocasiões iria usar o traje… Mas acho muito interessante o conceito de pertença que este oferece, e adoro a capa (acho-a majestosa, ahah) e os seus emblemas, que eu enquanto pessoa criativa vejo como uma possibilidade formal de auto-expressão. Sei que a capa e os emblemas têm uma série de regras de uso específicas, e se alguém souber as regras específicas da minha faculdade em relação a isto também agradeço, sobretudo acerca da ordem dos emblemas.

Sei que o traje é dos estudantes e não da praxe, e que teoricamente posso começar a usar quando quiser… Mas queria começar a usar o traje com alguma confiança e para isso sinto que tenho de seguir (pelo menos minimamente) a tradição.

Agradeço qualquer ajuda.
Muito obrigada.

Olá.
Como dizes e bem, o traje é académico, o que inclui os caloiros, pelo que, mesmo que o fosses (e não és), não te impediria de trajar. A ideia de impedir os caloiros de trajar é que vai contra a tradição, já que o uniforme costumava ser obrigatório, inclusive para os caloiros.
Não precisas propriamente de uma desculpa para trajar, em última instância é só uma roupa um bocadinho diferente. Se o quiseres fazer, podes fazê-lo a qualquer momento. Aliás, antigamente seria mesmo a "roupa do dia-a-dia", o uniforme no qual se frequentava as aulas.
Quanto aos emblemas, há regras, sim, mas, no fim do dia, acaba por ser só uma peça de roupa tua, com a qual fazes o que entenderes. Se tiveres interesse em conhecer e seguir as regras dos emblemas e outros elementos da tradição académica, recomendo este blogue: Notas&Melodias
Sobre os emblemas em específico, têm este artigo: Notas sobre os Emblemas/Escudos nas Capas
Qualquer questão, dispõe!

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and Pikipig

Olá.
Como dizes e bem, o traje é académico, o que inclui os caloiros, pelo que, mesmo que o fosses (e não és), não te impediria de trajar. A ideia de impedir os caloiros de trajar é que vai contra a tradição, já que o uniforme costumava ser obrigatório, inclusive para os caloiros.
Não precisas propriamente de uma desculpa para trajar, em última instância é só uma roupa um bocadinho diferente. Se o quiseres fazer, podes fazê-lo a qualquer momento. Aliás, antigamente seria mesmo a "roupa do dia-a-dia", o uniforme no qual se frequentava as aulas.
Quanto aos emblemas, há regras, sim, mas, no fim do dia, acaba por ser só uma peça de roupa tua, com a qual fazes o que entenderes. Se tiveres interesse em conhecer e seguir as regras dos emblemas e outros elementos da tradição académica, recomendo este blogue: Notas&Melodias
Sobre os emblemas em específico, têm este artigo: Notas sobre os Emblemas/Escudos nas Capas
Qualquer questão, dispõe!
Muito obrigada pela resposta e pela recomendação do blog, não o conhecia!

• Like
Reactions: sigis