Dúvidas Acesso Ensino Superior - 2ºvez

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Boa tarde,

Vou-me candidatar ao ensino superior este ano pela 2º vez pelo concurso nacional, mas de momento ainda me encontro na universidade a frequentar o 2ºano de um curso.
Gostaria de saber quais os procedimentos que devo fazer?
Pedido de senha, como funciona e o que devo fazer?
Ficha ENES?
Os locais e assim..
Não vou repetir exames, é só mesmo a candidatura.

Obrigado desde já !

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @majm22
Vou-me candidatar ao ensino superior este ano pela 2º vez pelo concurso nacional, mas de momento ainda me encontro na universidade a frequentar o 2ºano de um curso.
Gostaria de saber quais os procedimentos que devo fazer?
Pedido de senha, como funciona e o que devo fazer?
Ficha ENES?
Os locais e assim..
Não vou repetir exames, é só mesmo a candidatura.
Precisas de pedir uma nova senha para a candidatura online e uma nova ficha ENES depois de saírem os exames nacionais na última escola onde os realizaste.

Sobre como pedir a senha:

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Olá @majm22

Precisas de pedir uma nova senha para a candidatura online e uma nova ficha ENES depois de saírem os exames nacionais na última escola onde os realizaste.

Sobre como pedir a senha:
Só mais umaa dúvida...
Os exames nacionais como prova ingresso têm validade de 3 anos, certo?
Mas esta validade é só para casos de prova de ingresso né? É que tenho os exames do 11° ano que já não se encontram válidos mas contam na mesma para a média de secundário, certo?
Os exames só têm validade no caso de serem usados como prova de ingresso, certo?
Posso usar como prova de ingresso o exame realizado no ano letivo de 2016/2017 certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Os exames nacionais como prova ingresso têm validade de 3 anos, certo?
Validade de 2 anos = 3 candidaturas.
Mas esta validade é só para casos de prova de ingresso né?
Sim.
É que tenho os exames do 11° ano que já não se encontram válidos mas contam na mesma para a média de secundário, certo?
Certo.
Os exames só têm validade no caso de serem usados como prova de ingresso, certo?
Certo.
Posso usar como prova de ingresso o exame realizado no ano letivo de 2016/2017 certo?
Sim.

Matrícula
18 Julho 2018
Boa tarde, tenho uma dúvida.
Vou fazer exame de português e matemática e preciso de português como prova de ingresso, se tirar mais que 9,5 na 1ª fase a português e não conseguir a nota que quero a matemática e for á 2ºfase apenas a matemática, só me poderei candidatar á 2ºfase da universidade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Inês Dias Pinto
Vou fazer exame de português e matemática e preciso de português como prova de ingresso, se tirar mais que 9,5 na 1ª fase a português e não conseguir a nota que quero a matemática e for á 2ºfase apenas a matemática, só me poderei candidatar á 2ºfase da universidade?
Continuas a poder concorrer à 1ª fase de candidaturas mas só com os exames da 1ª fase.

Matrícula
18 Julho 2018
Olá @Inês Dias Pinto

Continuas a poder concorrer à 1ª fase de candidaturas mas só com os exames da 1ª fase.
Tenho outra questão.
No ano passado fiz exame a biologia e geologia e fisica e quimica, passei a fisica e quimica mas nao a biologia, mesmo assim passei de ano mas na minha escola apenas abria Biologia como disciplina de 12ºano então não estava como interna, para além de matemática e português também tenho de fazer exame a biologia e geologia e biologia de 12ºano. Caso passe a todas exceto a Biologia de 12ºano, tenho de ficar mais um ano para fazer o exame de biologia de 12ºano no final do ano ou posso substitui-la por fisica (visto que vai abrir este ano na minha escola) e fazer por interna?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No ano passado fiz exame a biologia e geologia e fisica e quimica, passei a fisica e quimica mas nao a biologia, mesmo assim passei de ano mas na minha escola apenas abria Biologia como disciplina de 12ºano então não estava como interna, para além de matemática e português também tenho de fazer exame a biologia e geologia e biologia de 12ºano. Caso passe a todas exceto a Biologia de 12ºano, tenho de ficar mais um ano para fazer o exame de biologia de 12ºano no final do ano ou posso substitui-la por fisica (visto que vai abrir este ano na minha escola) e fazer por interna?
Podes trocar.

gdelicado

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2017
boa tarde, fiz o exame de fq em 2016, (11ºano) e o de matemática em 2017(12ºano). posso usar o exame de fq como prova de ingresso este ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @gdelicado
boa tarde, fiz o exame de fq em 2016, (11ºano) e o de matemática em 2017(12ºano). posso usar o exame de fq como prova de ingresso este ano?
Não, este ano só podes usar como prova de ingresso exames nacionais de 2017, 2018 e 2019.

CaptainWaters

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2019
Boa tarde, estou com algumas dúvidas em relação a física e química A. Basicamente frequento o 12º ciências e tecnologias mas ainda me falta fazer física e química A visto que fui a exame com 10 e tirei 7.5, uma vez que "acabo" supostamente o secundário não é possível concorrer ao ensino superior sem ter a disciplina feita certo?

Quais seriam as alternativas?
Apenas repetir o 11º para melhoria ou apenas por exame como externo?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, estou com algumas dúvidas em relação a física e química A. Basicamente frequento o 12º ciências e tecnologias mas ainda me falta fazer física e química A visto que fui a exame com 10 e tirei 7.5, uma vez que "acabo" supostamente o secundário não é possível concorrer ao ensino superior sem ter a disciplina feita certo?

Quais seriam as alternativas?
Apenas repetir o 11º para melhoria ou apenas por exame como externo?
Sim, só acabas o secundário, se tiveres todas as disciplinas feitas. Tens duas alternativas para a fazer, ou através de exame nacional como autoproposto, ou frequentas FQ de 11º ano, nesta segunda, podes também fazer disciplinas de 12ºano, como melhoria. Isto no ensino regular, também podes fazer através do ensino recorrente, por módulos.

• Like
Reactions: David1154

Soualúcia

Membro
Matrícula
9 Junho 2019
Instituição
FBAUL
olá malta!
Vou candidatar me à faculdade este ano e quero que me esclareçam uma coisa.Para ver se tenho media par entrar num curso vejo a minha media do secundário ou a media do acesso ao ensino superior??

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
olá malta!
Vou candidatar me à faculdade este ano e quero que me esclareçam uma coisa.Para ver se tenho media par entrar num curso vejo a minha media do secundário ou a media do acesso ao ensino superior??
Tens que ver o peso das PI e da média de secundário (por norma, está nas páginas cos cursos), e depois calculas a tua média de candidatura.

• Like
Reactions: Sofia_R

Soualúcia

Membro
Matrícula
9 Junho 2019
Instituição
FBAUL
Tens que ver o peso das PI e da média de secundário (por norma, está nas páginas cos cursos), e depois calculas a tua média de candidatura.
Sim, mas é com a media de candidatura que vejo se posso entrar num curso ou nao

• Like
Reactions: dino3

Rafaelalb

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2019
Boa noite. Eu estou inscrita em medicina dentária, no entanto este ano vou candidatar-me a medicina, se entrar numa universidade que não é a que queria perco automaticamente a vaga em dentária ou posso voltar e prosseguir para o segundo ano ?

Se voltar em segunda fase passo logo para o segundo ano ou sou obrigada a repetir o primeiro ?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Boa noite. Eu estou inscrita em medicina dentária, no entanto este ano vou candidatar-me a medicina, se entrar numa universidade que não é a que queria perco automaticamente a vaga em dentária ou posso voltar e prosseguir para o segundo ano ?

Se voltar em segunda fase passo logo para o segundo ano ou sou obrigada a repetir o primeiro ?
Não perdes a tua vaga de medicina dentária, até podias andar nos dois cursos ao mesmo tempo.

Esperançafelipa

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2019
Olá, boa tarde, eu tenho sérias dúvidas quanto ao acesso ao ensino superior. Eu tenho 25 anos, e gostava de frequentar o ensino superior mas também trabalho em horário normal, como faço para entrar no curso e frequenta-lo se tenho o tempo quase todo ocupado com o trabalho? Já ouvi falar da "Universidade Aberta" mas não sei como isso funciona e se é igualmente válido como outro curso de ensino superior quando se trata de mercado de trabalho... Por favor, dêem-me soluções!!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
In3s09 Dúvidas Bioquímica/Ciências Biomédicas - Acesso a Mestrados Ciências 12
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
N Dúvidas sobre opcionais no 12º e acesso ao superior Ensino Secundário 3
A Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Arquivo 1
R Dúvidas sobre a segunda fase de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 6
mariana.freire psicologia- dúvidas gerais e universidades Ciências Sociais e Serviços 8
R Dúvidas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Dúvidas sobre o 2º ano Universidade de Évora 1
S Vou entrar para Ciências e Tecnologias e quero seguir Medicina, tenho dúvidas! Ensino Secundário 14
Juam Dúvidas Bolsa DGES Bolsas e Residências 5
F FCUL Desporto Universitário na FCUL 2020/2021. Dúvidas para esclarecer Universidade de Lisboa 1
Imthepantaloon_ Bolsa DGES - Dúvidas Bolsas e Residências 0
NoNameBoys1904 Dúvidas sobre a candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
10paulo14 Dúvidas sobre a nota de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
C Dúvidas na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5
Kryniawild Dúvidas - ciências sociais e humanas Ciências Sociais e Serviços 0
xxritaaaaaaxx Dúvidas na Contratualização Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 5
Kryniawild FAUL - esclarecimento de dúvidas Arquitetura, Artes Plásticas e Design 6
M Dúvidas Residências Universitárias Bolsas e Residências 7
M Dúvidas no que seguir Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
M Dúvidas sobre o futuro... Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 5
R Dúvidas no site da DGES Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Larissa M É possível fazer isto? Mil e uma dúvidas Concurso Nacional e Locais - Público 6
M Dúvidas sobre inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
L Dúvidas em relação às notas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Dúvidas nas matriculas Concurso Nacional e Locais - Público 15
N Disciplina por fazer, dúvidas em relação ao ensino recorrente. Ensino Secundário 3
C Dúvidas - Pedido de ajuda Ensino Secundário 2
Gonçalo Santos Silva Dúvidas de Química Ensino Superior 0
H Vou para o 10 e tenho dúvidas -Geografia Ensino Secundário 2
GabrielDutra Dúvidas Exame 11 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Miguel2004 Do 10º para o 11º, surgiram-se algumas dúvidas e receios Ensino Secundário 3
Dani2002 Dúvidas - Disciplina em atraso Ensino Secundário 4
Pedro2870 Geometria Descritiva A - Dúvidas e Apontamentos Ensino Secundário 4
D Dúvidas de Português - Maias Ensino Básico 0
Catarina476 Dúvidas Estatística Descritiva e Probabilidades Ensino Superior 0
C Dúvidas sobre Design - Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Marco Esperança Dúvidas de Física Ensino Superior 50
deltabit Tens dúvidas quanto ao teu futuro? Geral 2
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
S Algumas dúvidas (exames, recandidatura, transferência) Concurso Nacional e Locais - Público 4
L Convívio e Erasmus: dúvidas Coimbra VS Porto VS Lisboa Ensino Superior 3
vera6887 Olá! Sou aluna do 12 ano e estou com dúvidas em relação ao curso que vou seguir. Saúde 3
F Biologia e mestrado em Biotecnologia: dúvidas Ciências 13
A UPorto Dúvidas. Universidade do Porto 0
E Regresso ao ensino superior - dúvidas Concursos e Regimes Especiais 3
Y Dúvidas em relação a lugares Concurso Nacional e Locais - Público 4
leonordeleuze Dúvidas sobre curso especializado artístico Ensino Secundário 2
G Dúvidas sobre a escolha de curso e escola para o 10º ano Ensino Secundário 2