Bom dia!
O meu nome é Ana e sou estudante de enfermagem do 1° ano no ipb.
Tenho uma dúvida em relação as ects. Gostaria de saber que a média que temos a cada unidade curricular influencia as ects ou se basta passar à UC. E se, no meu caso de enfermagem, a média final dos 4 anos é considerada para começar a exercer.
Olá, Ana! Sempre que és aprovada a uma cadeira, ficas com esse número de ECTS feitos. Ou seja, uma cadeira de 6 ECTS fica sempre com os 6 ECTS feitos, quer tenhas 10 na cadeira, quer tenhas 20. A grande diferença dos ECTS na média é que, dependendo do número de ECTS, elas vão ter pesos diferentes na tua nota, ou seja, quanto mais ECTS uma cadeira vale, mais peso ela tem na tua média final e vice-versa.
Imaginemos um caso em concreto: 2 cadeiras diferentes, uma vale 2 ECTS e outra vale 8. Na cadeira de 2 imagina que passas com 20 à mesma e na de 8 passaste com 14. Se a média fosse a média aritmética, como era habitual no secundário, pensarias que a tua média é 170, porque é o resultado das notas a dividir pelo número de cadeiras. Porém, como os ECTS fazem a diferença, o cálculo terá de ser diferente. Tens de ver pelo total de ECTS que a cadeira vale comparativamente com os ECTS que já fizeste (no final da licenciatura, serão 240), ou seja: (Nota obtida à unidade curricular 1 x Nº ECTS+Nota obtida à unidade curricular 2 x Nº ECTS)/Nº Total de Créditos Aprovados. Por este motivo, compensa-te mais fazeres a média de todas as cadeiras no final do semestre, quando já sabes todas as notas das cadeiras.
Quanto a questões sobre a área de enfermagem ou a importância da média, deixo a resposta em aberto, porque não é da minha área, mas recomendo-te que leias alguns tópicos mais informativos sobre o curso por parte de quem o frequenta/frequentou - experimenta procurar pelos tópicos com a palavra "Enfermagem" na barra de pesquisa. Também temos uma pessoa Especialista na área aqui no fórum, podes sempre procurar pelos posts dela e ver se tens dúvidas!