Dúvidas e exercícios sobre Biologia

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Olá!
Podem responder?
"O João é daltónico heterozigótico e calvo casou-se com uma mulher não daltónica nem calva cujo pai era daltónico, mas não calvo e a mãe calva mas não daltónico. Quais serão os fenótipos possíveis dos descendentes?
Sabendo que o gene da calvície é dominante nos homens, nas mulheres é recessivo e a calvície é uma característica controlada por um gene não ligado cuja expressão difere no sexo."

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Começemos pelo daltonismo
1546474052406.png

Como nos dizem que o pai é daltonico (X^dY) ( so pode ser hemizigoto ) e a mãe não o é, e como a filha recebe o X de ambos os pais a filha vai receber um X do pai ( que vai ser X^d pois o pai é daltonico ) e vai receber o X^D da mãe pois dizem que a mulher não é daltonica, logo, a mulher só pode ser X^DX^d ( não daltonica mas portadora )
João vai ser X^dY
Mulher vai ser X^DX^d

P( Homem daltonico )=1/4
P(Homem nao daltonico )=1/4
P(Mulher daltonica )=1/4
P(Mulher nao daltonica mas portadora)=1/4

Sobre a calvice dizem que não é ligado. Se com "nao ligado" se referem a autossomal aka "not X linked " entao deixo um exemplo de um quadro que vou usar para o exercicio ( relacionado com presença de testosterona )

1546474305367.png
Pai é não calvo, portanto, cc
Mãe é calva, portanto, CC ( estou a basear-me no quadro acima, podes ter que alterar tendo em conta que referem que nas mulheres é recessiva ;) )
Um quadrado de punnett mostra que a descendencia vai ser 100% heterozigotica e, portanto, Cc. Logo, este será o genótipo da calvice para a mulher do joão.
João é calvo, logo, pode ser CC ou Cc. Tenho agora uma duvida no enunciado pois eles dizem " daltonico heterozigotico e calvo ...", mas um homem daltonico é hemizigoto... nao pode ser homo nem heterozigotico, por isso, vou partir do principio que eles referem heterozigotia para a calvice ( ficando, portanto, Cc )
P( Homem calvo )=3/4
P(Homem nao calvo )=1/4
P(Mulher calva )=1/4
P(Mulher nao calva )=3/4

Podes então ver o fenótipo ( tens que ter atenção a genótipos repetidos ) usando probabilidades

Podes usar este site para visualizar melhor : Punnett Square Calculator | Science Primer

Se me falhar alguma coisa, peço desculpa, mas tentei :tearsofjoy:

Última edição:
  • Like
Reactions: David Lopes

angelocape07

Membro Caloiro
Matrícula
29 Outubro 2019
Olá pessoal!! Queria que me ajudassem com um problema que me surgiu com uma questão relativa à matéria do sistema reprodutor. Comentem a seguinte afirmação:
"O testículo é uma estrutura que permite a espermatogénese"
Gostava que me deem uma razão solida para não acreditar nesta proposição. Agradecia muito!!

Última edição:

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá pessoal!! Queria que me ajudassem com um problema que me surgiu com uma questão relativa à matéria do sistema reprodutivo. Comentem-me a seguinte afirmação:
"O testículo é uma estrutura que permite a espermatogénese"
Gostava que me deem uma razão solida para não acreditar nesta proposição. Agradecia muito!!
Penso que não existe nenhuma razão sólida que consiga provar o contrário. Sabemos que a produção de espermatozóides (espermatogénese) se dá nos túbulos seminíferos que se encontram nos testículos. Se não houvessem os testículos não haveriam os túbulos semniníferos que contém as células de Sertoli (células somáticas ) e as células germinativas que são as que dão origem aos espermatozóides.