Dúvidas - Futuro

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Boas, sou o Bruno e tenho 22 anos. Em 2017 entrei no ensino superior e estudei Engenharia Informática durante 2 anos, completei os 2 primeiros anos do curso mas a meio do 2º ano comecei a sentir muitas dificuldades (foi um ano bastante exigente a nível de trabalhos) e achei que não era uma área que me fosse sentir realizado e optei por anular a matrícula no final desse ano letivo. Após isso segui-se 1 ano e meio bastante confuso em que fiz 2 mudanças de curso para cursos de áreas distintas mas acabei por não me adaptar e desisti ainda no 1º semestre de ambos. Atualmente encontro-me a trabalhar, mas a situação atual do país não está fácil e o futuro avizinha-se complicado e não queria prosseguir a minha vida sem estudos. Dessa forma quero voltar a estudar em Setembro e vejo 2 possibilidades distintas: - Pedir reingresso e voltar ao 3º e último ano da licenciatura em Engenharia Informática e tentar acabar o curso em 1 ano. - Entrar numa licenciatura na área do Desporto no ensino privado e fazer os 3 anos.

Em termos da licenciatura em desporto é algo que sempre gostei muito e sempre quis abraçar para o futuro, no entanto nunca o fiz porque a área que me interessa mesmo é futebol/treino e as perspectivas a nível de empregabilidade após a conclusão do curso não são as melhores, uma vez que é um mundo que ainda há muita gente que apenas consegue usar como um hobbie/extra. Além disso iria exigir um investimento muito grande por se tratar de ensino privado.
Em termos de voltar a Engenharia Informática, sinto que na altura deixei o curso porque apesar de me safar nas cadeiras não me sentia suficientemente preparado para um dia entrar no mercado de trabalho nesse mundo, mas penso que é algo que acontece com muita gente nesse curso. E também não sei até que ponto iria correr bem voltar a um curso 2 anos depois, sendo que já me esqueci de praticamente tudo o que aprendi e não sei se estes meses até Setembro serão suficientes para rever a matéria e conseguir adaptar-me bem para ter bons resultados quando regressasse. No entanto a nível de empregabilidade é um curso com saída a rondar os 100% e iria exigir um investimento bem menor.

Alguém conseguisse dar uma opinião em relação a isto? Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @bjard
No que toca à área, é algo que só tu podes escolher, estudar engenharia informática ou desporto vai ser completamente diferente. De uma perspetiva puramente racional, se ignorarmos essa questão, o caminho mais lógico seria acabares informática. Só te falta 1 ano, é uma área que tem saída no que quiseres fazer, e mesmo só com 2 anos de curso feito, se fosses à procura de trabalho, é possível que tivesses empresas dispostas a te contratar. Mas falta saber se efetivamente queres trabalhar na área, fazer o curso por fazer acho que pode correr mal.
Dito isto, acho que teres saído, dado um tempo às coisas, e voltares agora com outra maturidade pode propiciar que lides com o curso de outra forma e tenhas maior sucesso académico. Pelo menos é essa a minha experiência ao ter saído de um mestrado integrado incompleto há uns anos, para voltar agora a um outro mestrado em engenharia, bem como de outras pessoas que conheço que interromperam os estudos, e acabaram por só continuar uns anos depois.

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Olá @bjard
No que toca à área, é algo que só tu podes escolher, estudar engenharia informática ou desporto vai ser completamente diferente. De uma perspetiva puramente racional, se ignorarmos essa questão, o caminho mais lógico seria acabares informática. Só te falta 1 ano, é uma área que tem saída no que quiseres fazer, e mesmo só com 2 anos de curso feito, se fosses à procura de trabalho, é possível que tivesses empresas dispostas a te contratar. Mas falta saber se efetivamente queres trabalhar na área, fazer o curso por fazer acho que pode correr mal.
Dito isto, acho que teres saído, dado um tempo às coisas, e voltares agora com outra maturidade pode propiciar que lides com o curso de outra forma e tenhas maior sucesso académico. Pelo menos é essa a minha experiência ao ter saído de um mestrado integrado incompleto há uns anos, para voltar agora a um outro mestrado em engenharia, bem como de outras pessoas que conheço que interromperam os estudos, e acabaram por só continuar uns anos depois.
Obrigado pela opinião !! Tenho algum receio em relação a já ter passado 1 ano e meio, e eu na altura já não tinha conhecimentos muitooo bons, e agora ainda pior pois não voltei a pegar em nada de informática neste período que passou. Penso que isto pode causar-me muitas dificuldades de adaptação no 3º ano e até para uma posterior procura de emprego...

• Like
Reactions: davis

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Já agora,
Sendo que eu estive num curso A e fiz mudança de curso para o curso B e agora se pretendesse fazer uma mudança de curso para o 2º ano do Curso C (que é um curso da mesma área do Curso A) utilizando para equivalência as UC's que tenho feitas no curso A seria possível? Uma vez que tive aquela passagem pelo curso B nem sei se é possível e como posso fazer...

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Já agora,
Sendo que eu estive num curso A e fiz mudança de curso para o curso B e agora se pretendesse fazer uma mudança de curso para o 2º ano do Curso C (que é um curso da mesma área do Curso A) utilizando para equivalência as UC's que tenho feitas no curso A seria possível? Uma vez que tive aquela passagem pelo curso B nem sei se é possível e como posso fazer...
Olá.
Sim, à partida, é completamente possível, mas aconselho a confirmares com a instituição em causa. A maioria dos documentos serão relativos ao curso A, mas precisarás de um comprovativo de não prescrição que terá de ser dado pelo curso que frequentas atualmente.

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Olá.
Sim, à partida, é completamente possível, mas aconselho a confirmares com a instituição em causa. A maioria dos documentos serão relativos ao curso A, mas precisarás de um comprovativo de não prescrição que terá de ser dado pelo curso que frequentas atualmente.
Obrigado !

Tendo em conta que gostaria de voltar a estudar a mesma área do curso que estava e que ia para o 3º ano, acham melhor opção pedir reingresso e dar continuidade a esse curso ingressando logo no 3º e último ano ou fazer mudança de curso para outro curso semelhante e pedir equivalência só às matemáticas e a algumas UC's que ache me sinta melhor preparado e voltar a fazer o resto das UC's para aprender o que não aprendi tão bem na altura ou que já me tenha esquecido, ingressando assim no 1º ou 2º ano, talvez?

Eu se resolver avançar com esta ideia também espero nestes próximos meses rever bem os conteúdos que aprendi já de forma autodidata, mas nunca é a mesma coisa...

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado !

Tendo em conta que gostaria de voltar a estudar a mesma área do curso que estava e que ia para o 3º ano, acham melhor opção pedir reingresso e dar continuidade a esse curso ingressando logo no 3º e último ano ou fazer mudança de curso para outro curso semelhante e pedir equivalência só às matemáticas e a algumas UC's que ache me sinta melhor preparado e voltar a fazer o resto das UC's para aprender o que não aprendi tão bem na altura ou que já me tenha esquecido, ingressando assim no 1º ou 2º ano, talvez?

Eu se resolver avançar com esta ideia também espero nestes próximos meses rever bem os conteúdos que aprendi já de forma autodidata, mas nunca é a mesma coisa...
Se concluíres o curso A, já não poderás pedir Mudança de par instituição/curso com base nesse curso. Podes tentar com o curso B.
Em relação às UC's, aconselho a fazeres o que achares mais vantajoso para a tua aprendizagem.

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Se concluíres o curso A, já não poderás pedir Mudança de par instituição/curso com base nesse curso. Podes tentar com o curso B.
Em relação às UC's, aconselho a fazeres o que achares mais vantajoso para a tua aprendizagem.
Mas eu estava a dizer que ou pedia mudança de curso agora para outro curso semelhante ao curso A, que é Engenharia Informática. Ou então pedir o reingresso em Engenharia Informática e entrar logo nos 3º ano.
Mesmo tendo feito mudança de curso para outro curso, posso pedir o reingresso em Engenharia Informática certo? Não tenho que ingressar logo por mudança de curso ne?!

bjard

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2021
Alguém me sabe esclarecer o seguinte?
Tendo eu concluído o 1º ano todo e o 2º ano com exceção de uma UC, é possível repetir o 2º ano todo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Alguém me sabe esclarecer o seguinte?
Tendo eu concluído o 1º ano todo e o 2º ano com exceção de uma UC, é possível repetir o 2º ano todo?
Depende do regulamento da instituição em que andas. Se esta permitir melhorias por frequência (ou seja, voltares a inscrever-te na UC para melhoria), sim, consegues repetir o "2º ano" todo.