Dúvidas na Contratualização Bolsa de Estudo

xxritaaaaaaxx

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2020
Olá, estive matriculada no ano passado e tinha bolsa. Este ano pretendo mudar de curso e fui ao site da dges para tratar da bolsa. Não entendo algumas coisas que perguntam na contratualização.

A primeira pergunta " No Ano Letivo 2020/2021 está ou vai estar matriculado e inscrito ", aqui menciona a instituição e o curso que estava no ano passado. Sendo que vou só mudar de curso, a instituição mantêm-se mas o curso não. Eu li por aqui algo sobre esperar pelos resultados, tem algo a ver com isto? Quando sairem atualiza para o meu novo curso e respondo de acordo com o que lá está já atualizado? Ou ponho que não já, sendo que sim vou estar matriculada em 2020/2021, mas não no curso que lá menciona?

Também queria saber a que se refere " Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4 ", isso significa que tenho de concluir o curso em 4 matrículas, ou seja 4 anos?

Última edição:

JessicaS18

Membro
Matrícula
6 Agosto 2020
Olá, eu no ano letivo 2018/2019 tive bolsa pois estava a tirar um cTESP numa faculdade privada , este ano candidatei-me novamente à universidade mas pelo concurso público e pedi bolsa, e supostamente estou a espera que me enviem as credenciais de acesso. A minha dúvida é, eu consigo entrar na candidatura da bolsa com as credenciais que tinha da bolsa que pedi no privado e já me aparece para iniciar a candidatura deste ano, é suposto fazer a candidatura por aí ou esperar por novas credenciais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @JessicaS18
.
Olá, eu no ano letivo 2018/2019 tive bolsa pois estava a tirar um cTESP numa faculdade privada , este ano candidatei-me novamente à universidade mas pelo concurso público e pedi bolsa, e supostamente estou a espera que me enviem as credenciais de acesso. A minha dúvida é, eu consigo entrar na candidatura da bolsa com as credenciais que tinha da bolsa que pedi no privado e já me aparece para iniciar a candidatura deste ano, é suposto fazer a candidatura por aí ou esperar por novas credenciais?
Usas as mesmas credenciais que tens.

MelToby

Membro
Matrícula
14 Agosto 2020
Boa tarde, gostaria se possível que alguém me dissesse qual o valor da bolsa minima, já li várias coisas e não consegui entender. Muito Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MelToby
Boa tarde, gostaria se possível que alguém me dissesse qual o valor da bolsa minima, já li várias coisas e não consegui entender. Muito Obrigada.
O valor da bolsa mínima era o valor da propina, mas vai ser alterado no próximo ano para 125% do valor da propina máxima, como explicamos aqui:

MelToby

Membro
Matrícula
14 Agosto 2020
Olá @MelToby

O valor da bolsa mínima era o valor da propina, mas vai ser alterado no próximo ano para 125% do valor da propina máxima, como explicamos aqui:
Post automatically merged:

Bom dia, muito obrigada pela informação.

• Like
Reactions: davis

zezapalha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Olá, estive matriculada no ano passado e tinha bolsa. Este ano pretendo mudar de curso e fui ao site da dges para tratar da bolsa. Não entendo algumas coisas que perguntam na contratualização.

A primeira pergunta " No Ano Letivo 2020/2021 está ou vai estar matriculado e inscrito ", aqui menciona a instituição e o curso que estava no ano passado. Sendo que vou só mudar de curso, a instituição mantêm-se mas o curso não. Eu li por aqui algo sobre esperar pelos resultados, tem algo a ver com isto? Quando sairem atualiza para o meu novo curso e respondo de acordo com o que lá está já atualizado? Ou ponho que não já, sendo que sim vou estar matriculada em 2020/2021, mas não no curso que lá menciona?

Também queria saber a que se refere " Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4 ", isso significa que tenho de concluir o curso em 4 matrículas, ou seja 4 anos?
Tenho a mesma pergunta, já tiveste alguma informação?

xxritaaaaaaxx

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2020
Tenho a mesma pergunta, já tiveste alguma informação?

Olá, não sei a qual das perguntas te referes... Mas quanto à primeira disseram-me que podia deixar estar assim e continuar a fazer a bolsa, mesmo com o curso antigo lá, e que depois tenho de ir à escola para me trocarem o curso que aparece na bolsa. Pelo menos foi isso que me disseram... Pelo que percebi estás a responder apenas a se vais estar inscrito em 2020/2021, e o curso e instituição que lá aparecem são só informações. Na segunda pergunta, acho que é o que eu tinha dito, se irei concluir o curso em 4 anos.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

zezapalha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Olá, não sei a qual das perguntas te referes... Mas quanto à primeira disseram-me que podia deixar estar assim e continuar a fazer a bolsa, mesmo com o curso antigo lá, e que depois tenho de ir à escola para me trocarem o curso que aparece na bolsa. Pelo menos foi isso que me disseram... Pelo que percebi estás a responder apenas a se vais estar inscrito em 2020/2021, e o curso e instituição que lá aparecem são só informações. Na segunda pergunta, acho que é o que eu tinha dito, se irei concluir o curso em 4 anos.
eu liguei para o sas da minha escola e disseram-me para responder que não.

xxritaaaaaaxx

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2020
Não é com a escola, a DGES é que altera isso.

Eu quis dizer o curso que aparece na bolsa de estudos...

eu liguei para o sas da minha escola e disseram-me para responder que não.

Na altura enviei um ticket a perguntar sobre isso para a dges, eles responderam-me isto:

"Informamos no seguimento do seu email, que deverá submeter a sua candidatura, mesmo estando ainda com a informação antiga.

Posteriormente é que deverá contatar os Serviços Académicos/Serviços de Ação Social da sua universidade, no sentido de solicitar um pedido de transferência de processo, para que possa ser atualizado o seu curso e ciclo de estudos."

Última edição:
  • Like
Reactions: Ariana_

BeatrizAndradeG

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2020
Boa tarde,
O meu pedido de alteração já foi aceite e já tenho o ciclo e a instituição mudada mas na contratualização continua a aparecer os dados antigos e diz " verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior". Já aconteceu a alguém?
Obrigada

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
O meu pedido de alteração já foi aceite e já tenho o ciclo e a instituição mudada mas na contratualização continua a aparecer os dados antigos e diz " verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior". Já aconteceu a alguém?
Obrigada
Olá.
Isso acontece, porque, para obteres contratualização, terias de te manter no mesmo par instituição/curso.
A tua situação terá de ser avaliada antes de receberes a Bolsa.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde,
Obrigada
Olá! Nesse caso, não podes fazer a contratualização. Tens que fazer a candidatura do inicio, digamos assim.Ou seja, ao invés de ires para o separador "Contratualização", vais para o separador "Candidatura".

BeatrizAndradeG

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2020
Ah obrigada! Eu pensei que a contratualização fosse obrigatória fazer porque eu até mudei umas coisas (porque aquilo tinha as informações da licenciatura e eu agora entrei no mestrado) e gravei mas voltei a colocar como estava, isso faz diferença eu ter mexido?

Rodrigo22

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2016
Boa tarde, na minha candidatura no site da DGES aparece algo relacionado com a contratualização que não percebo

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde, na minha candidatura no site da DGES aparece algo relacionado com a contratualização que não percebo
Olá, Rodrigo!
A contratualização aplica-se como uma medida que visa "agilizar" um pouco mais os processos de candidatura à Bolsa de Estudo. A contratualização aplica-se nos casos em que o aluno cumpre alguns requisitos como por exemplo:
  • i) Continue matriculado e inscrito na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior;
  • ii) O seu agregado familiar mantenha a mesma composição;
  • iii) Não tenha ocorrido qualquer alteração nas condições de elegibilidade a que se referem as alíneas a) e c) do artigo 5.º (condição de residência em Portugal e titularidade de grau académico igual ou superior)
  • iv) Satisfaça os requisitos de elegibilidade a que se referem as alíneas d), e), f) e h) do artigo 5.º (n.º de ECTS em que está inscrito; condição do aproveitamento escolar no ano letivo anterior; n.º de ECTS aprovados para conclusão do ciclo de estudos; montante de património mobiliário dos elementos do agregado).

Para além disso, o aluno deve ainda ter sido bolseiro no ano letivo anterior, requerer a continuação da Bolsa e encontrar-se numa situação em que os rendimentos dos elementos que integram o agregado familiar e a situação do estudante perante o sistema fiscal e da segurança social referentes ao ano anterior, tenham sido totalmente disponibilizados pelo sistema de interoperabilidade da Administração Pública.

• Like
Reactions: Rodrigo22

Rodrigo22

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2016
Olá, Rodrigo!
A contratualização aplica-se como uma medida que visa "agilizar" um pouco mais os processos de candidatura à Bolsa de Estudo. A contratualização aplica-se nos casos em que o aluno cumpre alguns requisitos como por exemplo:
  • i) Continue matriculado e inscrito na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior;
  • ii) O seu agregado familiar mantenha a mesma composição;
  • iii) Não tenha ocorrido qualquer alteração nas condições de elegibilidade a que se referem as alíneas a) e c) do artigo 5.º (condição de residência em Portugal e titularidade de grau académico igual ou superior)
  • iv) Satisfaça os requisitos de elegibilidade a que se referem as alíneas d), e), f) e h) do artigo 5.º (n.º de ECTS em que está inscrito; condição do aproveitamento escolar no ano letivo anterior; n.º de ECTS aprovados para conclusão do ciclo de estudos; montante de património mobiliário dos elementos do agregado).

Para além disso, o aluno deve ainda ter sido bolseiro no ano letivo anterior, requerer a continuação da Bolsa e encontrar-se numa situação em que os rendimentos dos elementos que integram o agregado familiar e a situação do estudante perante o sistema fiscal e da segurança social referentes ao ano anterior, tenham sido totalmente disponibilizados pelo sistema de interoperabilidade da Administração Pública.

Na minha candidatura diz o seguinte

• Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para ser incluído no processo de contratualização.
E eu tenho 40 créditos feitos em 66
E este ano estou inscrito em 60

Matilde Gomes

Membro
Matrícula
16 Novembro 2018
Vou para o 2º ano e tive bolsa. Não me aparece nenhum separador "Contratualização". Será que só aparece após renovar a matrícula para o 2º ano (que será feito apenas em setembro)?