Dúvidas na escolha de disciplinas 10º ano

ultrapoopa

Membro
Matrícula
6 Novembro 2021
Viva, alguém é capaz de partilhar a sua perspetiva sobre duvidas nas areas que seguir no ensino secundario? estou mesmo Perdido haha

estou no 10° ano em CT com Biologia e Geologia, mas só agora então me a vir as dúvidas

Já ouvi e li muito nestes forum a dizer que quem não quer seguir para medicina e cenas do género mais vale ir para geometria

A verdade é que estou completamente à tua no que quero seguir eventualmente, mas sei que medicina em principio não deve ser. sempre fui dos melhores a EV mas tenho um professor de Geologia genial que não queria desperdiçar

adoraria saber sobre quaisquer experiencias que possum partilhar, e sobre o que estou a perder se mudar Já a meio do período

Olá! Espero que ainda vá a tempo de te dar um ou dois conselhos. Vou falar como alguém que foi para Biologia e Geologia querendo seguir Medicina e depois descobriu que queria muito mais Matemática do que outra coisa qualquer. Estou no 12º, com Biologia e Aplicações Informáticas B.

Em primeiro lugar, pensa naquilo que queres. Engenharia? Matemática? Biologia? Esta disciplina não é só necessária para quem quer seguir Medicina. Se vires que não há nenhuma situação em que vás precisar do exame de Biologia e Geologia, fala com pessoas que estejam a ter Geometria (tanto no 10º como no 11º) e vê se gostas dos conteúdos e da forma como são abordados em aula. O Uniarea também é fantástico para coisas assim! No final, se gostares da disciplina, muda. Podes sempre ter apoios na escola ou fora para apanhar o que tu perdeste - pelo que sei de colegas que tiveram esta disciplina, o 1º período do 10º ensina-te as bases para a matéria que vem a seguir (pontos e retas para depois definires planos e por aí fora), e um colega que foi para Geometria a meio do 1º período não teve dificuldade em adaptar-se à disciplina.

Sei que é difícil deixar um professor fixe para trás, especialmente aqueles que dá para ver que ensinam a disciplina e gostam mesmo daquilo que estão a fazer, mas tens que olham um bocadinho para a frente nestas situações. Manter esta disciplina poderá trazer-te alguma dificuldade? Qual é o benefício de ter Biologia e Geologia e não Geometria?

Espero mesmo ter ajudado! Se precisares de alguma coisa, não hesites em perguntar :D