Dúvidas na escolha do curso

ss1650

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2026
Vou acabar neste ano letivo o secundário e continuo confusa em relação a que curso devo colocar na 1.ª opção.
O meu maior interesse é definitivamente a biologia, especialmente a humana e a nível celular e molecular (a minha matéria favorita de biologia foi a parte das biomoléculas e transportes). Procurava um curso não super teórico e que me desse a oportunidade de trabalhar em laboratório.
Considerei Biologia na FCUL, mas descartei por (obviamente) incluir biologia vegetal e animal, parte essa da biologia que não gosto particularmente, além das saídas profissionais não me serem particularmente chamativas. Considerei CBL (Ciências Biomédicas Laboratoriais) na ESTESL, mas ficou mais para trás porque entretanto considerei Bioquímica na FCT. De momento, é a licenciatura que estou mais inclinada porque inclui química, que também gosto bastante, e as saídas profissionais correspondem àquilo que me vejo a fazer no futuro. No entanto, também estou a considerar BCM (Biologia Celular e Molecular) também na FCT, apesar da minha média estar 2 décimas abaixo do último colocado em 25/26.
Posto isto, estou cheia de dúvidas. Se alguém me poder ajudar, agradeço!

Vou acabar neste ano letivo o secundário e continuo confusa em relação a que curso devo colocar na 1.ª opção.
O meu maior interesse é definitivamente a biologia, especialmente a humana e a nível celular e molecular (a minha matéria favorita de biologia foi a parte das biomoléculas e transportes). Procurava um curso não super teórico e que me desse a oportunidade de trabalhar em laboratório.
Considerei Biologia na FCUL, mas descartei por (obviamente) incluir biologia vegetal e animal, parte essa da biologia que não gosto particularmente, além das saídas profissionais não me serem particularmente chamativas. Considerei CBL (Ciências Biomédicas Laboratoriais) na ESTESL, mas ficou mais para trás porque entretanto considerei Bioquímica na FCT. De momento, é a licenciatura que estou mais inclinada porque inclui química, que também gosto bastante, e as saídas profissionais correspondem àquilo que me vejo a fazer no futuro. No entanto, também estou a considerar BCM (Biologia Celular e Molecular) também na FCT, apesar da minha média estar 2 décimas abaixo do último colocado em 25/26.
Posto isto, estou cheia de dúvidas. Se alguém me poder ajudar, agradeço!
Se gostas mais de BCM, coloca esse curso na 1a opção, mesmo que estejas abaixo da média do último colocado do ano passado - o que interessa na candidatura é sobretudo a ordem das opções, as médias do ano anterior são sempre um valor meramente indicativo e não significa que não consigas entrar este ano. Os candidatos aos cursos são seriados por duas vertentes: por um lado, o preenchimento de vagas desse curso e esse preenchimento é feito por ordem de nota de candidatura; portanto, se não preencheres vaga no curso que colocaste em 1a opção e preencheres vaga no que colocaste em 2a opção, entras na 2a opção, mesmo que outros candidatos tenham colocado esse mesmo curso em 1a opção. Colocar em 1a, 2a etc não garante nenhuma prioridade face aos outros alunos é *apenas* a tua ordem de preferência - há gente que poderá colocar o curso de Bioquímica em 1a opção e não entrar, porque a sua nota não preencherá as vagas disponíveis, face a um outro candidato como a tua situação exemplificativa. Portanto, acho que o único critério que deves colocar aqui é a tua ordem de preferência - qual plano de estudos e saídas profissionais gostas mais.

Espero que ajude!

• Like
Reactions: davis and sigis
Posto isto, estou cheia de dúvidas. Se alguém me poder ajudar, agradeço, fnf!
Pelo que descreves, Bioquímica parece alinhar melhor com o teu interesse por biologia molecular e trabalho de laboratório, além de ter saídas mais claras. Ainda assim, colocaria BCM em 1ª opção se for mesmo a tua preferência, porque a média do ano anterior não garante nada.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis