Dúvidas no Acesso ao Ensino Superior em 2022/2023

ALACC1966

Membro Caloiro
Matrícula
1 Outubro 2021
Bom dia
Tenho algumas dúvidas relativamente ao acesso ao ensino superior no próximo ano de 2022/2023:
A minha filha frequentou no ano letivo 2021/2022 o 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias, com as disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química. No fim do ano fez exames a estas disciplinas na 1º fase onde obteve respetivamente 149 (BG) e 151(FQ). Como quis melhorar as notas foi à 2ª fase onde obteve 165 (BG) e 163 (FQ). A minha pergunta é:
Ela pode utilizar as notas dos exames da 2º fase deste ano como provas de ingresso na 1ª fase de acesso ao ensino superior do próximo ano (2022/2023), ou pode apenas utiliza-las na 2ª fase de acesso?
Outra questão: ela teve 16 de classificação final a BG, mas a nota do exame de BG na 2ª fase sendo 165, faz subir a nota final de BG (para 17), quando se candidatar na 2ª fase?
Agradeço desde já a v/ atenção.

Solução
Olá @ALACC1966
Ela pode utilizar as notas dos exames da 2º fase deste ano como provas de ingresso na 1ª fase de acesso ao ensino superior do próximo ano (2022/2023), ou pode apenas utiliza-las na 2ª fase de acesso?
Não, na 1ª fase de candidaturas só se pode usar como prova de ingresso exames da 1ª fase de exames.
Outra questão: ela teve 16 de classificação final a BG, mas a nota do exame de BG na 2ª fase sendo 165, faz subir a nota final de BG (para 17), quando se candidatar na 2ª fase?
Sim.

_soraianunes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Março 2022
Olá, Soraia! É possível, mas se forem cursos da mesma universidade tens de ver se existe em regulamento alguma limitação de inscrição em ECTS (a UPorto tinha essa restrição, por exemplo). Podes concorrer novamente pelo CNA, entrar, matricular e nada implica a anulação da tua actual matrícula numa outra licenciatura. Alguma dúvida, diz!
Onde é que posso consultar esse regulamento?
Atualmente frequento a UCoimbra e pretendia concorrer ao 2o curso na mesma uni. mas numa faculdade diferente.
Se concorrer a um curso de outra uni. não existe qualquer objeção à minha candidatura ao 2o curso?
O que é o CNA e como posso concorrer por essa via?
Obrigada 😊

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Onde é que posso consultar esse regulamento?
Tens de ver o regulamento da Universidade em causa. Mas a única universidade que tem essa limitação que eu conheça é mesmo a UPorto.
Se concorrer a um curso de outra uni. não existe qualquer objeção à minha candidatura ao 2o curso?
Não, a lei permite isso desde 2008.
O que é o CNA e como posso concorrer por essa via?
CNA = Concurso nacional de acesso.

• Like
Reactions: _soraianunes

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá!
Alguem me sabe dizer o que é a “Declaração de não prescrição do Ensino Superior” ?
Obrigada!
Olaa, basicamente é um documento que declara que tens tido o aproveitamento minimo enquanto aluna no ensino superior. Encontrei este exemplo de condições de prescrição para teres uma noção.1651714345347.png

Cris215

Membro
Matrícula
4 Março 2021
Olá! Gostaria de saber uma coisa que me está a fazer confusão…vou entrar este ano na universidade e estive a ver o calendário da dges e vi que os resultados do concurso saem por volta de 10/12 de setembro. No entanto, ao ver os calendários das universidades para 2022/23 reparei que alguns dizem que o semestre começa a 1 de setembro…como é que isso funciona para quem entra este ano?

Última edição:

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Olá! Gostaria de saber uma coisa que me está a fazer confusão…vou entrar este ano na universidade e estive a ver o calendário da dges e vi que os resultados do concurso saem por volta de 10/12 de setembro. No entanto, ao ver os calendários das universidades para 2022/23 reparei que alguns dizem que o semestre começa a 1 de setembro…como é que isso funciona para quem entra este ano?
Eles (universidades) fizeram esse calendário antes da dges fazer o das candidaturas. Eles depois corrigem

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Isso depende de instituição para instituição, desde já. Além de que tens várias instituições que dizem que a abertura do ano lectivo é no dia 1 de Setembro, mas não é nesse dia que começam as aulas - são conceitos diferentes (por exemplo, a FLUL costuma ter essa distinção). Há faculdades que podem ter outros calendários, mas a data antes das colocações será para os alunos dos outros anos.

• Like
Reactions: Cris215

MikeTuga

Membro
Matrícula
19 Maio 2022
Dúvida: Se um curso tem, por exemplo, 40 vagas e se candidatam 100 pessoas, como é que não enche na primeira fase? Como é feito esta escolha e sobram vagas para a 2a??

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Dúvida: Se um curso tem, por exemplo, 40 vagas e se candidatam 100 pessoas, como é que não enche na primeira fase? Como é feito esta escolha e sobram vagas para a 2a??
Nem todos os candidatos são na 1a opção, ou seja, se o curso teve 100 candidatos mas não preencheu as suas 40 vagas, significa que alguns desses candidatos entraram noutras opções.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Alguém sabe se as vagas que saíram no site da DGES referem se as vagas do continente geral ou à soma de todos os contigentes?
Olá.
De todos.

MikeTuga

Membro
Matrícula
19 Maio 2022
Nem todos os candidatos são na 1a opção, ou seja, se o curso teve 100 candidatos mas não preencheu as suas 40 vagas, significa que alguns desses candidatos entraram noutras opções.
Então quer dizer que todos os que se candidatam à primeira fase, como 1a opção e os requisitos mínimos, têm a hipótese de entrar desde que as vagas não preencham?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então quer dizer que todos os que se candidatam à primeira fase, como 1a opção e os requisitos mínimos, têm a hipótese de entrar desde que as vagas não preencham?
Sim.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, bom dia!
Este ano pretendo concorrer ao ensino superior, mas tenho uma questão: será que posso concorrer à segunda fase sem ter concorrido à primeira fase?

Desde já, obrigada!
Olá.
Podes.