Bom dia,
Atualmente estou a terminar o 11º ano no curso de Línguas e Humanidades e irei para o 12º contudo tenho estado bastante preocupado porque já desde o ano passado que apesar de todo o esforço feito a minha média ronda os 13,5 e não passa muito disso e, por essa razão estou também preocupado com quais as duas disciplinas anuais escolher no 12º ano uma vez que preciso de aumentar bastante a minha média. Alguém já passou por esta situação? O que me aconselhavam?
Obrigado
Olá! Não passei propriamente por essa situação, a minha média foi sempre mais ou menos aquilo que esperava e foi ficando mais consistente ao longo do tempo. No entanto, tinha uma amiga cujas notas andavam mais ou menos como as tuas, mesmo que ela se esforçasse e estudasse. No 12° ano, as notas dela melhoraram - manteve mais ou menos nas trienais, mas as anuais tiveram melhores notas (creio que teve 18 a Psicologia B e 14-15 a Geografia C). Portanto, não é impossível que a tua média suba no 12° ano, especialmente com as anuais. Porém, se queres mesmo melhorar a média, eu também recimendaria um esforço nas trienais, pelo que acho que devas reflectir no motivo de teres X nota a Português e a História A e o que achas que podes fazer para melhorar. Pensa em coisas simples como:
1) Será que podia praticar mais gramática e acertar mais?
2) As minhas respostas são estruturadas?
3) As minhas respostas são claras quando pedem exercícios como "Explicite duas características"? (Se ao leres as tuas respostas sentes que está tudo um bocadinho confuso, talvez seja uma boa ideia praticares a estruturação da resposta - experimenta sublinhar as características, por exemplo e tenta ver se os teus textos as explicitam ou se deixam tudo muito misturado).
4) Em História A, utilizo os documentos na respostae analiso os mesmos, ou estão um bocado ignorados ou pouco aproveitados?
Experimenta pegarem exames ou fichas com correcção e dá uma vista de olhos nas propostas de resolução. O que é que aquelas respostas têm de diferente das tuas?
A nível qualitativo, será que o teu estudo está a resultar e consegues dominar muita coisa ou sentes que decoras e te esqueces de muita coisa importante? Experimenta variar o teu método de estudo.
Quanto às anuais, depende da tua escola e dos professores, pelo que seria bom se conseguisses perguntar a colegas teus! Eu tive Geografia C e Psicologia B. Psicologia B achei bastante acessível, q.b interessante e não era uma disciplina que precisasse de ter imenso trabalho para ter uma boa nota. No caso da minha amiga, ela esforçou-se um bocado mais, mas o esforço também tinhaa ver com um interesse muito grande que ela tinha com a disciplina, o que a motivava para estudar. Quanto a Geografia C, foi uma disciplina que achei um bocadinho mais exigente que Psicologia B, mas foi mais devido à professora em si. É muito diferente de Geografia A, o programa é essencialmente voltado para a geopolítica e está bastante relacionado com o programa de 12° ano de História A, o que pode ser uma mais valia!
Espero ter ajudado