haha com certeza! muito obrigado pela grande ajuda! Na primeira vez que fiz acabei nao me indo muito bem mas agora acho que consigo me sair melhor!
Eu só acrescentaria para não complexificares demasiado a resposta. Tenta formular frases simples e claras sobre os tópicos. Uma boa dica é também que, por norma, cada tópico corresponderá a um parágrafo da tua resposta, o que pode levar a que facilmente possas utilizar como abertura de parágrafos "Relativamente a *tópico 1*" e desenvolves o parágrafo com suporte dos documentos e pelo menos dois exemplos que ilustrem esses subtópicos. Idealmente, tenta ligar um documento a cada tópico - ou seja, tenta utilizar um documento em cada parágrafo (sem contar com a breve introdução e a conclusão) e nos subtópicos que exemplificas, tenta utilizar factos que possas relacionar na sequência da leitura e interpretação que fizeste dos documentos. Relatar factos a mais do que é pedido, dar demasiados exemplos e encher a resposta com "palha" não são bons desenvolvimentos, na minha opinião, porque isso não valoriza a resposta.
Imagina, se pedem que em cada tópico tu desenvolvas 2 subtópicos como exemplo, se te lembrares de 5 e desenvolveres os 5, a tua classificação será igual ao aluno que desenvolveu correctamente os 2 subtópicos pedidos, pelo que acabarás por perder tempo. E mais do que isso, por norma quando os alunos começam a tentar dar demasiados detalhes, acabam por "perder-se" no tópico e perdem o foco do que está a ser pedido, acabam por confundir a ideia que têm da sua resposta, pois pensam que até disseram muitas coisas e talvez esse dizer muitas coisas tenha afectado a coerência e a leitura clara da resposta e isso afecta a classificação da mesma. O segredo está em perceber o que a pergunta pede e clarificar bem a resposta, não necessariamente demonstrar que se tem imensos conhecimentos sobre um determinado assunto.
Quando fiz o meu exame, em 2018, era uma aluna que geria mal o tempo e passava muito tempo a reler coisas, então isso acabou por afectar o tempo que tive para fazer a pergunta de desenvolvimento. Sob pressão (porque estava habituada à estrutura antiga dos exames, em que tinha a pergunta de 50 pontos), percebi que naquele momento não ia ter tempo suficiente para desenvolver toda a questão. Então, resolvi desenvolver o que conseguia dentro daquele tempo (pouco, tive 15min para fazer a questão,
sadly), mas o que desenvolvi foi correctamente feito, então tive apenas um desconto pelo tópico que não pude desenvolver de forma completa, algo que não foi assim tão mau. No final, mantive a minha classificação nos 19 e acho mesmo muito importante a selecção de informação feita nas respostas, porque os critérios são bastante claros na correcção - sublinha informação nos documentos para não perderes tempo a reler (com referência às linhas do que vais citar), sublinha os verbos do que é pedido na pergunta - se é pedido para "referir" não é a mesma coisa que "explicar" e acho que seguindo tudo isto, é suficiente para obter uma boa classificação no exame. Boa sorte!!!!