Dúvidas sobre a licenciatura em Publicidade e Marketing na ESCS

_Beatriz19_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2022
Olá!
Sou aluna de 12º ano na área de Ciências e Tecnologias, porém, não me vejo a seguir nada em concreto nesta área.
Na longa pesquisa pelos vários cursos deparei-me com Publicidade e Marketing na ESCS, que me despertou algum interesse, dado que, em geral, adoro atividades que envolvam um processo criativo.
Ao analisar o plano de estudos vi que uma das cadeiras é design gráfico, e fiquei um pouco preocupada pois não tenho bases de artes.
Gostava de saber mais acerca da ESCS, do curso e das cadeiras do plano de estudos, alguém me consegue ajudar?

Última edição:

J.W.

Membro
Matrícula
8 Abril 2020
Olá Beatriz! O meu nome é Joana e estou no 2° ano do curso de Publicidade e Marketing na ESCS.
Quanto à cadeira de Design Gráfico não te preocupes porque diria que a grande maioria dos alunos também não tem essas bases e, embora possa ser um pouco complicado de início, os professores ensinam sobre design e todos os seus princípios e também como trabalhar com os programas a usar, nomeadamente o Adobe Illustrator e o Adobe In Design. É uma cadeira que dá algum trabalho mas é muito gira.
Espero ter ajudado! Se tiveres mais alguma dúvida não hesites em perguntar ☺️

maraaa0404

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2021
Olá Joana! Estou no 1º ano de ciências da comunicação no iscsp, mas a ponderar trocar para Publicidade e Marketing na ESCS. Poderias me explicar como é que funciona o curso em termos de aulas, avaliações, horários, e dar me também a tua opinião sobre o mesmo e como tem sido a tua experiência?
Desde já muito obrigada! ☺️
Post automatically merged:

Olá Beatriz! O meu nome é Joana e estou no 2° ano do curso de Publicidade e Marketing na ESCS.
Quanto à cadeira de Design Gráfico não te preocupes porque diria que a grande maioria dos alunos também não tem essas bases e, embora possa ser um pouco complicado de início, os professores ensinam sobre design e todos os seus princípios e também como trabalhar com os programas a usar, nomeadamente o Adobe Illustrator e o Adobe In Design. É uma cadeira que dá algum trabalho mas é muito gira.
Espero ter ajudado! Se tiveres mais alguma dúvida não hesites em perguntar ☺️
Olá Joana! Estou no 1º ano de ciências da comunicação no iscsp, mas a ponderar trocar para Publicidade e Marketing na ESCS. Poderias me explicar como é que funciona o curso em termos de aulas, avaliações, horários, e dar me também a tua opinião sobre o mesmo e como tem sido a tua experiência?

Última edição:
  • Like
Reactions: _Beatriz19_

J.W.

Membro
Matrícula
8 Abril 2020
Olá Mara!
O curso em termos do modo das aulas é semelhante ao secundário no sentido em que as turmas são compostas por cerca de 30/40 alunos e as aulas são dadas em sala de aula. Quanto ao conteúdo das aulas em si podes conferir no plano de estudos do curso aqui: Plano de estudos | Escola Superior de Comunicação Social
É provável que consigas equivalências do teu curso atual em certas unidades curriculares!

A avaliação do curso na maioria das cadeiras é contínua e não por exames, sendo necessário fazer todos os semestres trabalhos de grupo, apresentações e testes às várias cadeiras.

Por norma há sempre um dia livre semanal, ou seja, são 4 dias de aulas por semana, e os horários variam um pouco de dia para dia, havendo dias com aulas só de manhã, só à tarde ou ambos.

A minha opinião sobre o curso até agora é bastante positiva. Sinto que é um curso interessante, exigente, com uma forte componente prática e que prepara bem os alunos para trabalharem na área. A ESCS em si é uma faculdade relativamente pequena, com bom ambiente e muito dinâmica, tendo sempre alguma coisa a acontecer, seja eventos, palestras, etc.

Eu própria troquei de curso para vir para PM e estou muito contente com a minha escolha. Tem sido uma experiência incrível, mesmo havendo alturas mais desafiantes e cansativas.

Espero ter conseguido esclarecer as tuas dúvidas e se tiveres mais alguma não hesites em perguntar. Boa sorte! ☺️

Sofia0420

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2018
Olá Mara!
O curso em termos do modo das aulas é semelhante ao secundário no sentido em que as turmas são compostas por cerca de 30/40 alunos e as aulas são dadas em sala de aula. Quanto ao conteúdo das aulas em si podes conferir no plano de estudos do curso aqui: Plano de estudos | Escola Superior de Comunicação Social
É provável que consigas equivalências do teu curso atual em certas unidades curriculares!

A avaliação do curso na maioria das cadeiras é contínua e não por exames, sendo necessário fazer todos os semestres trabalhos de grupo, apresentações e testes às várias cadeiras.

Por norma há sempre um dia livre semanal, ou seja, são 4 dias de aulas por semana, e os horários variam um pouco de dia para dia, havendo dias com aulas só de manhã, só à tarde ou ambos.

A minha opinião sobre o curso até agora é bastante positiva. Sinto que é um curso interessante, exigente, com uma forte componente prática e que prepara bem os alunos para trabalharem na área. A ESCS em si é uma faculdade relativamente pequena, com bom ambiente e muito dinâmica, tendo sempre alguma coisa a acontecer, seja eventos, palestras, etc.

Eu própria troquei de curso para vir para PM e estou muito contente com a minha escolha. Tem sido uma experiência incrível, mesmo havendo alturas mais desafiantes e cansativas.

Espero ter conseguido esclarecer as tuas dúvidas e se tiveres mais alguma não hesites em perguntar. Boa sorte! ☺️
Aloo!! :)
Entrei em Publicidade e Marketing e queria saber se podias falar assim mais um bocadinho das cadeiras e de como tem sido o curso
Estou um bocado nervosa em relação a Gestão Empresarial e Análise Económica, e mesmo as cadeiras de Marketing do segundo ano assustam um bocadinho
E se tiveres alguns conselhos em relação ao curso que possas dar tmb agradeço 😊

J.W.

Membro
Matrícula
8 Abril 2020
Olá Sofia! Muitos parabéns e bem-vinda à ESCS! 🎉
Eu pessoalmente estou a gostar muito do curso, mesmo sendo bastante trabalhoso.
Gestão Empresarial e Análise Económica podem parecer cadeiras um pouco asustadoras, sobretudo para quem não está à vontade com matemática, mas na verdade são cadeiras com conteúdos acessíveis, de vertente mais teórica e com pouca matemática no geral.
Algumas cadeiras de segundo ano como Marketing Estratégico e Marketing Operacional são de facto exigentes, tendo uma forte componente prática, mas são cadeiras interessantes e essenciais para aplicarmos os conhecimentos teóricos obtidos em cadeiras anteriores.

Quanto a conselhos, posso-te dizer que ao longo de todo o curso são realizados trabalhos de grupo e por isso desde início é importante procurares estabelecer um bom grupo de trabalho que funcione bem como equipa! Para além disso, os vários eventos e núcleos da ESCS são muito variados, dinâmicos e valem mesmo a pena participar.

Espero ter conseguido ajudar-te e no caso de teres mais dúvidas não hesites em perguntar! ☺️