Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

joaoperes

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2020
Olá, sou aluno do 12º ano do curso profissional TGPSI da escola Secundária Filipa de Vilhena e pretendo prosseguir os estudos em Engenharia Informática. Surgiu a hipótese de entrar no ISEP no ano zero para aprofundar mais sobre matemática A visto que no meu curso tenho uma matemática equiparada à B e depois fazer o exame. Prevejo acabar o curso com uma média de cerca de 14 valores. Que requisitos são necessários para ingressar no ano zero? Estive a ver no site do ISEP os requisitos e há um ponto em que fala assim "(2.º) a classificação das provas específicas de Matemática A e Física e Química A ". No meu caso isso não vigora, certo? Gostava de ver algumas opiniões, porque neste momento estou um bocado indeciso. Existe também a hipótese de entrar numa faculdade privada e fazer o exame de matemática B, este ano.
Obrigado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, sou aluno do 12º ano do curso profissional TGPSI da escola Secundária Filipa de Vilhena e pretendo prosseguir os estudos em Engenharia Informática. Surgiu a hipótese de entrar no ISEP no ano zero para aprofundar mais sobre matemática A visto que no meu curso tenho uma matemática equiparada à B e depois fazer o exame. Prevejo acabar o curso com uma média de cerca de 14 valores. Que requisitos são necessários para ingressar no ano zero? Estive a ver no site do ISEP os requisitos e há um ponto em que fala assim "(2.º) a classificação das provas específicas de Matemática A e Física e Química A ". No meu caso isso não vigora, certo? Gostava de ver algumas opiniões, porque neste momento estou um bocado indeciso. Existe também a hipótese de entrar numa faculdade privada e fazer o exame de matemática B, este ano.
Obrigado.
Olá, João!
Não sei se já é do teu conhecimento ou não, mas este ano foi criado um concurso de acesso para os alunos do ensino profissional. Recomendo que leias este artigo: Estudantes do profissional vão ter exames regionais de acesso ao superior | Uniarea Ainda não tenho a certeza, mas, estando o consórcio do Norte formalizado, é muito provável que o ISEP tenha aderido, pelo que, nesse caso, em vez de realizares exames nacionais, farás provas regionais em Setembro (são provas mais adaptadas ao tipo de ensino que frequentaste, obviamente). Recomendo que te mantenhas atento a este concurso, uma vez que julgo que o Ano Zero é um pouco caro e serve essencialmente para preparar exames nacionais, a par de algumas bases para os cursos da instituição (mas creio que não vale tanto a pena quanto isso, paga-se mais do que num ano de licenciatura).

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
N Dúvidas sobre opcionais no 12º e acesso ao superior Ensino Secundário 3
A Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Arquivo 1
S Dúvidas sobre o futuro e o curso em que estou Ensino Superior 0
MárioJoão2 ESTG ESTG Dúvidas sobre o horário Instituto Politécnico do Porto 0
J Dúvidas sobre a matrícula Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
M FCUP Dúvidas sobre horário Universidade do Porto 8
Beatriz Wenceslau FCSH Dúvidas sobre a candidatura em Tradução na Nova-FCSH Universidade Nova de Lisboa 1
R Dúvidas sobre a segunda fase de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 34
A Dúvidas sobre o 2º ano Universidade de Évora 1
NoNameBoys1904 Dúvidas sobre a candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
10paulo14 Dúvidas sobre a nota de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
M Dúvidas sobre o futuro... Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 5
M Dúvidas sobre inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
C Dúvidas sobre Design - Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
I Sistema Nervoso (dúvidas sobre cursos) Saúde 1
leonordeleuze Dúvidas sobre curso especializado artístico Ensino Secundário 2
G Dúvidas sobre a escolha de curso e escola para o 10º ano Ensino Secundário 2
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
C FDUNL dúvidas sobre a matricula na universidade e nos horários Universidade Nova de Lisboa 6
voidlessmind Algumas dúvidas sobre o ensino superior! Concurso Nacional e Locais - Público 1
E Dúvidas sobre a folha amarela (inscrição exames) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Dúvidas sobre mestrado Ensino Superior 0
A Dúvidas sobre que curso escolher Ensino Superior 0
L Dúvidas sobre frequências/exames Ensino Superior 0
P Dúvidas sobre cursos de Informática Tecnologias 0
Jojo G. Dúvidas sobre o concurso e os primeiros meses no ensino superior Ensino Superior 4
NeiaJ Dúvidas sobre anulação e repetição de disciplinas do secundário Ensino Secundário 1
J ISCTE Dúvidas sobre disciplinas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
L Dúvidas sobre o curso de ciências Ensino Secundário 3
Meireles Dúvidas sobre as matérias que saem em exame (Antigo programa e Novo programa) Ensino Secundário 1
vug Duas dúvidas sobre os exames Ensino Secundário 1
N Dúvidas sobre cursos do secundário Ensino Básico 66
H Dúvidas sobre o secundário Ensino Secundário 6
O Dúvidas sobre as mudanças acerca dos programas de certas disciplinas e sobre os exames nacionais Ensino Secundário 15
T Dúvidas sobre o ensino superior Ensino Superior 12
deltabit Esclarecendo dúvidas sobre cursos TDT Saúde 13
A Dúvidas. Ensino Superior 1
B Dúvidas na calculadora Casio fx-CG50 Ensino Secundário 2
M Dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
E IST Dúvidas acerca do curso a seguir Universidade de Lisboa 9
Imthepantaloon_ Dúvidas anulação de matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
E Dúvidas nos Cursos Ensino Superior 13
J Dúvidas na candidatura á segunda fase Concurso Nacional e Locais - Público 8
P 2ª fase DÚVIDAS!!! Concurso Nacional e Locais - Público 15
H Dúvidas no email gerado pela DGES Concurso Nacional e Locais - Público 1
mariana.freire psicologia- dúvidas gerais e universidades Ciências Sociais e Serviços 8
R Dúvidas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Vou entrar para Ciências e Tecnologias e quero seguir Medicina, tenho dúvidas! Ensino Secundário 13
Juam Dúvidas Bolsa DGES Bolsas e Residências 5