Dúvidas sobre as mudanças acerca dos programas de certas disciplinas e sobre os exames nacionais

OM12

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2016
Boas,

Estou como aluno interno no 11º ano só em matemática A. Sou de ciências e este vai ser o meu segundo ano a tentar acabar o secundário, para além de querer melhorar as notas de outras disciplinas por exame. Como tenho reparado que houve algumas alterações para este ano, e como quero começar a preparar me para os exames, venho pedir ajuda ao pessoal da uniarea se me podia esclarecer melhor.

Pretendo fazer exame a física e química A , matemática A , biologia e geologia e português e talvez filosofia .

Alguém podia explicar-me que alterações foram essas e que consequências irão ter nos exames nacionais deste ano lectivo?

Para além disto, houve alguma alteração acerca da disciplina de educação física ?

Sei que provavelmente há posts com as respostas para estas perguntas mas para procurar no meio de tantos preferi fazer assim..

Última edição:

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
n vais poder usar calculadora grafica no exame de fq so a cientifica #rip_2000 #somos_cobaias_de_td
--- Post atualizado ---
ah e os programas mudaram a mat fq e acho tb a pt...

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST

Gabriela

Membro Catedrático
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Para ser sincero, não vejo problema nenhum em não usar calculadora gráfica no exame de FQ.
Não tem problema nenhum, como é óbvio. A máquina servia para fazer exercícios de regressões lineares, se retiraram esse conteúdo já não é necessária, é simples.

liliana1504

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2016
Para quem tinha dúvidas sobre os assuntos que serão avaliados no exame de Física e Química de 2017 (se eram do programa novo, do antigo, ou dos dois?) , já saiu informação. Pode ser consultada em aqui.

Ariel

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Ola! Sei que já responderam aqui provavelmente, mas já corri imensas respostas e precisava de confirmar. Alguém me poderia dizer o que não é preciso estudar do programa antigo se formos repetir este ano o exame de FQ? É preciso estudar alguma coisa nova?

Muito Obrigada!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Ola! Sei que já responderam aqui provavelmente, mas já corri imensas respostas e precisava de confirmar. Alguém me poderia dizer o que não é preciso estudar do programa antigo se formos repetir este ano o exame de FQ? É preciso estudar alguma coisa nova?

Muito Obrigada!

O exame deste ano só vai incluir a matéria que é comum aos dois programas.

• Like
Reactions: Ariel

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde
alguém sabe se no ano 2017 /2018, continua em vigor um único exame para os dois programas antigo e novo de físico -química? por quantos anos se vai repetir esta situação de transição?

Acho que isso é só para este ano visto que o programa já é lecionado de forma diferente.

ffvci

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2017
O exame deste ano só vai incluir a matéria que é comum aos dois programas.
Boa tarde
alguém sabe se no ano 2017 /2018, continua em vigor um único exame para os dois programas antigo e novo de físico -química? por quantos anos se vai repetir esta situação de transição?
--- Post atualizado ---
Acho que isso é só para este ano visto que o programa já é lecionado de forma diferente.
e quem esta este ano no 12ª vai fazer melhoria, é do programa antigo e provavelmente para o ano vai ter que repetir, pois a media pode não chegar para o curso pretendido, não há informação sobre essa situação?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde
--- Post atualizado ---

e quem esta este ano no 12ª vai fazer melhoria, é do programa antigo e provavelmente para o ano vai ter que repetir, pois a media pode não chegar para o curso pretendido, não há informação sobre essa situação?

Se quiser repetir vai ter que estudar o novo programa pelo que sei.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Há informação concreta sobre essa situação em algum lado?

Não, mas também a informação que temos é que sair a matéria do programa em comum é para o ano letivo de 2016/2017

Matrícula
5 Janeiro 2017
Olá! Desculpem estar a perguntar isto aqui mas não sei bem onde perguntar. Basicamente, acabei o secundário em línguas e humanidades mas agora gostava de fazer outras disciplinas, como as de ciências, para ter mais opções de escolha relativamente a cursos. Mas visto que ja tenho o secundário feito, não é possível inscrever me na escola e fazer por exemplo 10° no 1período, 11°no segundo período e 12°no terceiro período? Eu não sei como fazer mas talvez para depois ir a exames no próximo ano devo ter que estudar sozinha ou arranjar algum explicador não é?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Daniela F. Silva
Mas visto que ja tenho o secundário feito, não é possível inscrever me na escola e fazer por exemplo 10° no 1período, 11°no segundo período e 12°no terceiro período? Eu não sei como fazer mas talvez para depois ir a exames no próximo ano devo ter que estudar sozinha ou arranjar algum explicador não é?
Não percebi bem o que pretendes com o início da tua pergunta, mas podes pedir a uma escola da tua área de residência para assistir às aulas para te conseguires preparar para os exames nacionais. Alternativamente, podes também recorrer a um explicador.