Dúvidas sobre candidatura à 2ª fase

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
GRH
Tenho algumas dúvidas:

1. Vou precisar de uma ficha ENES nova? (tenho uma "especial" com exames de 2ª fase por motivos de isolamento; não sei se posso usar essa na mesma ou se tehho de pedir outra)

2. Posso colocar opções diferentes das que coloquei na 1ª fase? Penso que não haja problema mas nunca se sabe.

3. Como sei que os cursos que quero têm 3ª fase? Não consigo encontrar informação sobre isso.

Solução
Tenho algumas dúvidas:

1. Vou precisar de uma ficha ENES nova? (tenho uma "especial" com exames de 2ª fase por motivos de isolamento; não sei se posso usar essa na mesma ou se tehho de pedir outra)

2. Posso colocar opções diferentes das que coloquei na 1ª fase? Penso que não haja problema mas nunca se sabe.

3. Como sei que os cursos que quero têm 3ª fase? Não consigo encontrar informação sobre isso.
Olá.
1. Podes usar a mesma.
2. Podes. Se tiveres entrado na 1.ª fase e ficares colocado na 2.ª fase, perdes a vaga da 1.ª.
3. Depois das colocações da 2.ª fase, sai o documento com que instituições vão a concurso.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tenho algumas dúvidas:

Olá.
1. Podes usar a mesma.
2. Podes. Se tiveres entrado na 1.ª fase e ficares colocado na 2.ª fase, perdes a vaga da 1.ª.
3. Depois das colocações da 2.ª fase, sai o documento com que instituições vão a concurso.

• Like
Reactions: Quelra
Solução

Margarida_24

Membro
Matrícula
19 Outubro 2020
Também tenho uma dúvida em relação à candidatura na 2ª fase:
Como se processa? É igual à primeira? Entramos na nossa conta na Candidatura On-line e preenchemos novamente os dados?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Também tenho uma dúvida em relação à candidatura na 2ª fase:
Como se processa? É igual à primeira? Entramos na nossa conta na Candidatura On-line e preenchemos novamente os dados?
Olá @Margarida_24
O processo é igual, sim.

• Like
Reactions: Margarida_24

Tanisabel

Membro
Matrícula
23 Dezembro 2020
Bom dia. Entrei na minha segunda opção. Se eu me candidatar á 2 fase para tentar entrar na primeira opção e não entrar, a minha matricula á 1 fase mantém-se correto?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Bom dia. Entrei na minha segunda opção. Se eu me candidatar á 2 fase para tentar entrar na primeira opção e não entrar, a minha matricula á 1 fase mantém-se correto?
Sim. A tua matrícula é automaticamente cancelada apenas se entrares na 2ª fase. Se não entrares, manténs o teu lugar onde entraste na 1ª fase.

DanielaaV

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2021
Boa tarde :)

Vi a tabela com as vagas que sobraram para a 2.ª fase. Se o curso que eu quero tem 0 vagas para a 2.ª fase vale a pena candidatar-se na 2.ª fase ou não?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Vi a tabela com as vagas que sobraram para a 2.ª fase. Se o curso que eu quero tem 0 vagas para a 2.ª fase vale a pena candidatar-se na 2.ª fase ou não?
Olá @DaniValente
Sim, porque ainda podem surgir vagas dos que não se matricularem e dos recolocados. Mais info aqui:

PedroPaulo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Eu tenho uma dúvida.
Imaginando que eu entro numa universidade privada, posso tentar candidatar-me ao mesmo tempo a uma pública? Quer dizer,se eu for matriculado numa privada e eventualmente se for aceite numa pública pela 2 fase das candidaturas, vou para a pública ou fico na privada? E em relação as proprinas, eles não devolvem o dinheiro no caso de eu sair de lá para uma pública?
Obrigado, desculpem la se foi demasiado confuso!

Anonimous109

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Olá, a minha dúvida é quando nos candidatamos na segunda fase devemos ter em conta a nota do último colocado da segunda fase do ano anterior ou da primeira fase do anterior na mesma? Obrigada

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá, a minha dúvida é quando nos candidatamos na segunda fase devemos ter em conta a nota do último colocado da segunda fase do ano anterior ou da primeira fase do anterior na mesma? Obrigada
Olá @Anonimous109,

É uma mistura dos dois... normalmente pelo facto de existirem muito menos vagas na 2ª fase a média acaba por subir mas sobe em relação aos exames e ao interesse dos alunos no curso particular. É difícil dizer exatamente o que acontece e como fazer uma comparação.

Boa sorte!

psj.03 💫

Membro
Matrícula
21 Agosto 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá. Eu candidatei-me à 1a fase, entrei e matriculei-me mas estou a pensar em candidatar-me à 2a fase para outro curso. Ao fazer isto, a minha matrícula da 1a fase fica anulada automaticamente? Mesmo que não me matricule se entrar numa opção da 2a fase ou se nem ficar colocada na 2a fase sequer?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá. Eu candidatei-me à 1a fase, entrei e matriculei-me mas estou a pensar em candidatar-me à 2a fase para outro curso. Ao fazer isto, a minha matrícula da 1a fase fica anulada automaticamente? Mesmo que não me matricule se entrar numa opção da 2a fase ou se nem ficar colocada na 2a fase sequer?
Olá,

A tua matrícula só é anulada se entrares num curso na 2ª fase. Se te candidatares e não entrares, manténs a tua vaga. Se entrares e não te matriculares, perdes a vaga.

Boa sorte!

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu tenho uma dúvida.
Imaginando que eu entro numa universidade privada, posso tentar candidatar-me ao mesmo tempo a uma pública? Quer dizer,se eu for matriculado numa privada e eventualmente se for aceite numa pública pela 2 fase das candidaturas, vou para a pública ou fico na privada? E em relação as proprinas, eles não devolvem o dinheiro no caso de eu sair de lá para uma pública?
Obrigado, desculpem la se foi demasiado confuso!
Olá @PedroPaulo
Sim, podes concorrer a uma pública. As candidaturas são independentes neste caso, pelo que se ficares colocado no público e privado és tu que decides. A privada não te vai fazer a devolução de qualquer valor pago, tal como as públicas geralmente também não o fazem.