Dúvidas sobre candidatura

standreamcatcher

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2024
Existem dois cursos em que estou interessada, cada um numa universidade diferente. O primeiro era o que eu mais queria entrar mas é um curso com poucas vagas e é praticamente impossível eu conseguir entrar na 1ª fase já que o exame não me correu bem. Já o segundo acabei por perceber que dava para entrar apenas com o exame de Inglês que fiz no 11ºano e sinceramente também me parece fixe mas mesmo assim não tenho a certeza absoluta que entro. Eu vou à 2ª fase para tentar melhorar a nota mas estou com algumas dúvidas. É que eu tenho medo de meter o 2º curso como primeira opção na 1ªfase porque é efetivamente o que tenho uma maior chance de entrar e imaginem que entro mas mesmo assim quero tentar na 2ª fase o outro curso que era o que eu mais queria e depois não consigo entrar ou seja nessa situação posso acabar por não conseguir entrar em nenhum, certo? É o que eu fiquei a entender é que das 6 opções só se pode ser colocada numa das opções.

Olá,
Primeiro de tudo não perdes nada em meter a opção que mais queres em 1ª opção. Se entrares nela é bom, se não entrares tens as mesmas chances de entrar na 2ª opção comparado como se a metesses como 1ª.
Não entendi bem a última pergunta, mas se fores colocada na 1ª fase e voltares a candidatar-te à 2ª fase mas não fores colocada, nesse caso manténs a vaga da 1ª fase. Só perdes a vaga da 1ª fase se fores colocada na 2ª (mesmo que não te matricules), portanto na 2ª fase apenas coloca cursos que preferes em relação a onde ficares colocada na 1ª.

• Like
Reactions: sigis
Ah, é que eu pensei que davam preferência a quem escolhia o curso como 1ª opção.
Ou seja, para confirmar, se for colocada no curso que eu acho que tenho mais chances de entrar na 1ª fase e depois na 2ª fase meter o outro curso só perco a vaga no curso da 1ªfase se for colocada na 2ª fase?

Ah, é que eu pensei que davam preferência a quem escolhia o curso como 1ª opção.
Ou seja, para confirmar, se for colocada no curso que eu acho que tenho mais chances de entrar na 1ª fase e depois na 2ª fase meter o outro curso só perco a vaga no curso da 1ªfase se for colocada na 2ª fase?
Não existe nenhuma preferência do tipo.
Sim para a outra pergunta.

• Like
Reactions: sigis
depois na 2ª fase meter o outro curso só perco a vaga no curso da 1ªfase se for colocada na 2ª fase?
Sim. Se fores colocada na tua 2ª opção na 1ª fase, podes candidatar-te a um só curso, a tua 1ª opção, na 2ª fase. Se entrares, vais para o curso que mais querias. Se não entrares, ficas na mesma na 2ª opção.

Sim. Se fores colocada na tua 2ª opção na 1ª fase, podes candidatar-te a um só curso, a tua 1ª opção, na 2ª fase. Se entrares, vais para o curso que mais querias. Se não entrares, ficas na mesma na 2ª opção.
Obrigada. Tenho uma outra pergunta. Se a minha nota do exame melhorar na 2ª fase, posso usar o exame da 1ª fase para concorrer na 1ª fase à mesma?